Economia • 15:45h • 05 de julho de 2025
Pix parcelado sem regras: Procon-SP alerta para "bomba-relógio" financeira
Encontro discute a necessidade de informações claras para proteger consumidores de endividamento com modalidade ainda sem regulamentação
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria de Imprensa do Procon | Foto: Divulgação

O Procon-SP recebeu na quarta-feira (02) representantes do Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec) para discutir os desafios e cuidados necessários com a nova modalidade de pagamento Pix parcelado. O encontro foi realizado na sede do órgão em São Paulo e teve como objetivo avaliar os riscos e a importância de regulamentar o serviço, que já vem sendo oferecido por instituições financeiras no país.
Embora o Pix parcelado seja uma operação de crédito cada vez mais disponível no mercado, ele ainda não possui regulamentação específica. Segundo o Procon-SP e o Idec, essa falta de clareza pode gerar problemas para os consumidores, especialmente em relação ao risco de endividamento.
O Idec esteve representado pela gerente de Relacionamento e Marketing, Carla Yue; pela pesquisadora Viviane Fernandes; e pelo advogado de Telecom e Direitos Digitais, Lucas Marcon. Durante o encontro, o grupo apresentou um estudo baseado em reclamações recebidas de consumidores. As principais preocupações giram em torno de pontos como a cobrança de juros, o funcionamento da operação, quem oferece o serviço e a forma de pagamento.
Para as entidades, é fundamental que a oferta do Pix parcelado venha acompanhada de informações claras, objetivas e acessíveis, evitando que consumidores assumam dívidas sem entender todos os custos e condições. O alerta é para que a falta de regulamentação não permita práticas abusivas ou propagandas enganosas.
O Procon-SP informou que já monitora as queixas envolvendo o Pix parcelado em seus canais de atendimento. O órgão afirmou que está atento ao tema e acompanhará os desdobramentos para garantir que o serviço, quando oferecido, respeite o Código de Defesa do Consumidor e os direitos dos paulistas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital