• Coleta de lixo pode atrasar em Cândido Mota devido à manutenção de veículos
  • Içamento e duplicação da SP-333 provoca bloqueios temporários nesta terça-feira
  • Assis recebe mais de R$ 1 milhão no segundo repasse de ICMS de agosto; confira os valores
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 13:51h • 29 de julho de 2025

Pesquisa identifica 20,5 milhões de brasileiros sem acesso à internet

Não saber mexer é o principal motivo apontado, indica o IBGE

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Os pesquisadores visitaram domicílios no último trimestre de 2024 e fizeram perguntas sobre os hábitos dos brasileiros 90 dias antes da realização da pesquisa.
Os pesquisadores visitaram domicílios no último trimestre de 2024 e fizeram perguntas sobre os hábitos dos brasileiros 90 dias antes da realização da pesquisa.

Apesar de cada vez mais presente no cotidiano da população, o uso da internet ainda não chegou para 20,5 milhões de brasileiros. Esse grupo representa 10,9% das pessoas com 10 anos ou mais de idade em 2024. Quase metade desse total, cerca de 9,3 milhões de pessoas (45,6%), afirma não saber como usar a rede. Esse é o principal motivo apontado para não acessar a internet, segundo dados divulgados na última quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números fazem parte do suplemento sobre tecnologia da informação e comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2024 e investigou o comportamento digital da população nos 90 dias anteriores à coleta.

Entre os idosos, a barreira do desconhecimento é ainda mais acentuada: 66,1% deles disseram não usar a internet por não saber como fazê-lo. Ainda assim, a pesquisa mostra que o uso vem crescendo nessa faixa etária.

Outros motivos também foram citados pelos entrevistados. A falta de necessidade aparece como a segunda razão mais comum, indicada por 28,5% das pessoas. Em seguida, aparecem o serviço de acesso caro (7,5%), outros motivos (4,5%), falta de tempo (4,3%), preocupação com privacidade ou segurança (3,8%), equipamento eletrônico considerado caro (3,4%) e indisponibilidade do serviço nos locais frequentados (2,4%).

O IBGE também destacou que os fatores econômicos estão em queda. Em 2024, apenas 10,9% citaram o preço do serviço ou dos equipamentos como empecilho, enquanto esse número era de 16,2% em 2022, quando essa pergunta passou a ser feita.

Entre os brasileiros que não acessaram a internet, três em cada quatro (73,4%) tinham, no máximo, ensino fundamental ou nenhuma escolaridade. Além disso, 52,1% eram idosos.

Já entre os mais jovens, especialmente na faixa de 10 a 13 anos, a principal razão para não usar a internet foi a falta de necessidade, apontada por 33,9% deles. Quando se trata da posse de celular, 5 milhões de pessoas nessa faixa etária não têm o aparelho. A principal razão foi a preocupação com privacidade e segurança, indicada por 24,1% dos entrevistados — em 2022, essa preocupação era mencionada por 17,2%.

No total, o Brasil tinha 168 milhões de pessoas com acesso à internet em 2024, o que equivale a 89,1% da população com 10 anos ou mais. Já o número de usuários de telefone celular nessa faixa etária era de 167,5 milhões, ou 88,9% do total.

A preocupação com privacidade e segurança digital tem crescido nos últimos anos. Em 2022, 15,6% das pessoas mencionaram esse motivo para evitar o uso da internet. Em 2024, esse percentual subiu para 22,5%, o que pode refletir não só a percepção dos jovens, mas também dos pais e responsáveis, segundo o analista da pesquisa Gustavo Geaquinto Fontes. Para ele, a restrição ao uso do celular entre crianças e adolescentes também está ligada à preocupação dos adultos com os riscos da exposição digital.

Diante desse cenário, organizações da sociedade civil têm buscado alternativas para orientar famílias. A Childhood Brasil, por exemplo, lançou uma cartilha com dicas de segurança digital para crianças e adolescentes, disponível gratuitamente online.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 16:20h • 12 de agosto de 2025

Chuva de Meteoros Perseidas encanta, mas será desafio para observadores no Brasil

Fenômeno atinge pico entre 12 e 13 de agosto, mas brilho intenso da Lua e posição do radiante dificultam visualização na maior parte do país

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:55h • 12 de agosto de 2025

Tarumã lança “Terça da GaleraIA” com show gratuito de Leandro Meirelles

Primeira edição acontece nesta terça, 12 de agosto, às 20h, na Galeria Municipal Wilson Paitl, unindo música, lazer e incentivo ao comércio local

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:19h • 12 de agosto de 2025

Entrevias investe em reciclagem de pavimento e tecnologia para reduzir impacto ambiental nas rodovias

Concessionária aposta em reaproveitamento de materiais e uso de asfalto borracha para garantir mais durabilidade, segurança e sustentabilidade

Descrição da imagem

Variedades • 14:36h • 12 de agosto de 2025

Como incluir pescado na dieta em diferentes fases da vida? Manual gratuito orienta sobre consumo

Projeto Pescado para Saúde lança livro, cartilha e gibi voltados à promoção do consumo de pescado como estratégia de saúde pública

Descrição da imagem

Cidades • 14:03h • 12 de agosto de 2025

Cândido Mota realiza palestra sobre combate à violência contra mulheres nesta terça

Encontro acontece neste 12 de agosto na Câmara Municipal e integra as ações do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Descrição da imagem

Mundo • 13:49h • 12 de agosto de 2025

Um ano do Defesa Civil Alerta: 425 mensagens emitidas e milhares de vidas protegidas

Ferramenta de alerta via celular já está em operação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e será lançada em breve no Norte e Centro-Oeste

Descrição da imagem

Cidades • 13:13h • 12 de agosto de 2025

Prefeitura de Maracaí facilita contratação de MEIs com novo cadastro

Iniciativa facilita a prestação de serviços para a Prefeitura e amplia oportunidades para microempreendedores

Descrição da imagem

Saúde • 12:33h • 12 de agosto de 2025

Níveis elevados de glicose indicam pior prognóstico após primeiro infarto, aponta estudo brasileiro

Pesquisa mostra que delta glicêmico está associado à magnitude do ataque cardíaco e à perda de força de contração do coração

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?