Ciência e Tecnologia • 10:14h • 29 de setembro de 2025
Pesquisa global identifica mais de 900 genes ligados à artrose e abre caminho para novos tratamentos
Estudo do genoma com quase dois milhões de pessoas revela oportunidades para terapias personalizadas e avanços em cirurgias robóticas
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da ATDC | Foto: Arquivo/Âncora1

Uma pesquisa internacional publicada na revista Nature marcou um avanço no entendimento da artrose, doença degenerativa que afeta mais de 595 milhões de pessoas em todo o mundo e é considerada uma das principais causas de dor crônica e incapacidade. O estudo analisou dados genéticos de quase dois milhões de pessoas e identificou mais de 900 ligações genéticas à doença, sendo mais de 500 inéditas até então.
Segundo especialistas, esse mapeamento abre caminho para novos tratamentos e terapias personalizadas, capazes de considerar tanto o padrão genético quanto as características anatômicas de cada paciente.
Consultado pela Zimmer Biomet, o médico ortopedista Dr. Roni Serra, especialista em cirurgia de quadril, explica que a descoberta pode revolucionar a forma de tratar a artrose. “Embora um tratamento medicamentoso completo ainda esteja em desenvolvimento, a robótica segue como a tecnologia mais avançada nos casos cirúrgicos. A cirurgia robótica permite uma substituição precisa da articulação por uma prótese ortopédica, reduzindo riscos e acelerando a recuperação do paciente”, afirma.
O estudo também apontou oito processos biológicos que regulam funções celulares e sistemas internos do corpo, trazendo mais clareza sobre os mecanismos ocultos da artrose. Parte dos genes descobertos já é alvo de medicamentos aprovados, o que pode agilizar a criação de novas terapias.
De acordo com Dr. Serra, os fatores conhecidos continuam relevantes. “Sabemos que a artrose pode ser causada por envelhecimento, sedentarismo, falta de fortalecimento muscular e sobrepeso. Mas agora a pesquisa mostra também pontos ligados a células do sistema nervoso. Essas descobertas fortalecem a evolução dos tratamentos e das tecnologias ortopédicas, hoje já consideradas um divisor de águas no universo cirúrgico e de reabilitação”, complementa.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo