• Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital
  • Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:08h • 27 de julho de 2025

Pesquisa da USP revela como bactéria usa vitamina C para driblar sistema imunológico

Resultados abrem caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos para infecções resistentes

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

Pesquisa revela como a vitamina C atua em conjunto com proteínas antioxidantes em bactérias
Pesquisa revela como a vitamina C atua em conjunto com proteínas antioxidantes em bactérias

Cientistas do Instituto de Biociências da USP descobriram um mecanismo inusitado que ajuda a explicar a resistência da Pseudomonas aeruginosa, bactéria associada a infecções hospitalares. O estudo revelou que o microrganismo consegue usar a vitamina C do próprio corpo humano, em parceria com uma proteína antioxidante, para se proteger da ação do sistema imunológico.

A pesquisa não pretende mudar as orientações sobre o consumo da vitamina, mas traz novas pistas bioquímicas que podem, no futuro, abrir caminho para medicamentos mais eficazes contra bactérias resistentes.

Segundo Rogério Aleixo Silva, doutor pelo IB e autor principal do estudo, foi possível comprovar que a vitamina C entra na bactéria e colabora com uma enzima chamada LsfA para neutralizar o estresse oxidativo, mecanismo de defesa usado pelas nossas células para combater infecções.

“A vitamina C sustenta a ação dessa enzima antioxidante, ajudando a bactéria a resistir ao ataque de células de defesa”, explica Luís Netto, do Centro de Processos Redox em Biomedicina (Cepid Redoxoma). Ele lembra que, embora a bactéria não seja perigosa para pessoas saudáveis, pode causar complicações graves em pacientes com a imunidade comprometida.

Algumas linhagens da P. aeruginosa já são resistentes a diversos antibióticos, o que torna urgente a busca por novos alvos terapêuticos. O estudo, publicado na revista Redox Biology, detalha a estrutura da enzima LsfA e como ela se torna ainda mais eficiente na presença da vitamina C.

Como a bactéria se protege

O corpo humano combate patógenos com células que produzem substâncias oxidantes, como o peróxido de hidrogênio, para enfraquecê-los. Para se defender, a P. aeruginosa conta com proteínas antioxidantes, como a peroxirredoxina LsfA, que neutralizam essas substâncias.

Os pesquisadores já haviam mostrado que a vitamina C pode ajudar essa proteína a continuar funcionando, mesmo sob estresse. Agora, conseguiram mostrar que a vitamina potencializa a defesa da bactéria, prolongando sua capacidade de neutralizar os ataques do sistema imune.

Como a bactéria não produz vitamina C, a hipótese dos cientistas é de que ela “sequestre” a substância do próprio hospedeiro, ou seja, do corpo da pessoa infectada. Isso significaria que a vitamina, ao invés de ajudar no combate à infecção, estaria fortalecendo a resistência da bactéria.

Luz sobre o processo

Para confirmar essa interação, os cientistas usaram uma sonda fluorescente genética chamada Hyper 7, que brilha na presença de peróxidos. Ao introduzi-la nas bactérias, foi possível observar que aquelas com a enzima antioxidante e vitamina C se recuperavam mais rápido do estresse oxidativo. Sem a enzima, a vitamina não tinha efeito.

“Foi a primeira vez que conseguimos provar que a vitamina C entra na bactéria e atua em conjunto com a LsfA”, destaca Silva.

Caminhos para novos remédios

A descoberta abre espaço para o desenvolvimento de medicamentos que possam bloquear o funcionamento dessa enzima. Isso tornaria a P. aeruginosa mais vulnerável tanto ao sistema imunológico quanto aos antibióticos já disponíveis.

Trata-se de uma resposta necessária a um problema crescente: a resistência antimicrobiana, que ameaça tornar obsoletos os tratamentos atuais para várias infecções.

Apesar da descoberta, os pesquisadores reforçam que não há motivo para mudar hábitos alimentares ou evitar o consumo de vitamina C. “Há benefícios bem estabelecidos no consumo de alimentos ricos em vitaminas. O problema é tirar conclusões apressadas de estudos complexos”, alerta Silva.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:13h • 03 de agosto de 2025

Do SMS falso ao vazamento bilionário: os maiores crimes cibernéticos do último ano

Relatório revela os principais golpes digitais do ano, os prejuízos causados a empresas e pessoas, e as operações que levaram cibercriminosos à Justiça

Descrição da imagem

Variedades • 19:14h • 03 de agosto de 2025

Séries documentais viram trunfo de branding e fidelizam audiência no digital

Com linguagem cinematográfica e bastidores reais, influenciadores constroem autoridade e aumentam engajamento em redes sociais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:35h • 03 de agosto de 2025

Do abandono à inovação: jovens de periferia criam soluções tecnológicas para animais de rua

Com apoio da SoulCode Academy, estudantes de ONGs participam de hackathon que une educação digital, consciência social e amor pelos pets

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:26h • 03 de agosto de 2025

Brasil lança primeira embalagem de café 100% reciclável pensada para a economia circular

Parceria entre Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor marca avanço inédito em sustentabilidade no setor cafeeiro nacional

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 03 de agosto de 2025

Festa do Cateto em Cruzália terá Jeann & Júlio e Althair & Alexandre

Evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto com atrações musicais, praça de alimentação e espaço infantil

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:14h • 03 de agosto de 2025

Cataratas do Iguaçu estão na corrida pelo Oscar do Turismo Mundial; votação está aberta

A votação está aberta ao público até domingo (3 de agosto). O conjunto de quedas d'água está concorrendo com atrações como Machu Picchu, no Peru, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e outros destinos naturais, como o Deserto do Atacama, no Chile

Descrição da imagem

Variedades • 15:42h • 03 de agosto de 2025

Mais antiga: farmácia mantém legado de quase dois séculos em funcionamento no interior de SP

Após reforma e reabertura em 2014, farmácia mais antiga do Brasil segue atendendo o público e preservando sua história

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 03 de agosto de 2025

Patrulha agrícola oferece apoio gratuito a pequenos produtores em Pedrinhas Paulista

Serviço da prefeitura disponibiliza maquinário e suporte técnico para agricultura familiar, com custo apenas de combustível

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?