Saúde • 12:35h • 10 de setembro de 2025
Perda de gordura subcutânea após uso de canetas emagrecedoras preocupa especialistas
Tecnologia em medicina estética oferece alternativas não invasivas para preservar firmeza da pele após emagrecimento rápido
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Onix Press | Foto: Divulgação

O uso das chamadas canetas emagrecedoras, como a semaglutida, revolucionou o tratamento da obesidade e da resistência à insulina, trazendo benefícios metabólicos e cardiovasculares. No entanto, médicos têm observado um aumento nos casos de efeitos indesejados relacionados à perda rápida de peso, entre eles a flacidez e a redução da massa magra.
De acordo com a dermatologista paulista Daniela Aidar, especializada em medicina estética não invasiva, a perda acelerada de gordura subcutânea compromete uma estrutura essencial do corpo. Esse tecido, além de atuar como reserva energética, funciona como uma espécie de “almofada biológica” que dá sustentação à pele, contribui para sua regeneração e regula processos inflamatórios. “Temos cada vez mais pacientes chegando ao consultório com queixas de flacidez precoce e precisamos nos adaptar a essa nova realidade”, afirma.
O afinamento subcutâneo, segundo estudo publicado no MedlinePlus (National Library of Medicine / EUA), reduz a proteção e o suporte da pele, favorecendo o esvaziamento visível em regiões como rosto, braços e abdômen. Isso resulta em um aspecto de envelhecimento precoce e pode impactar não apenas a aparência, mas também a qualidade de vida dos pacientes.
Para minimizar esses efeitos, o acompanhamento multidisciplinar é recomendado. Além de orientações clínicas, a medicina estética dispõe de recursos tecnológicos não invasivos que vêm ganhando espaço nos protocolos médicos. Entre as inovações está o Unyque Pro, da Contourline, que reúne radiofrequência multipolar, pulsos magnéticos e tecnologia de resfriamento para estimular a produção de colágeno, revitalizar tecidos e melhorar a firmeza da pele. Outro equipamento utilizado é o Supreme Pro, que combina campo eletromagnético e radiofrequência para resultados mais profundos e duradouros.
“Esses recursos se tornaram aliados importantes para amenizar a flacidez decorrente do uso das canetas. Não substituem o acompanhamento clínico, mas fazem toda a diferença na preservação da firmeza e no equilíbrio estético após a perda de peso”, reforça Daniela Aidar.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital