Responsabilidade Social • 13:37h • 12 de outubro de 2025
Pena para venda de bebida alcoólica a menores é ampliada por nova lei
Lei sancionada por Lula aumenta punição para quem vender, servir ou entregar bebidas alcoólicas e produtos que causem dependência a menores de 18 anos. A pena pode crescer até metade se houver consumo
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.234, que aumenta a punição para quem fornece, vende ou entrega bebidas alcoólicas e outros produtos capazes de causar dependência física ou psíquica a crianças e adolescentes. O texto, também assinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira (8/10).
Com a nova regra, a pena de detenção, hoje entre 2 e 4 anos, poderá ser ampliada de um terço até a metade se o produto for efetivamente consumido por menores de 18 anos.
Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê punição para quem entrega essas substâncias, mesmo que não haja consumo. A nova lei, no entanto, permite ao juiz agravar a pena conforme o dano causado.
Segundo o texto, a penalidade pode ser aplicada a quem “vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, bebida alcoólica ou outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo