• GIPA orienta população sobre PEP no atendimento emergencial para HIV em Assis e região
  • Lixo espacial: estudo brasileiro revela onde colisões são mais prováveis e por quê
  • Dívida do cônjuge pode atingir patrimônio familiar, veja o que muda com decisão do STJ
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 10:50h • 29 de novembro de 2024

PEC da Saúde é aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo

Projeto permite flexibilizar até 5% da receita da Educação para custeio de ações na Saúde quando houver aumento da arrecadação no estado

Agência SP | Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

Objetivo é destinar mais recursos para a Saúde quando necessário
Objetivo é destinar mais recursos para a Saúde quando necessário

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Governo de São Paulo que flexibiliza o repasse de até 5% da receita estadual da Educação para a Saúde foi aprovada na quinta-feira (27) pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A PEC recebeu apoio de 59 deputados.

A Constituição Federal prevê a vinculação de 25% da receita para a Educação. A lei estadual excedia a determinação ao estipular mínimo de 30% para a área. A PEC aprovada pela Alesp permite que esses 5% excedentes sejam compartilhados, no todo ou em parte, com a Saúde. Ficará a cargo do Executivo decidir a cada ano qual das duas secretarias deverá receber o valor, de acordo com a necessidade de cada uma.

“O que estamos criando é uma espécie de seguro para anos de alta receita, onde não será necessário mobilizar a parcela prevista no orçamento para a função Educação. Agora, eu ganho mais flexibilidade para enviar recursos para a Saúde, que tem precisado cada vez mais de financiamento devido ao envelhecimento da população. Precisamos adaptar nossos orçamentos. Isso é moderno”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

Não haverá redução de custeio ou investimentos para as escolas estaduais administradas pela Secretaria de Educação (Seduc), nem das unidades de Etecs e Fatecs ou das universidades estaduais (USP, Unicamp e Unesp). Ao contrário, o Governo de São Paulo aumentou em R$ 3 bilhões os investimentos para a pasta entre 2023 e 2024, um acréscimo de 8% em recursos.

O secretário da Educação, Renato Feder, explica que a medida não resultará em cortes no orçamento da Educação. De acordo com Feder, os 25% estipulados pela Constituição Federal continuam garantidos e áreas como infraestrutura, equipamentos, salários de professores e alimentação escolar não serão afetadas.

“A previsão é que em 2025 o orçamento da pasta seja ainda maior do que desse ano, com a construção de novas escolas, ampliação do ensino integral e pagamento de bolsas de estágio e alunos monitores. A PEC não vai afetar o investimento pesado que estamos fazendo para transformar a Educação de São Paulo”, destacou o secretário da Educação.

Diminuição das matrículas

A PEC da Saúde se justifica pela necessidade de o Estado se adaptar às mudanças demográficas. Nos últimos anos, houve diminuição gradativa do número de matrículas de crianças na rede. Em janeiro de 2015, cerca de 3,8 milhões de alunos se matricularam na rede estadual. Em janeiro de 2024, foram 3,3 milhões, uma diminuição de quase 15% nos matriculados.

“Hoje, as famílias são menores e isso reflete no número de matrículas. Um exemplo é uma escola da nossa rede que já teve 1,8 mil alunos matriculados. Hoje, ela tem apenas 140 alunos”, relata Neiva.

Nos últimos 35 anos, o Estado de São Paulo passou pela diminuição da taxa de fertilidade e natalidade. Segundo a Fundação Seade, a expectativa de vida apresentou um aumento de 3,1 anos entre as crianças nascidas de 2021 e 2022.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 12:32h • 13 de dezembro de 2025

IBGE: número de divórcios cai em 2024 após três anos de alta

Pela primeira vez, proporção de divórcios judiciais de casais com guarda compartilhada superou aqueles em que a mulher tinha a guarda da criança. Já os casamentos no civil cresceram 0,9% entre 2023 e 2024, mas não alcançaram o patamar pré-pandemia

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:03h • 13 de dezembro de 2025

Papai Noel além do Natal: como a imaginação molda emoções e habilidades sociais das crianças

Imaginação fortalece linguagem, autonomia e inteligência emocional, e especialistas orientam como conduzir dúvidas sem conflitos

Descrição da imagem

Saúde • 11:49h • 13 de dezembro de 2025

Anvisa aprova asciminibe como primeira linha para leucemia mieloide crônica no Brasil

Nova indicação amplia opções terapêuticas e marca avanço no cuidado de pacientes recém-diagnosticados com LMC Ph+ em fase crônica

Descrição da imagem

Saúde • 11:13h • 13 de dezembro de 2025

Lotes de analgésico da Geolab devem ser recolhidos

Empresa comunicou o recolhimento voluntário de lotes do Paracetamol+Fosfato de Codeína

Descrição da imagem

Saúde • 10:51h • 13 de dezembro de 2025

Nova terapia no SUS promete virar o jogo para pacientes que convivem com dor crônica

Nova tecnologia deve estar disponível até abril de 2026 e representa avanço no cuidado a pacientes que não respondem a tratamentos convencionais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:23h • 13 de dezembro de 2025

Casamento entre pessoas do mesmo sexo cresce 8,8% e atinge recorde

Aumento em 2024 foi mais impulsionado por mulheres, revela IBGE

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 09:46h • 13 de dezembro de 2025

Maracaí recebe 1º Encontro de Antigos com programação cultural e musical

Evento reúne veículos clássicos, música e ações culturais na antiga AABB a partir das 7h

Descrição da imagem

Mundo • 09:19h • 13 de dezembro de 2025

Mortes no país crescem 4,6% em 2024, maior alta fora anos de pandemia

IBGE identificou quase 1,5 milhão de óbitos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025