Educação • 10:15h • 25 de agosto de 2024
Pé-de-Meia: pagamento a novos beneficiários começa nesta segunda-feira
Estudantes de famílias inscritas no CadÚnico até junho começam a receber a primeira parcela do incentivo financeiro; pagamento segue até 2 de setembro
Da Redação | Com informações do MEC e SEB | Foto: Angelo Miguel
O Ministério da Educação (MEC) iniciará nesta segunda-feira (26) o pagamento da primeira parcela do programa Pé-de-Meia para novos beneficiários. O programa, que visa incentivar a permanência de estudantes do ensino médio na escola, começará a depositar R$ 200 para aqueles cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 15 de junho de 2024 e que possuem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. O pagamento das parcelas seguirá até o dia 2 de setembro.
Os novos beneficiários terão suas contas abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal, mas só começarão a receber o benefício a partir da data de inclusão no programa, sem direito às parcelas retroativas já pagas. Estudantes que já fazem parte do programa também receberão a quinta parcela nesse período, de acordo com o mês de aniversário.
O calendário de pagamento é organizado conforme o mês de nascimento dos estudantes:
- Janeiro e fevereiro: 26/8
- Março e abril: 27/8
- Maio e junho: 28/8
- Julho e agosto: 29/8
- Setembro e outubro: 30/8
- Novembro e dezembro: 2/9
Para garantir o recebimento do Pé-de-Meia, é obrigatório que os estudantes mantenham uma frequência mínima de 80% nas aulas. Caso a assiduidade caia abaixo desse percentual em algum mês, a parcela referente não será paga. No entanto, se a frequência for retomada acima dos 80%, os pagamentos voltam a ser realizados normalmente. Os estudantes podem verificar seus dados de frequência na secretaria da escola.
O programa Pé-de-Meia oferece um incentivo de R$ 200 mensais por frequência regular às aulas e depósitos de mil reais ao final de cada ano concluído com aprovação. Esses valores ficam depositados em uma conta poupança, que só pode ser acessada após a formatura no ensino médio. Para estudantes menores de idade, é necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta e o uso do aplicativo Caixa Tem. Para maiores de 18 anos, a conta já estará desbloqueada para utilização.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social