Educação • 12:30h • 09 de agosto de 2024
Pé-de-Meia alcança 4 milhões de estudantes e incentiva conclusão do ensino médio
Programa do MEC começa a pagar novos beneficiários em agosto e reforça a permanência escolar com incentivo financeiro
Da Redação | Com informações do MEC e SEB | Foto: Ângelo Miguel
O programa Pé-de-Meia, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para incentivar a permanência de estudantes no ensino médio público, será ampliado, alcançando quase 4 milhões de beneficiários. A partir de agosto, os pagamentos serão realizados para mais de 1 milhão de novos estudantes que fazem parte de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo. Em setembro, o benefício também será estendido a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atendem aos mesmos critérios.
Os estudantes contemplados pelo programa recebem um incentivo mensal de R$ 200, além de depósitos anuais de mil reais ao final de cada ano letivo concluído com aprovação. O valor acumulado, que pode chegar a R$ 9.200 ao final do ensino médio, só poderá ser sacado após a formatura, garantindo uma poupança para os jovens ao final de seus estudos. A Caixa Econômica Federal é responsável por abrir automaticamente as contas para os estudantes elegíveis.
O Pé-de-Meia, instituído pela Lei nº 14.818/2024, visa combater a evasão escolar e aumentar a taxa de conclusão do ensino médio entre alunos de baixa renda. Em 2022, a taxa de evasão escolar entre estudantes da rede pública foi de 6,4%, reforçando a necessidade de políticas que incentivem a permanência dos jovens na escola. A participação no programa exige aprovação anual e uma frequência mínima de 80% nas aulas.
O programa já conta com a adesão de todos os estados, do Distrito Federal e de 74 secretarias municipais de educação que oferecem ensino médio regular, evidenciando o esforço nacional para reduzir a desigualdade social e promover a inclusão por meio da educação.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social