Gastronomia & Turismo • 16:49h • 03 de outubro de 2024
Participe da consulta pública para a construção do Programa Rotas Negras
É possível enviar contribuições até dia 6 de outubro. Objetivo é promover a cultura afro no Brasil por meio de roteiros turísticos. Ministério do Turismo integra Grupo de Trabalho Interinstitucional que discute a temática
Da Redação/Agência Gov | Foto: Divulgação/Mtur
Cidadãs e cidadãos de todo o Brasil podem participar, até 6 de outubro deste ano, de consulta pública sobre a construção do Programa Rotas Negras, iniciativa do Governo Federal voltada à promoção do afroturismo como vetor de desenvolvimento socioceconômico e cultural.
Focado na valorização da herança afro-brasileira, o programa tem o objetivo de fortalecer o protagonismo da população negra na formação dos patrimônios culturais do país, com o incentivo à oferta de serviços turísticos e o fomento à criação de roteiros por entes federados do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Mapa do Turismo Brasileiro.
Participe AQUI da consulta.
Afroturismo
O segmento tem ganhado força e evidência na agenda de trabalho do governo federal. No Ministério do Turismo, por exemplo, o segmento vem sendo apoiado no escopo do Projeto Experiências do Brasil Original, que amplia e diversifica a oferta turística brasileira, mediante a formatação de experiências turísticas memoráveis e transformadoras, ofertadas por povos tradicionais em seus territórios de origem.
Pela primeira vez, o afroturismo contou com um espaço de destaque no 8° Salão do Turismo: Conheça o Brasil, realizado pelo Ministério do Turismo e outros parceiros no Rio de Janeiro (RJ). Na área foram realizadas atividades como rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais. O segmento também teve foco no “Núcleo do Conhecimento”, com debates sobre a construção de políticas públicas.
No ano passado, o MTur realizou o encontro “Consolidação e Promoção do Afroturismo. Além disso, o órgão desenvolve um projeto de mapeamento da atividade no Brasil. O trabalho, executado pela consultora Thais Rosa Pinheiro, envolve o apoio à realização de estudos, levantamentos e à sistematização dos dados obtidos a partir do diagnóstico do afroturismo no país.
Serão identificadas boas práticas na área, tanto em âmbito nacional quanto internacional, além da oferta de experiências e serviços turísticos disponíveis no mercado brasileiro, de forma a embasar a consolidação de políticas públicas direcionadas ao segmento no país.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social