Responsabilidade Social • 17:46h • 23 de setembro de 2024
Parada PCD: uma celebração pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência
SP sedia Parada do Orgulho PCD com mensagens de esperança e luta contra a exclusão
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto
No sábado, 21 de setembro, a Praça Roosevelt, em São Paulo, recebeu a segunda edição da Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência (PCD), que adotou o tema "Sônia Livre" em homenagem a Sônia Maria de Jesus. Ela foi resgatada em junho de 2023 após viver em condições análogas à escravidão por 40 anos na casa de um desembargador em Florianópolis. A autorização judicial que permitiu seu retorno à família que a explorou gerou protestos e mobilizações em todo o Brasil, ressaltando a necessidade de uma luta contínua contra a exclusão.
"A história de Sônia simboliza a opressão e violência enfrentadas por pessoas com deficiência. Sua volta para um ambiente de escravidão é inaceitável e precisamos usá-la como alerta", destacou Julia Moraes Piccolomini, presidenta da Parada do Orgulho PCD, em entrevista à Agência Brasil.
Durante todo o dia, a parada ofereceu uma programação rica e diversificada, com discursos, shows, apresentações culturais e um desfile de moda inclusiva. "Estamos aqui para expressar que existe uma demanda reprimida de pessoas com deficiência em todo o Brasil. Queremos participar plenamente da sociedade e desenvolver nossas habilidades", afirmou Marcelo Zig, filósofo e vice-presidente da Parada.
São Paulo (SP), 21/09/2024 - Praça Roosevelt recebe a segunda edição da Parada PCD, que celebra a diversidade, a inclusão e o orgulho de ser PCD | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O evento também celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, promovendo reflexão sobre os direitos e a inclusão. "É um momento para levantarmos a bandeira dos direitos das pessoas com deficiência e chamar a atenção para a importância da acessibilidade", explicou Marcos da Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
São Paulo (SP), 21/09/2024 - Para Júlia Piccolomini (à direita), a história de Sônia demonstra a opressão e violência que podem ser praticadas contra pessoas com deficiência | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
A Parada do Orgulho PCD é uma manifestação essencial que busca transformar a percepção da sociedade em relação às pessoas com deficiência, mostrando que seus corpos não são inferiores, mas diferentes. Com essa celebração, os organizadores esperam aumentar a visibilidade e a luta por direitos fundamentais e inclusão social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social