• Fim de semana com céu nublado e clima ameno em Assis: confira a previsão do tempo
  • Dezembro Vermelho: Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites no Centro de Saúde de Quatá
  • PM de São Paulo abre novo concurso para 2,7 mil soldados; saiba como se inscrever
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 16:30h • 15 de setembro de 2024

Pacientes à espera de transplante podem consultar posição na fila pelo app do Poupatempo

Os pacientes acompanhem de forma intuitiva e prática o andamento de seu cadastro e atualizações

Agência SP | Foto: Agência SP/Divulgação

Pacientes que estão na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido podem consultar posição na fila pelo aplicativo do Poupatempo, disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS
Pacientes que estão na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido podem consultar posição na fila pelo aplicativo do Poupatempo, disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS

O Governo de São Paulo agora oferece uma nova facilidade para pacientes que estão na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido. A posição na fila pode ser consultada a partir de hoje pelo aplicativo do Poupatempo, disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS.

Com a nova ferramenta desenvolvida por meio do programa de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os pacientes terão mais agilidade e transparência no processo, permitindo que os pacientes acompanhem de forma intuitiva e prática o andamento de seu cadastro e atualizações.

No estado de São Paulo, atualmente, mais de 24 mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgão ou tecido. O Sistema Estadual de Transplantes adota critérios como gravidade do caso, tempo de espera e compatibilidade para garantir uma distribuição justa.

Como funciona a fila de transplante em São Paulo?

Compete ao Sistema Estadual de Transplantes (central de transplantes) realizar a gestão do cadastro técnico dos potenciais receptores que aguardam por um transplante no Estado de São Paulo. Todo paciente que necessita de um transplante, deverá ser inscrito neste cadastro por uma equipe transplantadora que realizará todo o seu acompanhamento durante o pré-transplante como também após o procedimento.

Além disso, a central estadual de transplantes realiza a distribuição dos órgãos de todos os doadores viabilizados, seguindo critérios técnicos definidos por lei para gerar a seleção dos potenciais receptores aptos a receber o transplante. Alguns destes critérios consideram: igualdade do grupo sanguíneo ABO seguido de compatibilidade; o tempo de inscrição do receptor (classificação por ordem cronológica de inscrição); relação antropométricas (como peso e altura) entre doador e receptor e, para casos graves, com risco eminente de morte, situações de priorização.

A legislação estabelece vários critérios para priorizar o paciente que estiver mais grave: Por exemplo, no caso do coração, uma pessoa que tem dificuldade de andar, fica cansado, precisa tomar medicamento na veia 24 horas por dia, necessitando estar internada para a administração deste medicamento, para ajudar o coração a bater mais forte, está elegível ao critério de priorização – essa pessoa é mais grave do que aquela que está esperando em casa.

A equipe técnica responsável pelo paciente submete à central de transplante toda documentação que comprove o estado de gravidade do potencial receptor, para que este caso seja avaliado pela câmara técnica, que é um colegiado formado por médicos das principais equipes transplantadoras que vão avaliar a situação. Naqueles casos cujo transplante ocorreu sob priorização, o prontuário do paciente é auditado após o transplante.

É importante lembrar que cada estado possui a sua própria lista de espera e nenhum paciente pode estar inscrito em duas listas de estados diferentes.

Todas as medidas são adotadas para evitar qualquer tipo de fraude. E os critérios de desempate entre os pacientes são diferentes de acordo com o tipo de órgão ou tecido. Já as crianças e os adolescentes até 18 anos têm prioridade quando o doador tem a mesma faixa etária ou quando estão concorrendo com adultos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 17:06h • 22 de novembro de 2024

Polícia Civil de Tarumã prende morador e apreende adolescente por tráfico de drogas

Em operação conjunta, policiais apreendem substâncias entorpecentes e objetos relacionados a furtos; ação ocorre em resposta a investigações sobre crimes na cidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:02h • 22 de novembro de 2024

Governo de SP apresenta na COP 29 plataforma para impulsionar a restauração de áreas protegidas

Ferramenta reúne mais de 40 mil hectares mapeados em unidades de conservação

Descrição da imagem

Policial • 16:37h • 22 de novembro de 2024

Assis: prisão por tráfico, captura de fugitivo e apreensão de vinhos irregulares marcam ações policiais

A Polícia Civil e Militar realizaram várias ações, com destaque para a prisão de envolvidos em tráfico de drogas, latrocínio tentado e descaminho

Descrição da imagem

Classificados • 16:30h • 22 de novembro de 2024

MinC oferece curso que capacita trabalhadores da cultura a disputar editais

Inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro de 2025

Descrição da imagem

Cidades • 16:08h • 22 de novembro de 2024

Fim de semana com céu nublado e clima ameno em Assis: confira a previsão do tempo

O clima na cidade segue com variação de nuvens e temperaturas agradáveis, ideal para atividades ao ar livre

Descrição da imagem

Cidades • 15:22h • 22 de novembro de 2024

Maracaí promove testes rápidos de HIV e ISTs com a campanha Novembro e Dezembro Vermelho

Ação visa conscientizar a população e incentivar a realização de exames para o diagnóstico precoce das doenças

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:01h • 22 de novembro de 2024

Concursos podem ter 30% das vagas para negros, indígenas e quilombolas

Medida aprovada pela Câmara segue agora para o Senado

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:40h • 22 de novembro de 2024

Yoga ao ar livre no Parque Buracão: conecte-se com o corpo e a natureza

No domingo, 24 de novembro, acontece a edição do mês, com aula gratuita e aberta ao público, para todos os níveis de prática