• Dia do Cliente e 35 anos do Código de Defesa do Consumidor: direitos e cuidados para não cair em golpes
  • AssisPrev realiza audiência pública para apresentação da prestação de contas de 2024 nesta terça
  • Assis sedia seminário sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades nesta quarta-feira
  • Semana em Assis será marcada por variação de temperaturas e pancadas de chuva na terça-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 13:34h • 02 de março de 2025

Ouvidoria de Direitos Humanos realiza primeira formação para atendentes do Disque 100 de 2025

Atividade presencial abordou a violência contra a população LGBTQIA+ e contou com a participação de 20 colaboradores que atuarão como multiplicadores. Ao todo, cinco cursos devem ser realizados no primeiro semestre deste ano

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação

A formação possibilita avanços na aplicação de procedimentos de atendimento humanizado e maior alinhamento no encaminhamento para órgãos competentes.
A formação possibilita avanços na aplicação de procedimentos de atendimento humanizado e maior alinhamento no encaminhamento para órgãos competentes.

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) realizou, nesta quinta-feira (26), a primeira edição do curso de formação e qualificação técnica dos atendentes da Central do Disque 100 de 2025. A atividade abordou as diferentes formas de violência contra a população LGBTQIA+.

Com duração de uma hora, o curso ocorreu de forma presencial para cerca de 20 colaboradores selecionados, de acordo com a escala de trabalho. Posteriormente, as informações serão transmitidas para os cerca de 350 atendentes que atuam no serviço.

O Disque 100 é gratuito e acessível para registro e encaminhamento de denúncias de violações de Direitos Humanos. O atendimento é voltado a diferentes grupos, como crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, entre outros.

A formação possibilita avanços na aplicação de procedimentos de atendimento humanizado e maior alinhamento no encaminhamento para órgãos competentes. A proposta principal é fazer com que os atendentes estejam aptos a abordar as especificidades de cada grupo vulnerável de maneira eficiente, acolhedora e completa. “É necessário saber colher as informações que são minimamente necessárias para o devido registro da denúncia, observando as peculiaridades de cada grupo e, ao mesmo tempo, dar o apoio necessário a quem denuncia, pois essa pessoa pode ser um terceiro que tem conhecimento da violação, mas também pode ser a própria vítima ou até mesmo uma criança ou adolescente”, explica a coordenadora-geral do Disque 100, Franciely Loyze.

A coordenadora do serviço alertou ainda que os denunciantes podem estar passando por situações adversas no momento do atendimento. “Temos que levar em consideração que o demandante pode ter pouco tempo para registrar a denúncia”.

Gênero e sexualidade

Entre os temas abordados no curso estão os conceitos fundamentais de gênero e sexualidade, os fundamentos para construção de uma comunicação respeitosa e inclusiva e os marcos legais de defesa, promoção e garantia dos direitos das pessoas LGBTQIA+.

A palestra foi ministrada pela secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat. “A violência contra a população LGBTQIA+ não é reconhecida como uma violação. Participar da formação conversando com as pessoas que atendem diretamente a população, prepara o profissional para realizar um melhor atendimento e pensar uma melhor solução para os encaminhamentos”, afirma.

A diretora de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ substituta, Cecilia Nunes Froemming também participou da atividade.

Atividades previstas

A expectativa é de que, durante o primeiro semestre de 2025, sejam realizados pelo menos cinco cursos de formação sobre diferentes temáticas, como violência e ataques digitais, acolhimento de denúncias contra educadores, combate ao discurso de ódio e encaminhamento de denúncias de racismo e discriminação étnico-racial contra a população afrodescendente, quilombolas e povos originários.

“Ao agregar conhecimentos sobre direitos humanos, pretendemos colaborar para o alinhamento dos procedimentos, integrar os membros da equipe, para que ganhem agilidade no encaminhamento das demandas, e fortalecer a qualidade dos serviços prestados”, afirma a ouvidora Denise de Paulo.

“O nosso propósito é elevar a credibilidade dos serviços da Ouvidoria, solucionar gargalos, adequar a linguagem e a comunicação e colaborar na melhoria da gestão de demandas, da execução dos procedimentos e do ambiente de trabalho da ONDH”, frisou Denise.

Entidades parceiras

O curso é fruto de uma parceria entre os órgãos do MDHC, Assessoria Especial de Educação em Direitos Humanos, Meio Ambiente e Empresas, Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, e Secretaria Nacional de Direitos das Pessoas LGBTQIA+, com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 13:40h • 15 de setembro de 2025

Exercícios físicos melhoram dores nas costas e autoestima de idosos

Pessoas idosas que participam do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PAI) Mário Covas do Iamspe relatam melhoras das dores nas costas de quatro a seis semanas após iniciar os exercícios físicos

Descrição da imagem

Saúde • 13:01h • 15 de setembro de 2025

População tem até hoje para opinar sobre a manutenção das bulas impressas

Consulta pública da Anvisa encerra nesta segunda-feira e pode definir o futuro das informações em medicamentos no Brasil

Descrição da imagem

Cidades • 12:39h • 15 de setembro de 2025

Governo de SP inaugura primeira ligação de fornecimento de gás biometano em Presidente Prudente

Cidade será a primeira do Brasil com o fornecimento do biogás para abastecimento urbano

Descrição da imagem

Economia • 12:08h • 15 de setembro de 2025

Dia do Cliente e 35 anos do Código de Defesa do Consumidor: direitos e cuidados para não cair em golpes

Especialista destaca avanços do CDC e alerta para fraudes no comércio digital em um cenário de novas tecnologias e compras online

Descrição da imagem

Educação • 11:36h • 15 de setembro de 2025

Sai lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

São 456 cursos superiores de bacharelado, licenciatura e tecnológicos

Descrição da imagem

Mundo • 11:05h • 15 de setembro de 2025

Proibição de anestesia para tatuagem reparadora gera críticas de especialistas

Resolução do CFM restringe procedimentos mesmo em casos de reconstrução de aréola e cobertura de cicatrizes, levantando debate sobre direitos de pacientes

Descrição da imagem

Educação • 10:45h • 15 de setembro de 2025

Educação vai oferecer plataforma de aprendizado de matemática para municípios paulistas

Matific já está disponível para mais 1,8 milhões de estudantes do Ensino Fundamental da rede estadual

Descrição da imagem

Saúde • 10:18h • 15 de setembro de 2025

Sarna humana: médica explica riscos e cuidados com peças de vestuário infantil

Higienizar peças recém-compradas é fundamental para evitar riscos, mesmo quando a transmissão da escabiose ocorre principalmente pelo contato direto

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?