• Feira de adoção “Adotar é o Bicho” acontece neste domingo em Marília
  • Domingo: 9ª Queima do Alho em Assis tem cardápio caipira, viola, leilão e finalistas da Rainha da Ficar 2025
  • O que significam 20, 50, 100 e 120 mm de chuva? Entenda as medidas e por que elas importam
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:05h • 15 de outubro de 2024

Outubro Rosa: Os direitos de quem tem câncer

Enfrentar a doença é um desafio que envolve não apenas aspectos de saúde, mas também questões legais e sociais que garantem apoio e proteção

Da Redação com informações da CUT | Foto: RONALDO CAHIN / AHEAD

A campanha coloca as mulheres no centro da questão, respeitando suas individualidades e incentivando o cuidado com o corpo
A campanha coloca as mulheres no centro da questão, respeitando suas individualidades e incentivando o cuidado com o corpo

No dia 1° de outubro deste ano, o Ministério da Saúde lançou a campanha "Mulher: seu corpo, sua vida", como parte das ações do Outubro Rosa 2024. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, dois dos tipos mais comuns entre as mulheres.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no Brasil, excluindo os casos de câncer de pele. Para 2024, a estimativa é de 73,6 mil novos diagnósticos, o que representa um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Embora raro antes dos 35 anos, a incidência aumenta consideravelmente após os 50 anos.

O Ministério da Saúde ressalta que cerca de 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e a moderação no consumo de álcool. A amamentação também é considerada um fator de proteção. O diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento, inclui exames clínicos e de imagem, como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética, todos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de mama, é fundamental também destacar os direitos dos pacientes oncológicos. 

Os direitos de quem tem câncer

Na fase sintomática da doença, o trabalhador cadastrado no FGTS que tiver câncer ou que tenha dependente com câncer poderá fazer o saque do FGTS.

O saque do PIS-PASEP pode ser realizado pelo paciente ou pelo trabalhador que possuir dependente com câncer, desde que na fase sintomática da doença.

Auxílio Doença É um benefício a que tem direito o segurado quando este fica temporariamente incapaz para o trabalho em virtude de doença, por mais de 15 dias consecutivos, no caso de empregado(a) de empresa e, a partir do primeiro dia de afastamento, no caso de contribuinte individual, facultativo ou empregado e empregada doméstica.

O afastamento do trabalho também é um direito, desde que comprovada a necessidade do afastamento mediante um atestado médico. Assim como a licença para tratamento de saúde.

A aposentadoria por invalidez é concedida a partir da solicitação de auxílio-doença, desde que a incapacidade para o trabalho seja considerada definitiva pela perícia médica do INSS ou do órgão pagador.

A pessoa com câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições ao INSS, desde que esteja na qualidade de segurado.

Vale social é um benefício que assegura a gratuidade nos transportes intermunicipais de passageiros ou intramunicipais sob administração estadual (trem, metrô e barcas), destinado a pessoas com deficiência ou com doença crônica que exija tratamento continuado e cuja interrupção no tratamento possa acarretar risco de vida. O vale social será deferido mediante requerimento e avaliação médica de sua necessidade. O acompanhante também tem direito.

O paciente com câncer pode ser isento desse imposto apenas quando apresenta deficiência física, visual, mental severa ou profunda.

Nos homens

O trabalhador homem com câncer também tem muitos dos direitos acima. Quem quiser saber mais é só baixar a Cartilha de Direitos Sociais da pessoa com câncer do Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde.

Segundo Luciana Barretto, sócia de LBS Advogadas e Advogados, “O desligamento de uma trabalhadora em tratamento ou acompanhamento do câncer pode ser considerado dispensa discriminatória, conforme a súmula 443 do TST, permitindo o pedido de reintegração ao emprego e indenização por danos morais e materiais.

Aposentados

Aposentados e aposentadas com câncer têm direito à isenção do imposto de renda sobre seus rendimentos”. Para a advogada, a trabalhadora deve estar segura de seus direitos e pode buscar orientação no sindicato da sua categoria ou na defensoria pública”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 20:31h • 08 de novembro de 2025

Veja os 15 assuntos mais procurados sobre redação para o ENEM de 2025 no Google

Levantamento com base em dados do Google revela que estudantes priorizam temas ligados à cidadania, diversidade e inclusão na reta final para o exame

Descrição da imagem

Mundo • 19:36h • 08 de novembro de 2025

Estudo inédito revela como pausas profissionais estão redefinindo o conceito de carreira no Brasil

Levantamento aponta maternidade, desemprego e saúde mental como principais motivos para interrupções na trajetória profissional

Descrição da imagem

Cidades • 19:24h • 08 de novembro de 2025

Feira de adoção “Adotar é o Bicho” acontece neste domingo em Marília

Evento promovido pela Entrevias durante a Feira Livre da Avenida Sampaio Vidal oferece cães resgatados das rodovias, já vacinados, castrados e prontos para adoção responsável

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:45h • 08 de novembro de 2025

Instituto TEAproxima e Lactec lançam programa pioneiro de prevenção a abusos contra meninas autistas

Projeto UpTEA Safe utiliza realidade virtual e inteligência artificial para ensinar adolescentes no espectro autista a reconhecer e evitar situações de risco

Descrição da imagem

Cidades • 17:37h • 08 de novembro de 2025

Produtores rurais devem atualizar cadastro de rebanhos até 15 de dezembro em Pedrinhas Paulista

Campanha obrigatória abrange todas as espécies e é realizada na Casa da Agricultura para garantir sanidade animal e controle sanitário no meio rural

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:00h • 08 de novembro de 2025

Domingo: 9ª Queima do Alho em Assis tem cardápio caipira, viola, leilão e finalistas da Rainha da Ficar 2025

Evento acontece neste domingo, dia 9, na APAE de Assis, com almoço típico, apresentações musicais, finalistas da Rainha da Ficar 2025 e leilão de gado solidário

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:46h • 08 de novembro de 2025

Marília realiza mais uma edição da Noite da Viola neste sábado

Evento gratuito acontece dia 8 de novembro, às 19h, na Quadra do Poliesportivo de Avencas, com apresentações de música sertaneja raiz

Descrição da imagem

Variedades • 16:08h • 08 de novembro de 2025

Geólogos flagram fragmentação de placas tectônicas nas Américas

Pesquisa de universidades dos EUA identificou padrões de movimentação

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?