• Checklist do 3I/ATLAS: o que resistiu, o que caiu e o que ainda intriga após dois meses de anomalias
  • Hub Inova FEMA é credenciado ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação
  • Feira de Economia Solidária realiza edição especial nesta quarta-feira em Assis, com show gratuito
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:05h • 15 de outubro de 2024

Outubro Rosa: Os direitos de quem tem câncer

Enfrentar a doença é um desafio que envolve não apenas aspectos de saúde, mas também questões legais e sociais que garantem apoio e proteção

Da Redação com informações da CUT | Foto: RONALDO CAHIN / AHEAD

A campanha coloca as mulheres no centro da questão, respeitando suas individualidades e incentivando o cuidado com o corpo
A campanha coloca as mulheres no centro da questão, respeitando suas individualidades e incentivando o cuidado com o corpo

No dia 1° de outubro deste ano, o Ministério da Saúde lançou a campanha "Mulher: seu corpo, sua vida", como parte das ações do Outubro Rosa 2024. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, dois dos tipos mais comuns entre as mulheres.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no Brasil, excluindo os casos de câncer de pele. Para 2024, a estimativa é de 73,6 mil novos diagnósticos, o que representa um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Embora raro antes dos 35 anos, a incidência aumenta consideravelmente após os 50 anos.

O Ministério da Saúde ressalta que cerca de 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e a moderação no consumo de álcool. A amamentação também é considerada um fator de proteção. O diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento, inclui exames clínicos e de imagem, como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética, todos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de mama, é fundamental também destacar os direitos dos pacientes oncológicos. 

Os direitos de quem tem câncer

Na fase sintomática da doença, o trabalhador cadastrado no FGTS que tiver câncer ou que tenha dependente com câncer poderá fazer o saque do FGTS.

O saque do PIS-PASEP pode ser realizado pelo paciente ou pelo trabalhador que possuir dependente com câncer, desde que na fase sintomática da doença.

Auxílio Doença É um benefício a que tem direito o segurado quando este fica temporariamente incapaz para o trabalho em virtude de doença, por mais de 15 dias consecutivos, no caso de empregado(a) de empresa e, a partir do primeiro dia de afastamento, no caso de contribuinte individual, facultativo ou empregado e empregada doméstica.

O afastamento do trabalho também é um direito, desde que comprovada a necessidade do afastamento mediante um atestado médico. Assim como a licença para tratamento de saúde.

A aposentadoria por invalidez é concedida a partir da solicitação de auxílio-doença, desde que a incapacidade para o trabalho seja considerada definitiva pela perícia médica do INSS ou do órgão pagador.

A pessoa com câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições ao INSS, desde que esteja na qualidade de segurado.

Vale social é um benefício que assegura a gratuidade nos transportes intermunicipais de passageiros ou intramunicipais sob administração estadual (trem, metrô e barcas), destinado a pessoas com deficiência ou com doença crônica que exija tratamento continuado e cuja interrupção no tratamento possa acarretar risco de vida. O vale social será deferido mediante requerimento e avaliação médica de sua necessidade. O acompanhante também tem direito.

O paciente com câncer pode ser isento desse imposto apenas quando apresenta deficiência física, visual, mental severa ou profunda.

Nos homens

O trabalhador homem com câncer também tem muitos dos direitos acima. Quem quiser saber mais é só baixar a Cartilha de Direitos Sociais da pessoa com câncer do Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde.

Segundo Luciana Barretto, sócia de LBS Advogadas e Advogados, “O desligamento de uma trabalhadora em tratamento ou acompanhamento do câncer pode ser considerado dispensa discriminatória, conforme a súmula 443 do TST, permitindo o pedido de reintegração ao emprego e indenização por danos morais e materiais.

Aposentados

Aposentados e aposentadas com câncer têm direito à isenção do imposto de renda sobre seus rendimentos”. Para a advogada, a trabalhadora deve estar segura de seus direitos e pode buscar orientação no sindicato da sua categoria ou na defensoria pública”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 20:36h • 09 de dezembro de 2025

Inquilino pode? Estudo revela as dúvidas mais comuns dos inquilinos segundo buscas no Google

Levantamento analisa os termos mais pesquisados após as mudanças na Lei do Inquilinato em 2025

Descrição da imagem

Economia • 19:41h • 09 de dezembro de 2025

Black Friday tem mais de 3 mil interações no Procon-SP e 341 lojas com irregularidades

Queixas formais aumentaram quase 40% em relação ao ano passado, segundo balanço divulgado na sexta-feira

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:05h • 09 de dezembro de 2025

Checklist do 3I/ATLAS: o que resistiu, o que caiu e o que ainda intriga após dois meses de anomalias

Âncora 1 faz balanço técnico do que já se sabe sobre o 3I/Atlas após dois meses de cobertura, com base em estudos oficiais, observações independentes e análises científicas

Descrição da imagem

Economia • 18:23h • 09 de dezembro de 2025

Indústria alerta para avanço da pirataria têxtil e risco à vida com EPIs falsificados

Perdas no mercado ilegal ultrapassam R$ 87 bilhões e incluem fraude em tecidos usados para EPIs, alerta a indústria

Descrição da imagem

Educação • 17:39h • 09 de dezembro de 2025

Hub Inova FEMA é credenciado ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação

Reconhecimento estadual integra o núcleo de inovação da FEMA à rede paulista dedicada ao desenvolvimento científico e empreendedor

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:14h • 09 de dezembro de 2025

SP promove oito municípios e passa a ter 78 Estâncias Turísticas

Tatuí, Jaú, Botucatu, Guararema, Sertãozinho, Buritama, Apiaí e Barra do Turvo integram a partir de agora a categoria de Estância

Descrição da imagem

Economia • 16:47h • 09 de dezembro de 2025

A inadimplência no ensino superior acende alerta sobre risco de apagão educacional no interior

Relatório do Semesp mostra avanço entre instituições pequenas e expõe ameaça à sustentabilidade do ensino superior fora dos grandes centros

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:15h • 09 de dezembro de 2025

Cruzália anuncia programação especial de Natal com shows, sorteios e chegada do Papai Noel

Evento terá dois dias de atrações gratuitas na Praça da Matriz, incluindo apresentações musicais e atividades para toda a família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025