• Pequenos empreendedores podem renegociar dívidas com a União até 30 de janeiro
  • Afroturismo ganha força nas férias de janeiro com roteiros que revelam a história negra do Brasil
  • ACIA de Assis define novo horário de atendimento ao público para 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:17h • 22 de março de 2025

Outono: Saúde alerta que estação exige cuidados para doenças respiratórias e alergias

Para evitar os desconfortos que a mudança da nova estação pode provocar, o ideal é manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados

Da Redação com informações da Agência estadual de notícias do Paraná | Foto: Gabriel Rosa/AEN

Para evitar os desconfortos que a mudança de estação pode provocar, manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados.
Para evitar os desconfortos que a mudança de estação pode provocar, manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados.

O outono é marcado pela queda nas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, cenário ideal para o aumento da proliferação de vírus e bactérias. Nesse contexto, doenças respiratórias e alergias tendem a ser mais comuns, como bronquites, pneumonias, conjuntivite e rinite alérgica, doenças virais, ressecamento da pele. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para os cuidados com as doenças típicas da nova estação – o outono, que iniciou na manhã desta quinta-feira (20).

Para evitar os desconfortos que a mudança de estação pode provocar, manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados.

A alimentação desempenha um papel fundamental para a imunidade. Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais como vitaminas A, C, D, E, do complexo B, zinco, selênio, ferro, proteínas são essenciais para que o corpo produza as células de defesa, além de regular a resposta imunológica.

Esses nutrientes são encontrados em uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados variados, como frutas (laranja, kiwi, acerola, ponkã, goiaba, manga, mamão, abacaxi), verduras (de todos os tipos, em especial as verde-escuras), legumes (de todos os tipos, em especial os alaranjados), ovos, peixes, carnes, vísceras, feijões e cereais (especialmente os integrais), sementes e castanhas.

De acordo com a coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Cristina Vieira, nos dias frios a ingestão hídrica tende a diminuir, principalmente a água, importante para o adequado transporte das células de defesa por meio da corrente sanguínea.

“A água auxilia na eliminação de toxinas, manutenção das mucosas úmidas e íntegras para atuar como barreiras contra a entrada de patógenos, além de auxiliar na hidratação da pele. Por isso mantenha uma garrafinha por perto e lembre-se de tomar água frequentemente de forma a manter uma boa hidratação”, diz.

Hábitos Saudáveis

É normal que a vontade de se exercitar diminua com as temperaturas mais amenas. No entanto, é fundamental manter a regularidade da atividade física, pois ela desempenha um papel de extrema importância no fortalecimento do sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções.

Seus benefícios vão desde a melhora do fluxo sanguíneo, permitindo que as células do sistema imunológico se movam mais rapidamente pelo corpo, estímulo à produção de células de defesa, melhora do funcionamento intestinal, redução do estresse até ação anti-inflamatória, o que pode ajudar a regular a resposta imunológica.

Os alimentos ultraprocessados que incluem produtos industrializados, em geral, como refrigerantes, bebidas lácteas, salgadinhos de pacote, doces e chocolates, barras de “cereal”, sorvetes, bolachas ou biscoitos, bolos e misturas para bolos, devem ser evitados em todas as estações do ano.

Esses produtos são ricos em sal, gorduras, açúcares, aditivos, corantes, conservantes e outros ingredientes pouco conhecidos, sendo que seu consumo frequente está associado a diversas doenças, como já comprovado por uma série de pesquisas científicas.

A Sesa recomenda ainda:

  • Evite banhos quentes e muito demorados;

  • Utilize hidratantes corporais e labiais;

  • Utilize protetor solar também nos dias nublados e frios;

  • Lave sempre as mãos;

  • Mantenha as vacinas em dia;

  • Mantenha os ambientes limpos e arejados.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:39h • 26 de janeiro de 2026

API, LGPD e mensagens em 2026: o que empresas podem ou não fazer na comunicação digital

Regras de proteção de dados e políticas das plataformas exigem equilíbrio entre automação, privacidade e conformidade legal

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:23h • 26 de janeiro de 2026

Representatividade e infância: o que a Barbie autista revela sobre meninas com TEA

Especialista em neurodesenvolvimento analisa como a identificação simbólica influencia autoestima, pertencimento e diagnóstico ao longo da infância

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:49h • 26 de janeiro de 2026

Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho, aponta Cetesb

Levantamento avalia 175 pontos; 151 estão aptos e 24 foram classificados como impróprios na semana passada

Descrição da imagem

Economia • 17:22h • 26 de janeiro de 2026

Pequenos empreendedores podem renegociar dívidas com a União até 30 de janeiro

Edital prevê diferentes modalidades de transação, com descontos que podem chegar a até 100% sobre juros, multas e encargos legais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:54h • 26 de janeiro de 2026

Afroturismo ganha força nas férias de janeiro com roteiros que revelam a história negra do Brasil

Destinos afrocentrados se destacam em diferentes regiões do país ao unir cultura, memória e experiências conduzidas por quem vive os territórios

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:28h • 26 de janeiro de 2026

Estudo da Unesp busca terapias inovadoras contra Covid-19

Pesquisador vinculado a centro financiado pela Fapesp estuda anticorpos monoclonais capazes de neutralizar diferentes variantes do SARS-CoV-2

Descrição da imagem

Mundo • 15:55h • 26 de janeiro de 2026

Ipem-SP orienta consumidores sobre novas regras para refrigeradores

Novas regras da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) entraram em vigor em 1º de janeiro de 2026, tornando critérios de eficiência energética mais rigorosos

Descrição da imagem

Cidades • 15:19h • 26 de janeiro de 2026

Piscina Municipal de Cruzália passa a funcionar até as 19h a partir desta segunda-feira

Novo horário entrou em vigor hoje, dia 26, e amplia acesso da população ao espaço de lazer

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar