Saúde • 09:45h • 09 de junho de 2024
Os perigos das drogas K: danos ao cérebro e corpo
Especialista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) alerta sobre os riscos dessas substâncias psicoativas
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
As drogas K, uma classe de psicoativos produzidos clandestinamente, representam uma ameaça significativa à saúde pública devido aos seus efeitos devastadores no cérebro e no corpo.
O médico neurocirurgião José Oswaldo de Oliveira Jr., do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), explica os perigos dessas substâncias, que incluem variações como: K2, K4 e K9, além de outros nomes como spice, droga zumbi, ketamina, maconha sintética e supermaconha.
O que são as drogas K?
As drogas K são misturas químicas altamente tóxicas, desenvolvidas para mimetizar o efeito do THC, o principal psicoativo da maconha.
Entretanto, essas substâncias são dezenas ou até centenas de vezes mais potentes, provocando efeitos drasticamente mais intensos e perigosos para os usuários.
A K9, por exemplo, é pulverizada sobre porções de outras drogas como: cocaína, maconha, desomorfina e fentanila.
Efeitos no sistema nervoso central
O uso dessas drogas pode causar danos graves e irreversíveis ao sistema nervoso central. "Pequenas doses podem levar rapidamente a intoxicações graves, paradas respiratórias, danos ao sistema nervoso e até a morte", afirma Oliveira Jr.
Ele destaca que a reação conhecida como anestesia dissociativa, que impede a pessoa de falar ou se mover, é comum entre os usuários, junto com alterações dermatológicas como descamação e mudanças na coloração da pele, justificando o termo “zumbi”.
Sintomas imediatos e a longo prazo
Os efeitos imediatos das drogas K podem variar de euforia e alucinações a paranoia, ansiedade extrema e comportamento violento.
Problemas cardiovasculares, insuficiência renal aguda e convulsões são alguns dos sintomas físicos, enquanto psicopatia e depressão são efeitos psiquiátricos graves.
"Os danos a longo prazo ainda estão sendo estudados, mas incluem a condição de adição com grande deterioração da personalidade e baixa probabilidade de melhora", alerta o especialista.
Apreensão da polícia que desativou um laboratório de K9 | Divulgação: Gov SP
A conscientização sobre os perigos das drogas K é crucial para prevenir o uso e tratar os efeitos devastadores dessas substâncias.
O alerta do HSPE reflete a necessidade de políticas públicas eficazes e programas de reabilitação para combater o uso dessas drogas e proteger a saúde da população.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social