Gastronomia & Turismo • 16:25h • 29 de novembro de 2024
ONU Mulheres e Turismo unem forças por segurança e empoderamento feminino
Órgãos assinaram memorando em prol da proteção da mulher no turismo
Da Redação com informações da Mtur | Foto: Roberto Castro/MTur
O Ministério do Turismo e a ONU Mulheres oficializaram na última terça-feira (26) um Memorando de Entendimento (MdE) durante cerimônia realizada em Brasília. O acordo marca o início de uma colaboração estratégica voltada à promoção da equidade de gênero, segurança e empoderamento feminino no setor turístico.
A parceria prevê iniciativas como a revisão do Código de Conduta do Turismo, com inclusão de diretrizes específicas para a proteção dos direitos das mulheres, além de campanhas de conscientização, cursos de educação à distância e materiais educativos voltados à segurança de mulheres viajantes. O incentivo ao empreendedorismo feminino e à maior participação de mulheres em cargos de liderança no setor também está entre os objetivos do MdE, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da ONU, que promove igualdade de gênero.
“A assinatura deste memorando é um marco. O Brasil deve ser reconhecido como um país seguro para o turismo feminino, onde as mulheres podem viajar com tranquilidade e infraestrutura adequada, seja sozinhas, em família ou acompanhadas”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Representando a ONU Mulheres, Ana Carolina Querino enfatizou o simbolismo da assinatura do acordo e sua relevância para as políticas públicas voltadas à segurança e inclusão das mulheres no turismo. “Este memorando reforça a prevenção ao assédio e à violência, especialmente contra mulheres que viajam sozinhas, promovendo discussões sobre gênero em um setor essencial para o desenvolvimento econômico.”
A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças femininas do Ministério do Turismo, que assinaram o documento como testemunhas, representando o protagonismo das mulheres na gestão pública.
Turismo liderado por mulheres
No Brasil, as mulheres são maioria no setor turístico, representando 54% da força de trabalho, segundo a ONU Turismo. Dados do CAGED apontam que setores como Alojamento (58,9%) e Agências de Viagens (54,6%) têm predominância feminina. O Ministério do Turismo também se destaca, com 55% de sua equipe composta por mulheres, muitas em cargos de liderança.
Além do MdE, o Ministério do Turismo e o Ministério das Mulheres firmaram um Protocolo de Intenções no âmbito do programa “Brasil Sem Misoginia”. A iniciativa promoveu ações durante o Carnaval 2023 para conscientizar o setor sobre assédio e violência contra mulheres, com a implementação da Lei nº 14.786, que institui o protocolo “Não é Não” para proteger vítimas e prevenir constrangimentos no turismo.
Com esse acordo, o Brasil dá mais um passo em direção a um turismo mais seguro, igualitário e inclusivo, reforçando seu compromisso com práticas globais de sustentabilidade e empoderamento feminino.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social