• Governo autoriza concurso público para Polícia Federal
  • AME +Digital inicia teleatendimentos em especialidades médicas em SP
  • Inadimplência atinge em novembro maior índice desde outubro de 2023
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:25h • 29 de novembro de 2024

ONU Mulheres e Turismo unem forças por segurança e empoderamento feminino

Órgãos assinaram memorando em prol da proteção da mulher no turismo

Da Redação com informações da Mtur | Foto: Roberto Castro/MTur

A parceria entre as instituições simboliza um marco para o turismo brasileiro, alinhando-se a práticas globais de sustentabilidade e inclusão, e reafirma o compromisso do Brasil em transformar o turismo em um setor mais seguro, igualitário e acessível para todas as mulheres.
A parceria entre as instituições simboliza um marco para o turismo brasileiro, alinhando-se a práticas globais de sustentabilidade e inclusão, e reafirma o compromisso do Brasil em transformar o turismo em um setor mais seguro, igualitário e acessível para todas as mulheres.

O Ministério do Turismo e a ONU Mulheres oficializaram na última terça-feira (26) um Memorando de Entendimento (MdE) durante cerimônia realizada em Brasília. O acordo marca o início de uma colaboração estratégica voltada à promoção da equidade de gênero, segurança e empoderamento feminino no setor turístico.

A parceria prevê iniciativas como a revisão do Código de Conduta do Turismo, com inclusão de diretrizes específicas para a proteção dos direitos das mulheres, além de campanhas de conscientização, cursos de educação à distância e materiais educativos voltados à segurança de mulheres viajantes. O incentivo ao empreendedorismo feminino e à maior participação de mulheres em cargos de liderança no setor também está entre os objetivos do MdE, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da ONU, que promove igualdade de gênero.

“A assinatura deste memorando é um marco. O Brasil deve ser reconhecido como um país seguro para o turismo feminino, onde as mulheres podem viajar com tranquilidade e infraestrutura adequada, seja sozinhas, em família ou acompanhadas”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Representando a ONU Mulheres, Ana Carolina Querino enfatizou o simbolismo da assinatura do acordo e sua relevância para as políticas públicas voltadas à segurança e inclusão das mulheres no turismo. “Este memorando reforça a prevenção ao assédio e à violência, especialmente contra mulheres que viajam sozinhas, promovendo discussões sobre gênero em um setor essencial para o desenvolvimento econômico.”

A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças femininas do Ministério do Turismo, que assinaram o documento como testemunhas, representando o protagonismo das mulheres na gestão pública.

Turismo liderado por mulheres

No Brasil, as mulheres são maioria no setor turístico, representando 54% da força de trabalho, segundo a ONU Turismo. Dados do CAGED apontam que setores como Alojamento (58,9%) e Agências de Viagens (54,6%) têm predominância feminina. O Ministério do Turismo também se destaca, com 55% de sua equipe composta por mulheres, muitas em cargos de liderança.

Além do MdE, o Ministério do Turismo e o Ministério das Mulheres firmaram um Protocolo de Intenções no âmbito do programa “Brasil Sem Misoginia”. A iniciativa promoveu ações durante o Carnaval 2023 para conscientizar o setor sobre assédio e violência contra mulheres, com a implementação da Lei nº 14.786, que institui o protocolo “Não é Não” para proteger vítimas e prevenir constrangimentos no turismo.

Com esse acordo, o Brasil dá mais um passo em direção a um turismo mais seguro, igualitário e inclusivo, reforçando seu compromisso com práticas globais de sustentabilidade e empoderamento feminino.













Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 17:48h • 08 de dezembro de 2024

Lei de 2025 restringe uso de celulares nas escolas de São Paulo; saiba o que muda

Nova lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas amplia as restrições sobre aparelhos eletrônicos em sala de aula, mas ainda permite seu uso para fins pedagógicos

Descrição da imagem

Saúde • 17:05h • 08 de dezembro de 2024

Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS

Videolaparoscopia também passou a integrar protocolo terapêutico

Descrição da imagem

Saúde • 16:39h • 08 de dezembro de 2024

Sites são proibidos de vender 48 marcas de whey protein com suspeita de adulteração

Determinada pela Senacon, a proibição impacta a venda de suplementos alimentares após denúncia de adulteração nas fórmulas de proteínas

Descrição da imagem

Economia • 16:09h • 08 de dezembro de 2024

Operação Olho no Pix: mais de 2 mil empresas fictícias suspensas em SP

Mais de 2 mil empresas fictícias foram criadas com nomes semelhantes aos de órgãos públicos e redes de varejo para aplicar fraudes financeiras

Descrição da imagem

Policial • 15:44h • 08 de dezembro de 2024

SP capacita 26 novas policiais para atender mulheres vítimas de violência doméstica

Com a ampliação da Cabine Lilás, mais de 50 policiais atuarão no atendimento especializado, proporcionando apoio, orientação e medidas protetivas às vítimas no estado de São Paulo

Descrição da imagem

Educação • 15:03h • 08 de dezembro de 2024

Escolas abrem inscrições para almoço nas férias

Mais de 3.500 escolas abrirão suas portas entre 2 e 31 de janeiro de 2025 para alimentação de famílias que precisam complementar as refeições nas férias

Descrição da imagem

Cidades • 14:38h • 08 de dezembro de 2024

Prefeitura de Cruzália garante presentes de Natal para crianças; saiba como retirar a senha

Para crianças de 0 a 11 anos e 11 meses, a retirada das senhas para os presentes de Natal pode ser feita até o dia 20 de dezembro

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:24h • 08 de dezembro de 2024

Correios lança série de selos em homenagem ao pintor Candido Portinari

As quatro peças filatélicas destacam obras desaparecidas de Portinari: “Grupo de mulheres” (1937), “Namorados” (1940), “Baiana com crianças” (1940), e “Lampião e Maria Bonita” (1947)