• Aeroclube de Assis atrai famílias com evento gratuito e shows aéreos no sábado; confira os detalhes
  • Festa do Milho de Assis encerra neste domingo com show de Maurício & Mauri
  • Assis dá show na Mega Sena: sete apostas faturam prêmio na quadra enquanto prêmio principal acumula
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 11:24h • 06 de julho de 2025

Olhos na natureza: São Paulo lança iniciativa para observar animais silvestres

Atividade começa no Parque Ecológico do Tietê e será expandida para outros oito parques urbanos da capital e região metropolitana; programa terá início em julho

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP

Além de promover a conexão com a natureza, o programa também tem caráter científico e de conservação das espécies
Além de promover a conexão com a natureza, o programa também tem caráter científico e de conservação das espécies

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo vai lançar um programa voltado à observação da fauna silvestre em parques urbanos. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia (DBB) e da Diretoria de Parques Urbanos (DPU), estreia no Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Engenheiro Goulart, com atividades diurnas.

O objetivo do programa é aproximar a população da natureza, incentivar a educação ambiental e promover a valorização da biodiversidade urbana. Para as visitas, serão fornecidos binóculos, lanternas de cabeça e lupas – que deverão ser devolvidos ao final das atividades – aos participantes, que poderão observar aves, pequenos mamíferos, insetos e outros animais silvestres que habitam os parques.

“Os parques urbanos não são apenas espaços de lazer: eles são habitat natural, refúgios importantes para a fauna nativa e oportunidades educativas riquíssimas. Ao observar os animais que vivem nesses locais, os visitantes passam a entender melhor o papel da natureza no cotidiano das cidades e a importância de protegê-la”, afirma Patrícia Locosque Ramos, diretora da DBB.

Além de promover a conexão com a natureza, o programa também tem caráter científico e de conservação das espécies. Os dados obtidos durante as atividades de avistamento serão usados para monitorar a diversidade da fauna local e estimular práticas comunitárias de preservação ambiental.

Uma das plataformas utilizadas para armazenar as imagens é o iNaturalist. A ferramenta é gratuita e permite que qualquer pessoa registre e compartilhe fotos -acompanhadas das respectivas localizações geográficas – de espécies observadas em qualquer lugar do mundo. Especialistas auxiliam na identificação dos registros, que ficam disponíveis para a sociedade.

Para participar, basta acessar o site www.inaturalist.org ou baixar o aplicativo iNaturalist no celular, criar um perfil e se juntar ao programa. A iniciativa também reforça a importância do uso responsável da plataforma e o respeito às normas dos parques: não deixar resíduos, não coletar organismos vivos e não alimentar os animais silvestres.

Agendamento

A participação nas atividades é gratuita, mas requer agendamento prévio, devido à limitação do número de pessoas por horário. Escolas e visitantes do parque poderão se inscrever diretamente com a administração local.

No caso do Parque Ecológico do Tietê, o agendamento é obrigatório para grupos escolares ou de observadores durante a semana (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h). As solicitações podem ser feitas pelo e-mail monitoriapet@sp.gov.br, pelos telefones (11) 2823-2250 / 2266 ou presencialmente na administração do parque. Já aos finais de semana, não é necessário agendamento: basta comparecer entre 10h e 15h, procurar a equipe do parque para retirar o material (como binóculo) e participar da atividade, que também será acompanhada por monitor ambiental.

“Queremos que os parques sejam cada vez mais reconhecidos como espaços vivos, onde é possível aprender, se encantar e participar ativamente da conservação ambiental. O programa reforça o papel dos parques urbanos como locais de convivência e também de respeito à vida silvestre”, destaca Ana Seabra, diretora da DPU.

O programa terá início na segunda quinzena de julho, aproveitando o período de férias escolares para estimular ainda mais a participação de crianças, jovens e famílias. A ação será levada gradativamente para outros oito parques urbanos da capital e região metropolitana. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 15:43h • 06 de julho de 2025

DF entra na rota do enoturismo: Cerrado surpreende com vinhos premiados e experiências únicas

Cerrado surpreende amantes do vinho com vinícolas premiadas e experiências enoturísticas no coração do DF

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:03h • 06 de julho de 2025

Aeroclube de Assis atrai famílias com evento gratuito e shows aéreos no sábado; confira os detalhes

Encontro no sábado, 5 de julho, reuniu exposições, brinquedos, gastronomia e apresentações aéreas, levando cultura, lazer e emoção ao público assisense

Descrição da imagem

Mundo • 14:27h • 06 de julho de 2025

Igualdade salarial: dois anos de lei marcam avanços e desafios por equidade no trabalho

A CLT garante, desde 1943, salário igual para a mesma função, sem distinção de sexo. Mesmo assim, mulheres ainda não estão em todos os cargos nem recebem sempre o mesmo salário que os homens

Descrição da imagem

Cidades • 14:02h • 06 de julho de 2025

Novos horários do transporte intermunicipal de Tarumã entram em vigor dia 7 de julho

Prefeitura de Tarumã divulga mudanças para melhorar atendimento e organização nas viagens entre os municípios

Descrição da imagem

Saúde • 13:37h • 06 de julho de 2025

Fiocruz alerta: vírus respiratórios seguem em alta na maior parte do Brasil

Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste

Descrição da imagem

Mundo • 13:01h • 06 de julho de 2025

Fui multado! Saiba como recorrer com 5 passos práticos e evitar prejuízos

Advogada especialista em trânsito explica como analisar notificações, pedir provas e respeitar prazos para cancelar multas injustas

Descrição da imagem

Mundo • 12:13h • 06 de julho de 2025

Prêmio Bicicleta Brasil 2025: inscrições abertas com mais categorias e prêmios maiores

Serão premiados com até R$ 50 mil projetos que incentivam o uso das bikes

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:58h • 06 de julho de 2025

Festa do Milho de Assis encerra neste domingo com show de Maurício & Mauri

Evento gratuito no Parque de Exposições reúne música sertaneja, talentos locais, parque de diversões e praça de alimentação beneficente

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?