• Voleibol feminino de Assis inicia temporada 2026 com foco em competições estaduais
  • Carnaval 2026 em Assis terá calor, alta umidade e chance de chuva, apontam INMET e Climatempo
  • Carnaval tem origem pagã e ligação com a Quaresma; entenda a história da festa
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:44h • 13 de fevereiro de 2026

Obesidade aumenta em 70% o risco de complicações por doenças infecciosas

Pesquisa com 540 mil pessoas, publicada na The Lancet, indica que a condição pode ter contribuído para uma em cada dez mortes por infecções em 2023

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: Arquivo Âncora1

Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram dados de mais de 67 mil adultos de dois estudos realizados na Finlândia e de aproximadamente 470 mil pessoas do UK Biobank, um dos maiores bancos de dados biomédicos do mundo.
Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram dados de mais de 67 mil adultos de dois estudos realizados na Finlândia e de aproximadamente 470 mil pessoas do UK Biobank, um dos maiores bancos de dados biomédicos do mundo.

A obesidade está associada a um aumento expressivo no risco de hospitalização e morte por doenças infecciosas. É o que revela um estudo com cerca de 540 mil participantes, publicado na revista científica The Lancet, que aponta a condição como possível fator determinante em uma em cada dez mortes por infecções registradas em 2023.

A pesquisa acompanhou, por uma média de 14 anos, pessoas com índice de massa corporal (IMC) elevado e analisou a relação entre obesidade e o agravamento de doenças infecciosas. Os resultados indicam maior risco de complicações em casos de gripe, Covid-19, pneumonia, gastroenterite, infecções urinárias e respiratórias.

Segundo os autores, indivíduos com obesidade — definida como IMC acima de 30 kg/m² — apresentaram risco 70% maior de hospitalização ou morte por qualquer doença infecciosa em comparação com pessoas com IMC dentro da faixa considerada normal. O risco aumenta progressivamente conforme o peso corporal: em casos de obesidade grave, com IMC acima de 40 kg/m², o risco foi três vezes maior.

Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram dados de mais de 67 mil adultos de dois estudos realizados na Finlândia e de aproximadamente 470 mil pessoas do UK Biobank, um dos maiores bancos de dados biomédicos do mundo.

A pesquisadora Solja Nyberg, da Universidade de Helsinki e uma das autoras do estudo, alerta para o impacto dos achados. “Com o aumento global das taxas de obesidade, é provável que também cresçam as mortes e hospitalizações por doenças infecciosas associadas a essa condição”, afirma.

O líder do estudo, Mika Kivimäki, da University College London, explica que fatores biológicos podem ajudar a entender essa relação. “A obesidade pode comprometer a resposta do sistema imunológico contra vírus, bactérias, parasitas e fungos, resultando em quadros mais graves”, avalia. Ele ressalta, porém, que novas pesquisas são necessárias para confirmar os mecanismos envolvidos.

O estudo também identificou diferenças regionais. Em países de alta renda, como os Estados Unidos, cerca de um quarto das mortes por doenças infecciosas esteve associado à obesidade. No Reino Unido, a proporção foi de uma em cada seis. Já no Vietnã, o índice foi de aproximadamente 1%.

Os autores destacam que, por se tratar de um estudo observacional, não é possível estabelecer uma relação direta de causa e efeito. “As estimativas ajudam a dimensionar o problema, mas devem ser interpretadas com cautela”, afirma Sara Ahmadi-Abhari, do Imperial College London, que também chama atenção para limitações na precisão dos dados, especialmente em países com menos recursos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 11:34h • 13 de fevereiro de 2026

Bombeiros alertam para risco de descargas elétricas no mar durante temporais no Carnaval

Um dos principais alertas dos bombeiros é que não é necessário estar chovendo no local para haver risco. As descargas elétricas podem ocorrer a vários quilômetros de distância da área onde a tempestade está se formando

Descrição da imagem

Classificados • 11:01h • 13 de fevereiro de 2026

Aberto processo seletivo para cadastro de estagiários na Anvisa

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 19 de fevereiro

Descrição da imagem

Policial • 10:58h • 13 de fevereiro de 2026

Em Assis força-tarefa apura suspeita de ligação entre grupo chinês e PCC em esquema de lavagem

Operação Dark Trader cumpriu 23 mandados em SP e SC e apura movimentação de mais de R$ 1,07 bilhão em sete meses

Descrição da imagem

Variedades • 10:24h • 13 de fevereiro de 2026

Detran-SP lança página exclusiva para veículos antigos e de coleção

Novo espaço reúne, em um só lugar, serviços para regularização de placas amarelas, obtenção da placa preta e emissão de certidão histórica

Descrição da imagem

Policial • 10:03h • 13 de fevereiro de 2026

Polícia de SP envia relatório ao MP sobre falhas de moderação em plataforma online

Documento do Governo de SP aponta brechas que têm permitido crimes contra crianças e adolescentes em ambientes digitais

Descrição da imagem

Economia • 09:23h • 13 de fevereiro de 2026

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Decreto assinado em novembro pelo presidente Lula alterou o programa

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:52h • 13 de fevereiro de 2026

Governo de SP sanciona lei que permite sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares

Lei foi inspirada em caso real de cão que viveu em cemitério por 10 anos e quando morreu foi enterrado junto de sua dona

Descrição da imagem

Mundo • 08:36h • 13 de fevereiro de 2026

Carnaval não é feriado nacional: entenda o que vale para trabalhadores

Apesar do senso comum, a terça-feira de Carnaval é ponto facultativo na maior parte do país; regras mudam conforme leis estaduais e municipais e afetam jornada, folga e remuneração

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar