Responsabilidade Social • 12:19h • 16 de abril de 2025
O perigo do chocolate para cães: saiba como proteger seu pet nesta Páscoa
Com a aproximação da Páscoa, donos de cães devem ficar atentos ao risco do consumo de chocolate, que pode ser fatal para os animais. Entenda os sintomas e como agir em casos de intoxicação
Da Redação | Com informações da Del Valle Editoria | Foto: Divulgação

Com a chegada da Páscoa, a tentação de comer chocolates é inevitável, tanto para os humanos quanto para os cães. No entanto, o que para nós pode ser uma delícia, pode representar um perigo sério para os nossos amigos peludos. O chocolate contém uma substância chamada theobromine, um alcaloide amargo relacionado à cafeína, que pode causar sérios problemas de saúde nos cães, até mesmo a morte.
De acordo com Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News, o consumo de chocolate pode ser fatal para um cão, dependendo de seu tamanho, da quantidade ingerida e do tipo de chocolate. "Cães pequenos, que pesam entre 5 e 20 kg, podem morrer ao ingerir entre 50 e 200 gramas de chocolate ao leite. Já os cães grandes têm maior tolerância, mas a regra mais segura é manter qualquer tipo de chocolate fora de seu alcance", orienta a especialista.
O problema com o chocolate é que ele é altamente atrativo para os cães, que acabam sendo atraídos por seu cheiro e sabor. Porém, se o cão ingerir chocolate, pode apresentar uma série de sintomas horas depois, como vômitos, diarreia, hiperatividade, respiração pesada, ritmo cardíaco acelerado, tremores musculares, distúrbios na bexiga e até coma. Em casos mais graves, a ingestão de chocolate pode levar a uma intoxicação grave, podendo ser fatal se o tratamento veterinário não for buscado rapidamente.
Quando se percebe que o cão ingeriu chocolate, é essencial agir rapidamente. Os veterinários podem induzir o vômito ou adotar outras estratégias para remover a toxina do organismo do animal. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais e procurar ajuda especializada o quanto antes.
"Escolher bem os alimentos para seu cão é garantir que ele tenha uma vida saudável. Evite estimulá-lo a comer o que você está consumindo, pois os cães têm necessidades dietéticas específicas. E lembre-se, não existe nada mais desagradável do que um animal implorando por comida à mesa", finaliza Vininha F. Carvalho.
Por isso, nesta Páscoa, se você tem um cachorro em casa, seja cuidadoso e não deixe chocolates acessíveis. O bem-estar do seu amigo de quatro patas depende de você!
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor