Política • 13:28h • 12 de janeiro de 2025
O mistério do convite para posse de Trump: o que está por trás dos cadastros no site oficial?
Ex-presidente Bolsonaro busca autorização para viajar aos EUA para a posse de Trump, mas há divergências sobre a formalidade do convite
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Divulgação/Frame/Inaugural
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente um documento oficial que comprove que o ex-mandatário foi formalmente convidado para a cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro de 2025. A solicitação foi uma resposta a um pedido da defesa de Bolsonaro para que fosse autorizado o retorno de seu passaporte, apreendido durante a Operação Tempus Veritatis da Polícia Federal em 2024.
Em sua decisão, Moraes argumenta que a solicitação não foi adequadamente documentada, exigindo provas de que a viagem ao exterior é mesmo para a posse de Trump. A defesa do ex-presidente solicitou a devolução do passaporte com a justificativa de que Bolsonaro precisa comparecer à cerimônia, mas até agora não forneceu os documentos necessários para sustentar tal afirmação. O ministro do STF apontou que o pedido precisa ser mais bem embasado antes de qualquer análise do mérito.
O site da posse: uma abertura para qualquer um?
Curiosamente, a nossa equipe de reportagem obteve acesso ao site oficial da posse, e confirmou que, ao preencher os requisitos de cadastro, qualquer pessoa pode solicitar um convite para o evento.
Embora qualquer pessoa possa preencher o formulário para o convite, o processo não é tão simples. O cadastro requer um número de telefone norte-americano para validação, o que já exclui boa parte de pessoas fora dos EUA. Além disso, embora a solicitação seja confirmada, não há garantia de que o convite será realmente enviado.
O que significa isso para Bolsonaro?
A questão do convite para a posse de Trump tornou-se mais complexa devido a esses aspectos. A solicitação da defesa de Bolsonaro levanta dúvidas, uma vez que o processo de inscrição no site da posse é aberto e sem restrições geográficas, mas com requisitos que tornam o acesso mais difícil para aqueles fora dos Estados Unidos.
A exigência do número de telefone americano é um obstáculo para muitos, e o fato de a solicitação ser confirmada sem garantia de convite levanta mais perguntas sobre a validade do convite do ex-presidente.
Passaporte e questões jurídicas
Além disso, a Operação Tempus Veritatis que resultou na apreensão do passaporte de Bolsonaro está em andamento, investigando uma suposta organização criminosa que teria como objetivo dar um golpe de Estado no Brasil. A prisão do passaporte é uma das medidas da investigação, e Bolsonaro já tentou reaver o documento por várias vezes, mas sem sucesso. Moraes tem sido enfático em suas decisões de manter a apreensão até que sejam resolvidas as questões legais do ex-presidente.
Com o prazo da posse de Trump se aproximando, a situação permanece um tanto nebulosa. O que parece claro, no entanto, é que o ex-presidente e sua defesa enfrentam obstáculos jurídicos tanto na comprovação do convite quanto na obtenção de seu passaporte, o que tem gerado novas discussões sobre a viagem e o possível comparecimento do ex-presidente à cerimônia de posse.
Essa situação levanta questões sobre o acesso e a transparência de processos como esses, especialmente quando estão envolvidos personagens públicos de alta relevância. Fica também a dúvida sobre o impacto das regras de cadastro e os critérios de convite para eventos de grande magnitude, como a posse de um presidente dos Estados Unidos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Assis, Tupã e Paraguaçu Paulista celebram grandes vencedores na Mega-Sena da Virada
Tupã registra aposta premiada de R$ 79 milhões com aposta de 10 números, enquanto Assis tem incríveis 76 ganhadores na quadra; Paraguaçu levou na quina
Cultura e Entretenimento
Filme assisense "Cidade by Motoboy" conquista prêmios e faz sua estreia internacional em Cuba