• Jeito Moreno e DJ Charlão animam a edição da Vila Agro em Assis nesta sexta-feira
  • Pesquisadora da Unesp Assis cria alimento híbrido com células animais e vegetais usando impressão 3D
  • Onda de calor atinge Assis no fim de semana com máximas de até 36ºC
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 15:12h • 25 de setembro de 2024

“O futuro é digital, mas também deve ser verde e inclusivo”, afirma Esther Dweck em evento da ONU

Ministra da Gestão representou o governo brasileiro no evento Cúpula do Futuro, promovido pela Organização das Nações Unidas, em Nova York

Da Redação/Ministério da Gestão | Foto: Divulgação

Ministra da Gestão representou o governo brasileiro no evento Cúpula do Futuro, promovido pela Organização das Nações Unidas, em Nova York, na segunda-feira (23/9).
Ministra da Gestão representou o governo brasileiro no evento Cúpula do Futuro, promovido pela Organização das Nações Unidas, em Nova York, na segunda-feira (23/9).

"O futuro é digital, mas também deve ser verde e inclusivo. Para isso, devemos impulsionar uma revolução digital justa e avançar na transformação das instituições públicas”, afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante a Cúpula do Futuro, em Nova York, na segunda-feira (23/9). No evento, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a ministra representou o governo brasileiro no painel “Rumo a um futuro digital comum: fortalecer a inovação inclusiva e a cooperação para colmatar as lacunas digitais”.

Esther Dweck ressaltou que soluções inovadoras para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, juntamente com a promoção da diversidade e da equidade, são essenciais para sociedades sustentáveis. “Reconhecendo o papel central da transformação digital em um desenvolvimento inclusivo e sustentável, o Brasil, sob a liderança do presidente Lula, está comprometido com uma tripla transição – digital, social e verde. Estes pilares devem compor uma estratégia para enfrentar as desigualdades sistêmicas tanto internas como entre os países”, reforçou.

A ministra detalhou que durante a presidência brasileira do G20, o governo focou na inclusão digital, compreendendo o seu papel vital para o crescimento econômico global e para o desenvolvimento regional. “Para promover a inclusão digital, temos de garantir uma conectividade significativa e acessível e desenvolver competências digitais que sejam cruciais para não deixar ninguém para trás”, salientou.

Esther Dweck destacou que o governo brasileiro fortaleceu o conceito de Infraestrutura Pública Digital (IPD), que integra dados e serviços às políticas públicas, como pagamentos digitais, identidades digitais e compartilhamento seguro de dados. Ela mostrou, por exemplo, como o Cadastro Único para políticas sociais (CadÚnico) e a nova Carteira de Identidade Digital, vinculada à plataforma GOV.BR, importantes exemplos de IPDs brasileiros, tiveram papel crucial durante o desastre natural no Rio Grande do Sul.

“O governo emitiu mais de 2,3 milhões de assistências financeiras, demonstrando o poder das ferramentas digitais na resposta a crises”, disse.

A ministra da Gestão também ressaltou a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é uma infraestrutura pública digital verde, que combate o desmatamento, promove a restauração ambiental e protege os direitos das populações indígenas e comunidades locais. Em breve, o CAR também será integrado nas políticas do mercado de carbono.

A ministra também apresentou como o Brasil está engajado no desenvolvimento e uso responsável e ético da inteligência artificial. Ela apontou que o Novo Plano Brasileiro de Inteligência Artificial inclui o desenvolvimento de capacidades autônomas nesta área e o lançamento de um LLM (modelo de IA) em língua portuguesa, que respeite os direitos de propriedade intelectual e o patrimônio cultural, promovendo a IA nos cuidados de saúde, educação e transportes.

Dweck também ressaltou que nas discussões sobre Economia Digital do G20, o Brasil propôs o debate sobre o tema da integridade da informação. “Pela primeira vez, alcançamos um consenso de alto nível sobre a importância da transparência e da responsabilidade para as plataformas digitais e sobre a necessidade de promover um ambiente de informação resiliente e diversificado”, pontuou.

Por fim, a ministra reafirmou o compromisso brasileiro em promover um futuro digital justo e igualitário. “Estamos aqui para colaborar com outras vozes globais para garantir um planeta para todos. Juntos, devemos agir agora para um futuro digital sustentável e inclusivo”, finalizou.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 09:24h • 19 de setembro de 2025

Anvisa proíbe venda de azeite Los Nobles e de suplemento alimentar

Órgão de vigilância sanitária alerta que os produtos são irregulares, sem registro e com riscos à saúde

Descrição da imagem

Educação • 09:02h • 19 de setembro de 2025

Inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos no Trampolim são prorrogadas até domingo (21)

Inscrições devem ser feitas pelo site do programa da SDE; aulas começam no dia 29 de setembro

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:49h • 19 de setembro de 2025

Jeito Moreno e DJ Charlão animam a edição da Vila Agro em Assis nesta sexta-feira

Evento terá feira de produtos frescos, gastronomia e atrações musicais com show da dupla Jeito Moreno e DJ Charlão Ferville

Descrição da imagem

Educação • 08:20h • 19 de setembro de 2025

Cinco dicas para ajudar crianças no desenvolvimento da leitura e da escrita

Especialista do Sistema Anglo de Ensino reforça importância do apoio de pais e professores no processo de alfabetização

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 08:06h • 19 de setembro de 2025

Pesquisadora da Unesp Assis cria alimento híbrido com células animais e vegetais usando impressão 3D

Estudo publicado na Nature Communications reúne Harvard, Singapura e Unesp de Assis e abre caminho para produção personalizada de alimentos sem criação ou abate de animais

Descrição da imagem

Variedades • 07:21h • 19 de setembro de 2025

Onda de calor atinge Assis no fim de semana com máximas de até 36ºC

Previsão do INMET indica temperaturas acima dos 30ºC entre sexta e domingo, com umidade baixa e chance de pancadas isoladas

Descrição da imagem

Mundo • 20:32h • 18 de setembro de 2025

Os riscos invisíveis dos "gatos" de energia na iluminação pública

Ligações clandestinas comprometem a rede elétrica, geram apagões e elevam a insegurança

Descrição da imagem

Mundo • 19:50h • 18 de setembro de 2025

Médicos Sem Fronteiras lança campanha global e pressiona líderes por cessar fogo imediato em Gaza

Organização denuncia genocídio contra palestinos e pede ação urgente da comunidade internacional

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?