Saúde • 11:40h • 03 de julho de 2025
Nutrientes certos ajudam a prevenir gripes e resfriados na estação mais fria do ano
Médica da Nestlé Health Science destaca o papel de hábitos saudáveis e suplementação para manter o sistema imunológico em equilíbrio durante a estação mais fria
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Agência Pub | Foto: Divulgação

Com a chegada do inverno, aumentam os casos de gripes, resfriados e infecções respiratórias no Brasil. Baixas temperaturas e maior tempo em ambientes fechados favorecem a transmissão de vírus e bactérias. Dados recentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam para um crescimento acelerado de doenças respiratórias, especialmente da influenza A, nesse período do ano. Diante desse cenário, reforçar os cuidados com a saúde e o fortalecimento do sistema imunológico torna-se essencial.
A Dra. Valeria Rosenfeld, gerente médica da Nestlé Health Science, lembra que o mais básico costuma ser o mais eficaz. “Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, hidratação adequada, prática de atividade física e, quando necessário, suplementação, são medidas importantes para fortalecer a imunidade durante o inverno”, explica.
Segundo a especialista, o sistema imunológico depende de fatores variados para funcionar bem: sono de qualidade, ingestão adequada de proteínas e antioxidantes que atuam diretamente nas células de defesa. Em algumas situações, apenas a alimentação não supre todas as necessidades do corpo, sendo necessário recorrer a suplementos.
“A suplementação nutricional ajuda muito nesse processo, especialmente no inverno, quando há menos exposição ao sol e maior incidência de doenças respiratórias por causa do clima frio e seco”, esclarece Dra. Valeria. Nutrientes como vitamina D, vitamina C, zinco e selênio são essenciais para uma resposta imune eficiente e podem ser obtidos com suplementos alimentares, sempre com orientação profissional.
Ela lembra ainda que outros nutrientes também desempenham papel importante na imunidade, como proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e vitamina A. Alimentos como frutas cítricas, vegetais verde-escuros, oleaginosas e peixes são grandes aliados para garantir esses nutrientes na dieta diária.
“Mais importante que qualquer regra geral é buscar acompanhamento profissional para entender as necessidades individuais e cuidar da saúde de forma preventiva e personalizada”, completa.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital