Cultura e Entretenimento • 17:13h • 21 de novembro de 2024
Número recorde de salas de cinema no Brasil
Expansão do parque exibidor é o maior da última década
Da Redação com informações da Ancine | Foto: Arquivo Âncora1
A ANCINE divulgou, neste mês de novembro, dados sobre a evolução e a expansão do parque exibidor brasileiro. Os números mostram a retomada do crescimento de salas de cinema no Brasil, alcançando o maior patamar da série histórica, e confirmam a trajetória de crescimento e a atualização tecnológica dos cinemas brasileiros, inclusive no que se refere à acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.
De acordo com o gráfico do Painel de Complexos e Salas de Exibição do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual - OCA, atualmente são 3.481 cinemas em funcionamento em todos os 26 Estados do país e no Distrito Federal. O número estabelece o maior patamar registrado na série histórica. O recorde anterior fora registrado em 2019, no período pré-pandemia, com 3.478 salas em funcionamento.
Entre os destaques dessa recuperação está o aumento da capilaridade da política pública, que passa a contemplar a população de cidades onde não havia salas de cinema e a alcançar pessoas com deficiência visual e auditiva, a partir da adoção de soluções de acessibilidade em todo o parque exibidor brasileiro.
Apoio e indução do FSA
Para a indução da retomada do crescimento, linhas de crédito do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA foram lançadas, permitindo o financiamento da construção de novas salas e da modernização de cinemas. Neste ano de 2024, as linhas de crédito contam ainda com incentivos especiais para a construção de cinemas em localidades sem salas de exibição.
Como resultado dessa política pública, a construção de mais de 156 novas salas está sendo financiada pelo FSA em todo o país, o que significa uma perspectiva de ampliação deste recorde histórico. Além da modernização de outras 84 salas de cinema, com vistas à atualização tecnológica e à melhoria da experiência pelos usuários das salas.
As novas salas contemplam 21 municípios que não contavam com cinema, ampliando o acesso à cultura e ao entretenimento em todo o território nacional.
As políticas públicas voltadas ao cinema brasileiro são fundamentais para a recuperação do mercado cinematográfico. No mundo inteiro, muitos cinemas encerraram suas operações definitivamente e, até hoje, poucos países conseguiram recuperar sua atividade cinematográfica pela série histórica. No Brasil a produção, a distribuição e a exibição cinematográfica, no contexto das políticas públicas, permitem a recuperação dos cinemas.
Crescimento e inclusão
As políticas públicas para desenvolvimento da indústria audiovisual são também inclusivas.
Conforme normativo aprovado pela ANCINE, desde 2023 todo o parque exibidor brasileiro conta com recursos de acessibilidade visual e auditiva, de forma a garantir a universalização do acesso por toda e qualquer pessoa com deficiência, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social