• Crianças podem ligar para o SAMU? Especialista explica como preparar os pequenos
  • Prefeitura promove campanha educativa para motoristas e motociclistas em Assis
  • Dia Internacional da Menina é celebrado neste sábado com reconhecimento oficial no Brasil
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 13:07h • 11 de outubro de 2025

Número de professores temporários no Brasil é maior que na OCDE

Dados são de pesquisa internacional de ensino e aprendizagem

Agência Brasil | Foto: José Cruz/Agência Brasil

A pesquisa, feita a partir de entrevistas com professores e diretores, principalmente dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, compara a educação em 53 países.
A pesquisa, feita a partir de entrevistas com professores e diretores, principalmente dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, compara a educação em 53 países.

No Brasil, aproximadamente dois a cada três professores têm contratos permanentes nas escolas onde trabalham. Os demais estão em cargos substitutos ou temporários que, por vezes, têm duração de menos de 1 ano. Os dados são da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem 2024 (Talis), divulgada na segunda-feira (6) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A pesquisa, feita a partir de entrevistas com professores e diretores, principalmente dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, compara a educação em 53 países.

De acordo com os resultados, enquanto no Brasil 64% dos professores têm contratos permanentes nas escolas onde trabalham, entre os países da OCDE a média é superior, com 81% dos docentes com contratos permanentes. No Brasil, a porcentagem desse tipo de contrato inclusive caiu 16 pontos percentuais em 2024, em relação à última pesquisa, de 2018.

Segundo o estudo, contratos permanentes dão mais segurança aos professores e, consequentemente, têm impacto no ensino.

“Como a maior parte dos funcionários, a maioria dos professores busca estabilidade no emprego. Um componente importante da segurança no emprego dos professores é a sua modalidade de contrato. Os contratos permanentes não têm duração limitada, enquanto os contratos por prazo determinado têm duração específica. O emprego temporário envolve algum grau de insegurança e imprevisibilidade, o que pode causar tensão e impedir que alguns funcionários funcionem de forma ideal em seu ambiente de trabalho”, aponta a pesquisa.

Entre os países com dados disponíveis, o Brasil aparece como o quinto pior no ranking, superando apenas Xangai, na China, com 33% dos professores das escolas com contratos permanentes; Emirados Árabes Unidos (34%), Bahrein (55%) e Costa Rica (56%). Na outra ponta, estão Dinamarca, Letônia e França, com porcentagens de contratos permanentes próximos a 100%.

Condições de trabalho

A pesquisa mostra que, no Brasil, menos de um a cada quatro professores, 22%, estão satisfeitos com o salário que recebem. Essa porcentagem aumentou quatro pontos percentuais desde 2018. A parcela, no entanto, ainda é inferior à média da OCDE, que é de 39% dos professores satisfeitos com o que recebem.

Em relação ao salário, o Brasil aparece no quinto pior lugar do ranking entre os países com esse dado disponível. Na frente de Malta, em último lugar, com menos de 10% dos professores satisfeitos, Portugal, Islândia e Turquia.

Levando em consideração outros aspectos do contrato, como benefícios, carga horária, entre outros, o Brasil também aparece na parte inferior do ranking, com o terceiro pior lugar, caindo de 52% dos professores satisfeitos em 2018 para 44% satisfeitos com as condições de trabalho. A média da OCDE é de 68%.

Nesse aspecto, o relatório mostra que enquanto na Áustria, Bulgária, Colômbia, República Checa, Letônia, Polônia, Romênia, República Eslovaca e Uzbequistão pelo menos 80% dos professores estão satisfeitos com as suas condições de trabalho (excluindo salários), menos de 40% relatam o mesmo no Japão e em Portugal, únicos países superados pelo Brasil.

“A remuneração desempenha um papel importante na atração e retenção de professores, garantindo que seu trabalho seja financeiramente sustentável e competitivo com outras profissões”, explica a pesquisa Talis.

A Talis foi feita no Brasil pela quarta vez, entre os meses de junho e julho de 2024. Os estudos foram conduzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a colaboração das secretarias de Educação das 27 Unidades Federativas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 18:38h • 11 de outubro de 2025

Conselho da OAB aponta erro jurídico grave em interrogatório da telenovela Vale Tudo

Especialista alerta para erro jurídico em interrogatório sem advogado e destaca importância da representação legal garantida pela Constituição

Descrição da imagem

Economia • 17:25h • 11 de outubro de 2025

Indústria brasileira consome 31,8% da energia do país e aposta em tecnologia para reduzir custos

Com custos entre os mais altos do mundo, setor aposta em automação, geração distribuída e digitalização para reduzir gastos e ampliar produtividade

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:43h • 11 de outubro de 2025

Marcos & Belutti encerram o Maracaí Rodeio Fest 2025 neste sábado

Dupla sobe ao palco no dia 11 de outubro, fechando com chave de ouro quatro dias de festa, música e tradição sertaneja

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:08h • 11 de outubro de 2025

Rota dos Milagres é opção para quem busca descanso e praias paradisíacas em Alagoas

Roteiro percorre as cidades de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, proporcionando diversas opções de turismo

Descrição da imagem

Educação • 15:50h • 11 de outubro de 2025

36ª Semana de Tecnologia da FEMA debate tendências e inovação na área da computação

Evento contou com palestras, minicursos e a presença de especialistas renomados, como o cofundador da Totvs, Ernesto Haberkorn

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:27h • 11 de outubro de 2025

Ministério da Cultura abre inscrições para curso on-line de animação digital

Formação acessível e aberta ao público amplia oportunidades no universo da animação

Descrição da imagem

Educação • 14:43h • 11 de outubro de 2025

Unesp alcança pela primeira vez o top 3 das melhores universidades do Brasil

Instituição paulista sobe da sexta para a terceira posição no país no ranking da Times Higher Education, com destaque para ensino, pesquisa e inovação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:10h • 11 de outubro de 2025

SP e Osesp lançam chamada para escolas participarem do programa Descubra a Orquestra

Serão oferecidas 23 vagas para Concertos Didáticos na Sala São Paulo e na Estação Motiva Cultural, cada uma correspondendo a 45 ingressos destinados a alunos e professores, totalizando 1.035 ingressos

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?