Política • 10:05h • 16 de junho de 2024
Novo protesto na Avenida Paulista contra projeto de lei que restringe aborto legal
Manifestantes criticam proposta que limita prazo para aborto em casos legais e aumenta penas
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto
No sábado (15), manifestantes se reuniram na Avenida Paulista para protestar contra o projeto de lei que pretende fixar em 22 semanas o prazo máximo para abortos legais e aumentar a pena máxima para quem realiza o procedimento de 10 para 20 anos.
O projeto, votado para tramitar em regime de urgência na última quarta-feira (12), gerou revolta entre grupos feministas e defensores dos direitos das mulheres.
O projeto de lei, se aprovado, afetará principalmente crianças vítimas de estupros, cujos casos muitas vezes demoram a ser identificados. Segundo o Fórum de Segurança Pública, 74.930 pessoas foram estupradas no Brasil em 2022, sendo 61,4% dessas vítimas crianças de até 13 anos.
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) manifestou "profunda preocupação" com o projeto, destacando que o limite de 22 semanas para a interrupção da gravidez decorrente de estupro impõe uma barreira significativa para as vítimas, muitas vezes obrigando-as a levar a gravidez a termo, o que pode ser considerado tratamento cruel e degradante.
A OAB-SP também ressaltou que a criminalização severa do aborto não reduz a sua ocorrência, mas empurra as meninas e mulheres para procedimentos clandestinos inseguros e com alto risco de vida, aprofundando a discriminação social.
Durante a Cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou contra o projeto, afirmando que é necessário tratar o aborto como uma questão de saúde pública.
Durante o ato, as manifestantes coletaram assinaturas contra o Projeto de Lei 1.904/24, pedindo que o projeto seja arquivado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social