Ciência e Tecnologia • 17:50h • 29 de julho de 2024
Novo projeto do INPE fortalece preservação da Amazônia com alta tecnologia
Projeto visa aprimorar monitoramento florestal e controle do desmatamento na região
Da Redação | Com informações do MCTI | Foto: INPE
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está prestes a iniciar um projeto significativo que visa transferir tecnologia espacial para os países da Bacia Amazônica. Esta iniciativa faz parte do programa "Florestas e Mudanças Climáticas", promovido pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), com o apoio técnico do INPE e financiamento do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O projeto tem como principal objetivo melhorar os sistemas nacionais de monitoramento da cobertura florestal e controle do desmatamento nos países membros da OTCA, que incluem Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Este aprimoramento é essencial para a conservação das florestas, redução das emissões de carbono e fortalecimento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável na região amazônica.
A iniciativa está dividida em duas fases. A primeira fase, ocorrida entre 2014 e 2018, envolveu a capacitação de profissionais dos países amazônicos nos projetos PRODES e TerraClass, ambos focados no monitoramento da floresta amazônica. A segunda fase, que está prestes a começar, dará continuidade a esses esforços, expandindo a cooperação e a transferência de tecnologia.
Recentemente, reuniões foram realizadas para revisar os componentes do projeto e alinhar as demandas dos países envolvidos. Durante esses encontros, também foram feitas apresentações para representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do BNDES, esclarecendo detalhes e sanando dúvidas sobre o programa.
Este projeto não apenas visa fortalecer os sistemas de monitoramento florestal e controle do desmatamento, mas também busca criar uma base sólida para o desenvolvimento social, ecológico e econômico na região amazônica.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social