Ciência e Tecnologia • 16:17h • 23 de dezembro de 2024
Novo espaço no Jardim Botânico abriga 240 mil amostras científicas
Coleções de 200 anos serão realocadas para garantir melhor conservação e impulsionar a pesquisa científica
Da Redação | Com informações da Semil | Foto: Divulgação
O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, está realizando uma readequação de suas coleções científicas no Jardim Botânico. Com um investimento de R$ 900 mil, as amostras botânicas, geológicas e paleontológicas, que têm grande valor histórico e científico, serão transferidas para um novo espaço maior, climatizado e protegido da luz.
O acervo, que reúne 240 mil amostras de biodiversidade brasileira e de mais de 100 países, conta com exemplares coletados há até 200 anos. As novas instalações, que estarão localizadas no piso térreo do Jardim Botânico, têm como objetivo garantir a preservação dos itens e oferecer melhores condições para pesquisa. Entre os itens mais curiosos estão amostras de plantas coletadas na época do Império e até espécies que habitavam a Avenida Paulista antes da sua urbanização.
As coleções biológicas são um banco de dados valioso para entender os impactos da atividade humana no meio ambiente. Elas são essenciais para pesquisas sobre mudanças climáticas, preservação da biodiversidade e práticas sustentáveis, funcionando como indicadores da qualidade do ar e do solo ao longo do tempo.
O projeto de readequação do espaço contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da concessionária do Jardim Botânico, Reserva Paulista, e vai permitir que as coleções desempenhem um papel ainda mais relevante na ciência e na conscientização ambiental.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Cidades
Novo vídeo pode ajudar nas buscas por Mateus Valim, desaparecido desde quarta-feira
Após o sumiço do garoto na última quarta-feira, a cidade de Assis continua mobilizada e a polícia segue as investigações, com novo vídeo surgindo e alimentando as esperanças pela solução do caso