Mundo • 09:40h • 07 de agosto de 2024
Novo acordo facilita conversão de CNH para brasileiros no Chile e chilenos no Brasil
Mais de um milhão de turistas e residentes são beneficiados com a simplificação do processo de habilitação
Da Redação | Com informações do Ministério dos Transportes | Foto: Arquivo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva firmou, em Santiago, um acordo com o presidente chileno Gabriel Boric que facilita a conversão de carteiras de habilitação entre Brasil e Chile. O Acordo para Reconhecimento Recíproco de Carteiras de Habilitação permite que brasileiros residentes no Chile e chilenos residentes no Brasil solicitem a habilitação do país de residência sem a necessidade de novos exames teóricos ou práticos.
O acordo, parte de 19 tratados assinados durante a visita de Lula ao Chile, beneficia cerca de 600 mil turistas brasileiros que visitam o Chile anualmente e mais de 458 mil turistas chilenos que vieram ao Brasil em 2023. A medida é válida para carteiras definitivas emitidas antes da obtenção do status de residente e exige que o solicitante esteja em conformidade com as condições físicas e mentais previstas pela legislação local.
Além de simplificar a vida dos residentes, o acordo traz vantagens para turistas. Cidadãos maiores de idade podem dirigir temporariamente nos países vizinhos usando a CNH válida do país de origem, sem a necessidade de uma permissão especial. No entanto, esta facilidade não se aplica a carteiras de habilitação profissionais.
Este é o terceiro acordo internacional do Brasil que beneficia condutores em menos de um ano, após acordos semelhantes com Portugal e Itália, que também permitem a conversão simplificada da CNH para residentes brasileiros nesses países.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social