• Voleibol feminino de Assis inicia temporada 2026 com foco em competições estaduais
  • Carnaval 2026 em Assis terá calor, alta umidade e chance de chuva, apontam INMET e Climatempo
  • Carnaval tem origem pagã e ligação com a Quaresma; entenda a história da festa
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 09:23h • 13 de fevereiro de 2026

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

Decreto assinado em novembro pelo presidente Lula alterou o programa

Agência Brasil | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores.
As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores.

As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entraram em vigor na terça-feira (10). Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor.

Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes, pelas operadoras, não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional.

Além disso, o repasse do dinheiro aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação. Até então, restaurantes e similares recebiam os valores 30 dias após as transações.

Já estavam em vigor, com a assinatura do decreto, as regras de proteção, com a proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação.

A nova regulamentação do PAT já foi questionada na Justiça pelas maiores empresas de vale-alimentação e refeição do país, que obtiveram liminares suspendendo fiscalização ou aplicação de punições. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “por ora, elas estão protegidas de sanções por descumprimento das regras de taxas e prazos, mas não estão dispensadas das demais obrigações do decreto e do PAT”.

“É fundamental que todas as empresas ajustem suas operações para estar em conformidade com o novo normativo, inclusive aquelas que possuem liminar.

As liminares não suspendem a vigência do decreto como um todo, nem estendem seus efeitos a outras empresas. O decreto está em pleno vigor e deve ser integralmente cumprido. A obrigatoriedade de observância das novas regras, como o teto de taxas e os prazos de liquidação, é imediata para todo o mercado, segundo a pasta.

As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio para empresas e estabelecimentos, garantindo que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação.

Criado em 1976, o PAT é a política pública mais antiga do MTE e vai completar 50 anos em 2026. O programa conta com 327 mil empresas cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

Próximas mudanças

Outra mudança entra em vigor a partir de 10 de maio, com a transição do sistema atual, em que o cartão de vale-alimentação ou vale-refeição só pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados por uma única operadora, para um novo arranjo, no qual o benefício poderá ser aceito em diferentes maquininhas e estabelecimentos, independentemente da empresa emissora ou da bandeira.

Em novembro, 360 dias após a assinatura do decreto, está prevista a interoperabilidade plena do sistema, quando qualquer cartão PAT deverá ser aceito em qualquer maquininha de pagamento no Brasil.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 11:01h • 13 de fevereiro de 2026

Aberto processo seletivo para cadastro de estagiários na Anvisa

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 19 de fevereiro

Descrição da imagem

Policial • 10:58h • 13 de fevereiro de 2026

Em Assis força-tarefa apura suspeita de ligação entre grupo chinês e PCC em esquema de lavagem

Operação Dark Trader cumpriu 23 mandados em SP e SC e apura movimentação de mais de R$ 1,07 bilhão em sete meses

Descrição da imagem

Variedades • 10:24h • 13 de fevereiro de 2026

Detran-SP lança página exclusiva para veículos antigos e de coleção

Novo espaço reúne, em um só lugar, serviços para regularização de placas amarelas, obtenção da placa preta e emissão de certidão histórica

Descrição da imagem

Policial • 10:03h • 13 de fevereiro de 2026

Polícia de SP envia relatório ao MP sobre falhas de moderação em plataforma online

Documento do Governo de SP aponta brechas que têm permitido crimes contra crianças e adolescentes em ambientes digitais

Descrição da imagem

Saúde • 09:44h • 13 de fevereiro de 2026

Obesidade aumenta em 70% o risco de complicações por doenças infecciosas

Pesquisa com 540 mil pessoas, publicada na The Lancet, indica que a condição pode ter contribuído para uma em cada dez mortes por infecções em 2023

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:52h • 13 de fevereiro de 2026

Governo de SP sanciona lei que permite sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares

Lei foi inspirada em caso real de cão que viveu em cemitério por 10 anos e quando morreu foi enterrado junto de sua dona

Descrição da imagem

Mundo • 08:36h • 13 de fevereiro de 2026

Carnaval não é feriado nacional: entenda o que vale para trabalhadores

Apesar do senso comum, a terça-feira de Carnaval é ponto facultativo na maior parte do país; regras mudam conforme leis estaduais e municipais e afetam jornada, folga e remuneração

Descrição da imagem

Esporte • 08:05h • 13 de fevereiro de 2026

Voleibol feminino de Assis inicia temporada 2026 com foco em competições estaduais

Equipe da Secretaria Municipal de Esportes já treina para Jogos da Juventude, Jogos Regionais, Copa do Estado e Liga Amar

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar