Mundo • 11:19h • 02 de setembro de 2025
Novas regras da Anatel ampliam direitos dos consumidores de telecomunicações
Entrou em vigor na segunda-feira (1º/9) o novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC), da Anatel. A medida moderniza as normas para garantir mais transparência, agilidade e proteção no uso de serviços de telefonia, internet e TV por assinatura
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1

O novo regulamento foi construído após amplo debate com representantes da sociedade e do setor de telecomunicações. Entre os principais avanços estão regras mais claras, foco na transparência das ofertas e atendimento mais rápido.
Uma das novidades é a Etiqueta Padrão, que deve apresentar, de forma simples, as principais características de cada plano. O RGC também mantém a proibição de reajuste de preço antes de 12 meses de contrato e exige mais clareza na migração de ofertas após o término do período contratado. Além disso, amplia a proteção do consumidor em casos de falhas ou interrupções no serviço, com compensações mais ágeis.
A Anatel ainda lançou em seu portal um espaço totalmente reformulado para orientar os consumidores sobre os novos direitos e facilitar o acesso a informações e canais de atendimento.
Com as mudanças, a agência busca acompanhar as transformações tecnológicas e assegurar que os usuários tenham relações mais justas e transparentes com as operadoras.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital