Ciência e Tecnologia • 11:10h • 03 de agosto de 2024
Nova fase do Celular Seguro facilita recuperação de aparelhos roubados
Ministério da Justiça lança protocolo para rastreamento e devolução de celulares furtados, envolvendo 11 estados
Da Redação | Com informações do MJ | Foto: Arquivo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira (1º) a nova fase do programa Celular Seguro, focada na recuperação de celulares roubados ou furtados. A iniciativa inclui a criação de um Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, baseado no sucesso do programa no Piauí, que reduziu em 50% os roubos e furtos de celulares na capital, Teresina.
Os estados de Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins participarão da fase inicial do protocolo. Os operadores de telefonia informarão automaticamente à polícia sempre que um novo chip for instalado em um celular registrado como roubado ou furtado, permitindo que as autoridades atuem rapidamente na recuperação dos aparelhos.
Além de facilitar a recuperação, a nova fase do programa inclui medidas para proteger a saúde mental e financeira dos usuários. Os apostadores poderão estabelecer limites para o tempo de uso e recursos gastos, e os operadores de apostas terão a responsabilidade de monitorar e alertar os usuários sobre comportamentos problemáticos.
Até agora, mais de 2 milhões de pessoas já se cadastraram no sistema Celular Seguro, que permite aos usuários bloquear seus aparelhos e aplicativos financeiros em caso de furto ou roubo. Desde o lançamento, 68 mil alertas de bloqueio foram disparados, mostrando a eficácia e a necessidade do programa na proteção dos cidadãos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social