• Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
  • Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas
  • Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:40h • 22 de setembro de 2025

Nova diretriz sobre obesidade e sobrepeso foca em risco cardiovascular

Documento foi elaborado por associações brasileiras de saúde

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

De acordo com o documento, profissionais de saúde devem categorizar o risco cardiovascular de pacientes com sobrepeso ou obesidade como risco baixo, moderado e alto.
De acordo com o documento, profissionais de saúde devem categorizar o risco cardiovascular de pacientes com sobrepeso ou obesidade como risco baixo, moderado e alto.

Uma nova diretriz brasileira determina que todos os pacientes adultos com sobrepeso ou obesidade devem ter sua condição cardiovascular avaliada e categorizada. O documento foi elaborado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e Academia Brasileira do Sono (ABS).

A Diretriz Brasileira Baseada em Evidências de 2025 para o Manejo da Obesidade e Prevenção de Doenças Cardiovasculares e Complicações Associadas à Obesidade prevê também que pacientes adultos com idade entre 30 e 79 anos com sobrepeso ou obesidade, sem doença cardiovascular prévia, devem ter sua condição cardiovascular avaliada por meio do escore Prevent – ferramenta que calcula a probabilidade de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca ao longo dos dez anos seguintes.

De acordo com o documento, profissionais de saúde devem categorizar o risco cardiovascular de pacientes com sobrepeso ou obesidade como risco baixo, moderado e alto, conforme descrito a seguir:

- risco baixo: pessoas com sobrepeso ou obesidade, com Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 40 e idade menor que 30 anos, que não apresentam nenhum fator de risco cardiovascular; pessoas com sobrepeso ou obesidade com idade maior ou igual a 30 anos, com risco cardiovascular calculado pelo escore Prevent como menor que 5% em 10 anos.

- risco moderado: pessoas com sobrepeso ou obesidade, com IMC menor que 40, que nunca tiveram eventos cardiovasculares, com um ou mais fatores de risco; pessoas com sobrepeso ou obesidade, com IMC menor que 40, em prevenção primária, com risco cardiovascular calculado pelo escore Prevent como entre 5% e menor que 20% em dez anos.

- risco alto: pessoas com doença coronariana crônica confirmada, infarto agudo do miocárdio, AVC isquêmico ou acidente isquêmico transitório, doença arterial obstrutiva periférica, revascularização em qualquer território arterial; pessoas em prevenção primária, com risco cardiovascular calculado pelo escore Prevent maior ou igual a 20% em dez anos; pessoas com diabetes tipo 2 há mais de dez anos; pessoas com doença renal crônica 3b; pessoas com escore de cálcio coronário maior que 100 sem diabetes ou maior que 10 com diabetes.

Outra categoria definida pela diretriz trata de risco alto especificamente para insuficiência cardíaca, válido para pessoas com IMC maior que 40, mesmo assintomáticas; pessoas com obesidade, diabetes e hipertensão associados; pessoas com apneia obstrutiva do sono grave; pessoas com fibrilação atrial; pessoas com doença renal crônica grau 3b; pessoas com risco de insuficiência cardíaca calculado pelo escore Prevent igual ou maior que 20% para os dez anos seguintes; pessoas com doença aterosclerótica cardiovascular estabelecida; pessoas com sintomas sugestivos de insuficiência cardíaca.

Canetas emagrecedoras

A nova diretriz destaca ainda o papel de substâncias como a liraglutida e a semaglutida, princípios ativos de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, no combate ao sobrepeso e à obesidade. O documento recomenda, por exemplo, o uso da liraglutida para pacientes adultos com sobrepeso ou obesidade e risco cardiovascular moderado ou alto com o objetivo de perda de peso e de redução de risco cardiovascular.

Outra recomendação inclui o tratamento com a semaglutida em pessoas com IMS maior ou igual a 27, sem diabetes e com doença cardiovascular estabelecida (prevenção secundária) com o objetivo de redução de risco de mortes relacionadas a doença cardiovascular, infarto agudo do miocárdio e AVC.

O documento também recomenda a perda de peso para pessoas com obesidade e apneia obstrutiva do sono moderada a grave, com o objetivo de melhora ou remissão da apneia; para pessoas com obesidade e insuficiência cardíaca estabelecida com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, a função cardíaca e a capacidade para o exercício físico.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:01h • 14 de dezembro de 2025

Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max

Episódio encerra o arco ambientado em 1962 e marca o desfecho do mais recente ciclo de terror da cidade criada por Stephen King

Descrição da imagem

Saúde • 19:26h • 14 de dezembro de 2025

O mês mais emocional do ano: cinco passos para enfrentar dezembro com mais equilíbrio

Último mês do ano reúne cobranças internas, rotina acelerada e expectativa por um novo ciclo, e especialista ensina cinco práticas que ajudam a reduzir o impacto emocional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 14 de dezembro de 2025

Vendavais e imóveis: o que diz a lei sobre quem paga a conta após tempestades

Danos estruturais, queima de aparelhos e falta de energia estão entre os principais conflitos que surgem após tempestades, e especialistas explicam como a lei divide obrigações

Descrição da imagem

Saúde • 17:19h • 14 de dezembro de 2025

Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas

Especialistas explicam sinais, riscos e como agir diante de uma emergência cardíaca súbita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 14 de dezembro de 2025

Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia

Espaço no Conjunto Nacional une palco, tecnologia e creators em modelo inédito de cultura, negócios e inovação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 14 de dezembro de 2025

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:41h • 14 de dezembro de 2025

Férias de verão: Corpo de Bombeiros reforça recomendações sobre airbags

Algumas atitudes que garantem o melhor uso do airbag do carro, em caso de acidentes. O dispositivo é um dos principais aliados na redução de lesões graves em colisões, mas seu funcionamento adequado depende de cuidados simples que podem evitar riscos aos ocupantes

Descrição da imagem

Saúde • 15:06h • 14 de dezembro de 2025

Tratamento com CBD e THC traz estabilidade inédita a paciente de 75 anos

Tratamento com formulação hidrossolúvel muda a estabilidade emocional de Ana Maria e transforma também a vida da família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025