Mundo • 15:25h • 08 de agosto de 2024
Negócios de desmonte e vistoria sob nova classificação de risco em SP
A medida visa aumentar a segurança na operação e abertura de empresas que prestam serviços para o órgão
Da Redação | Com informações do Detran | Foto: Divulgação
O comitê Facilita SP, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo paulista em setembro de 2023, alterou a classificação de risco de várias atividades econômicas relacionadas ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Desde 30 de julho, negócios como desmontagem, vistoria e emplacamento, que antes eram considerados de baixo risco, passam a ser classificados como de médio a alto risco. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado e visa aumentar a segurança na abertura e operação dessas empresas.
Reclassificação e segurança
A elevação no risco das atividades relacionadas ao Detran-SP, como desmontes, vistorias e emplacadoras, tem o objetivo de assegurar melhores práticas e segurança na prestação de serviços. Conforme as novas normas do Facilita SP, atividades consideradas de pouco risco são dispensadas de apresentar licenças e alvarás para iniciar suas operações. No entanto, com a nova classificação, essas empresas precisarão cumprir requisitos adicionais de segurança e regulamentação.
A reclassificação foi resultado de um diálogo contínuo entre o Detran-SP e o Facilita SP, e leva em conta diversos elementos, incluindo condicionantes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e do Corpo de Bombeiros. A medida reflete a importância de regulamentar adequadamente atividades que impactam diretamente a segurança pública e o trânsito.
Categorias de alto e médio risco
Quatro perfis de empreendimento foram reclassificados como de médio a alto risco: desmontes ou recicladores ligados ao varejo de peças e acessórios de veículos usados, empresas de vistoria credenciada (EVC), estampadoras de placa, e regravadoras e remarcadoras de chassi e de motor. Essa mudança busca assegurar que essas operações, que envolvem manipulação e identificação de veículos, sejam realizadas com maior controle e segurança.
Parcerias e integração de sistemas
Além da reclassificação de risco, o Detran-SP está colaborando com o Facilita SP para integrar seus sistemas com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Reuniões semanais estão sendo realizadas para avaliar a viabilidade dessa integração, que visa otimizar a interface entre as entidades e acelerar a abertura de negócios.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social