• Estudo da Unesp sobre impacto de agrotóxicos em abelhas recebe menção honrosa da Capes
  • Concha Acústica recebe hoje a Feira de Rock de Assis com atrações culturais e gastronômicas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 09:01h • 04 de abril de 2025

Não caia em pegadinhas sobre o INSS

Acreditar em boatos pode ter consequências reais e afetar diretamente o futuro financeiro das pessoas

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Reprodução/MPS

Não caia em fake news.
Não caia em fake news.

Boatos e informações duvidosas circulam com frequência, especialmente nas redes sociais. Quando o assunto é INSS, acreditar em notícias falsas pode trazer consequências reais e impactar o futuro financeiro das pessoas. Muitos mitos sobre aposentadorias, benefícios e contribuições geram confusão entre os segurados. Para ajudar você a diferenciar fatos de boatos, reunimos 10 mitos e verdades sobre o INSS. Fique atento e não caia em fake news.

1 - Quem nunca contribuiu para o INSS pode se aposentar

MITO — Para se aposentar pelo INSS, é necessário ter feito contribuições ao longo da vida laboral e pelo prazo mínimo determinado na legislação (atualmente, para quem se filiar após a Reforma da Previdência de 2019, pelo menos, 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens). No entanto, quem nunca contribuiu pode pedir o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possui critérios específicos, como idade de 65 anos ou mais ou ser reconhecido como pessoa com deficiência, após avaliação social e médica, além de ser de família de baixa renda (renda per capita familiar de até 1/4 do salário-mínimo). Mas, atenção, o BPC não é aposentadoria, não dá direito ao 13º salário nem gera direito a pensão por morte.

2 - Trabalhadores rurais têm regras diferenciadas para aposentadoria

VERDADE – Trabalhadores rurais que atuam em regime de economia familiar, como pequenos produtores rurais e pescadores artesanais, têm uma forma diferente de contribuir para o INSS, que é sobre a venda da produção. Eles têm uma redução de cinco anos na idade mínima para aposentar: 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres), além de comprovar 15 anos de trabalho efetivo na atividade rural.

3 - O INSS vai pagar 14º salário para os aposentados

MITO - Não existe 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Qualquer mudança sobre o assunto depende de aprovação no Congresso Nacional, o que ainda não ocorreu. Então, se alguém te contar essa história, já sabe que é mentira!

4 - Aposentado pode acumular benefícios do INSS

VERDADE – Alguns benefícios podem ser acumulados, como, por exemplo, aposentadoria e pensão por morte. No entanto, desde a Reforma da Previdência de 2019, o benefício de menor valor pode sofrer um redutor, dependendo do total recebido.

5 - Quem trabalha sem carteira assinada não pode pagar o INSS por conta própria

MITO – Trabalhadores autônomos, estudantes, entregadores por aplicativo, microempreendedor individual (MEI), entre outros, podem contribuir com o INSS e, com isso, ter acesso a benefícios como aposentadoria, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e salário-maternidade, além de gerar pensão para seus dependentes, em caso de seu falecimento.

6 - O INSS cancela benefício já concedido

VERDADE – Se houver irregularidades ou perda dos requisitos, o benefício pode ser cancelado. Por exemplo, o BPC pode ser cortado se a renda familiar aumentar acima do limite permitido. A aposentadoria por invalidez também pode ser suspensa se o segurado recuperar a capacidade de trabalho ou se voltar a exercer alguma atividade remunerada similar a que deu origem ao benefício.

7 - O INSS paga auxílio-reclusão para presos

MITO - O auxílio-reclusão é pago aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido à prisão em regime fechado. Também é preciso ter contribuído 24 meses e ter uma média dos salários de contribuição, apurados no período dos 12 meses anteriores ao mês de recolhimento à prisão, de até R$1.906,04. Além disso, a cada três meses, deve ser apresentado um atestado de permanência carcerária, como prova de que o segurado permanece recolhido à prisão. No Brasil, apenas 2,6% dos dependentes recebem esse benefício. Não é tão simples assim.

8 - Preciso me afastar do trabalho. Ainda bem que o auxílio-doença pode ser concedido sem perícia médica presencial

VERDADE – O INSS pode conceder o benefício por incapacidade temporária para afastamentos de até 180 dias apenas com base em documentos médicos e odontológicos (atestados, exames, laudos), podendo ser dispensada a realização da perícia médica presencial. Mas, atenção: o documento apresentado deve conter o nome do segurado, emissão dentro dos últimos 90 dias, período de afastamento, CID (Código Internacional de Doenças), data do início da incapacidade, além da assinatura e do carimbo do profissional de saúde.

9 - Estou grávida. Basta solicitar meu salário-maternidade ao INSS

MITO – O salário-maternidade só é pago às seguradas do INSS. Para ter direito, a mulher precisa estar trabalhando com carteira assinada ou ser contribuinte individual, facultativa, MEI (Microempreendedora Individual) ou segurada especial. Além disso, no caso da segurada contribuinte individual, facultativa e MEI, é preciso carência de 10 contribuições antes do nascimento do filho, do aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. A segurada especial precisa comprovar 10 meses de atividade rural. Já a empregada, empregada doméstica e a trabalhadora avulsa são isentas de carência.

10. Cumpri o serviço militar. Vou levar esse tempo para a aposentadoria

VERDADE - Quem serviu às Forças Armadas pode usar esse período para completar o tempo de contribuição no INSS, desde que a pessoa não tenha sido aposentada pelas Forças Armadas.

 Acesse o site do INSS ou ligue para a Central 135 para tirar suas dúvidas e não cair em pegadinhas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:44h • 14 de setembro de 2025

Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos

Evento acontece no último final de semana de setembro e terá apresentações de Detonautas, Nando Reis e bandas covers de grandes clássicos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 14 de setembro de 2025

Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:44h • 14 de setembro de 2025

Estudo mostra que cidades com mais áreas verdes têm menos internações por doenças respiratórias

Pesquisa da PUCPR analisou quase todos os municípios do Paraná e identificou que praças, parques e áreas arborizadas ajudam a reduzir casos de internações ligadas a problemas respiratórios. O estudo também relaciona pobreza a maior incidência dessas doenças

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:06h • 14 de setembro de 2025

Faltam 3 meses: Cruzália anuncia 4ª edição da Cavalgada para dezembro

Evento acontece no dia 14 de dezembro e promete reunir famílias, amigos e amantes da cultura tropeira

Descrição da imagem

Mundo • 14:56h • 14 de setembro de 2025

Acidentes com cargas perigosas crescem 21% e Entrevias emite alerta

Concessionária reforça orientações a motoristas diante do aumento nos acidentes com produtos químicos no trecho sob sua gestão

Descrição da imagem

Saúde • 14:24h • 14 de setembro de 2025

Depressão sazonal: especialistas explicam efeito da falta de luz solar

O Transtorno Afetivo Sazonal é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno depressivo, mais frequente no outono e no inverno, e com maior incidência em pessoas que vivem em regiões mais distantes da linha do Equador, onde os dias de inverno são mais curtos e há menos exposição ao sol

Descrição da imagem

Economia • 13:35h • 14 de setembro de 2025

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento agrário, falou à Voz do Brasil

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:01h • 14 de setembro de 2025

Jovens são o principal grupo de risco para o suicídio no Brasil

De 2010 a 2021, suicídio foi a terceira causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos; especialistas reforçam importância da prevenção e do acolhimento

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?