• Vila Agro reúne feira, gastronomia e show de Johnny & Tobias nesta sexta em Assis
  • Comércio de Assis lança promoção especial do Dia das Crianças com prêmios e sorteio de PlayStation 5
  • Assis terá fim de semana quente com chance de pancadas de chuva no sábado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 11:36h • 03 de outubro de 2025

Muralha Paulista testa novas soluções em Inteligência Artificial

IPT está avaliando eficácia de sistemas inteligentes de monitoramento desenvolvidos pelo setor privado para expansão do programa

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP

O projeto tem como finalidade coibir a mobilidade criminal e ampliar a eficácia das ações policiais por meio da integração de tecnologias de monitoramento e inteligência
O projeto tem como finalidade coibir a mobilidade criminal e ampliar a eficácia das ações policiais por meio da integração de tecnologias de monitoramento e inteligência

O programa Muralha Paulista está passando por uma nova etapa voltada à validação de soluções tecnológicas de empresas especializadas. O objetivo é aprimorar o sistema já existente, consolidando uma plataforma de fusão de dados e um centro integrador com Inteligência Artificial (IA), capaz de processar informações em tempo real, gerar alertas sobre comportamentos criminais e subsidiar a formulação de políticas públicas.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) realizou em fevereiro deste ano uma audiência pública com a iniciativa privada para apresentar as principais necessidades do estado na implantação de sistemas inteligentes de monitoramento e outras funcionalidades. Nessa nova etapa, as empresas interessadas demonstrarão a capacidade técnica de execução dos serviços em uma prova de conceito (PoC).

“A gestão se preocupou em descrever com clareza quais eram as necessidades para avançar no Programa Muralha Paulista, e as empresas de tecnologia se dispuseram a apresentar as soluções”, afirmou o subsecretário de Políticas e Planejamento Estratégico da SSP, Rafael Ramos.

Todo o processo é acompanhado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), responsável por avaliar tecnicamente a robustez e a viabilidade de cada proposta. Essa análise é conduzida de forma estritamente técnica e imparcial, garantindo que apenas ferramentas comprovadamente eficazes sejam consideradas aptas pela gestão paulista.

“Com a entrada do IPT, temos a segurança de que a análise será feita com base estritamente técnica. É a ciência falando mais alto, para garantir que cada funcionalidade seja validada de forma rigorosa e imparcial”, destacou o subsecretário.

A nova etapa prevê a criação de uma central de fusão de dados (Fusion Center) e um sistema integrador com Inteligência Artificial (IA) para processar dados, gerar alertas de comportamento criminal e percepções para o comando policial, com a possibilidade de implementação de políticas públicas.

As provas de conceito com as instituições participantes já estão agendadas. Após as demonstrações, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas fará a avaliação das propostas e indicará a performance de solução. A etapa final, que deve acontecer em meados de 2026, é a licitação para a contração dos serviços oferecidos.

Colaboração entre governo, empresas privadas e instituto de pesquisa

Essa fase do programa está alinhada ao conceito de Tríplice Hélice, que envolve a cooperação entre governo, setor privado e instituições de pesquisa — para impulsionar o desenvolvimento econômico e social por meio do conhecimento e da inovação.

Essa parceria fornece a garantia de que cada setor vai cumprir com o seu respectivo papel, tudo isso com o objetivo de tornar o Muralha Paulista ainda mais desenvolvido tecnologicamente.

O capitão Rafael Gouveia, da Divisão de Licitação da SSP, explicou que desde a publicação do decreto até agora, o programa passou por uma “construção”. Essas últimas fases com a parceria de empresas de tecnologia são as mais complexas porque exigem validação de alto nível.

“A gente precisa prosseguir na alocação dos sistemas inteligentes para que isso funcione dentro de um sistema e não só alerta de placa e procurado, por exemplo. É todo o contexto que o próprio decreto prevê. Isso representa um marco significativo na modernização da segurança pública em São Paulo, com maior eficiência e inteligência na proteção dos cidadãos”, explicou.

Sobre o Muralha Paulista

O Programa Muralha Paulista, instituído pelo Decreto nº 68.828, de 4 de setembro de 2024, é uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. O projeto tem como finalidade coibir a mobilidade criminal e ampliar a eficácia das ações policiais por meio da integração de tecnologias de monitoramento e inteligência.

A estratégia do programa é baseada na utilização de ferramentas como leitura automática de placas de veículos, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, com o apoio de milhares de câmeras espalhadas por todo o estado. Essas tecnologias estão conectadas a um banco de dados de diversos órgãos públicos.

Um aplicativo utilizado pelos agentes públicos, como Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, recebe os alertas emitidos após o confronto das informações com o banco de dados, como a localização de foragidos da Justiça, pessoas desaparecidas, além de veículos roubados ou furtados, por meio da leitura de placas.

Atualmente, 61% da população paulista está coberta pelo programa Muralha Paulista. A meta é expandir os convênios com todos os municípios, promovendo uma integração completa. O processo com as cidades passa por etapas de análise jurídica e compatibilidade tecnológica.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:43h • 03 de outubro de 2025

Estudantes de Medicina da FEMA produzem série de vídeos sobre primeiros socorros em Libras

Projeto criado por alunas com apoio de professoras busca ampliar acesso da comunidade surda a orientações de urgência e emergência

Descrição da imagem

Esporte • 16:15h • 03 de outubro de 2025

Quatá recebe fase sub-regional da Copa Estadual de Voleibol Sub-16 neste sábado

Ginásio Guido Pecchio será palco de jogos entre equipes femininas de Quatá, Tupã e Bastos na manhã de sábado, 4 de outubro

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:37h • 03 de outubro de 2025

Feira da Lua de Florínea será realizada nesta sexta e sábado

Evento na Praça do Jardim Primavera terá shows ao vivo, gastronomia e artesanato

Descrição da imagem

Economia • 15:09h • 03 de outubro de 2025

Conta de luz da Energisa muda de layout e adota documento auxiliar de nota fiscal eletrônica

Novo modelo, válido desde 1º de outubro no interior de São Paulo, reforça a segurança do cliente com QR Code fiscal no topo e dados de pagamento na parte inferior

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:50h • 03 de outubro de 2025

Residência Inclusiva de Assis inicia campanha de captação para manter atendimento a PcDs

APDESP reforça apelo à sociedade para manutenção do serviço pioneiro na região e para a abertura de novas unidades de acolhimento a pessoas com deficiência

Descrição da imagem

Cidades • 14:13h • 03 de outubro de 2025

Florínea inaugura reforma e adaptação da Praça do Jardim Primavera nesta sexta-feira

Espaço “Abílio Marques de Souza” foi revitalizado para oferecer lazer, convivência e bem-estar à comunidade

Descrição da imagem

Educação • 13:40h • 03 de outubro de 2025

Curso de Ciências Contábeis da Fema promove experiência aplicada para alunos do 2º ano

Dinâmica envolveu criação de empresas fictícias, apuração de resultados e degustação de produtos desenvolvidos pelos estudantes

Descrição da imagem

Economia • 13:01h • 03 de outubro de 2025

Pesquisa revela obstáculos para população 60+ no consumo on-line e em serviços bancários

Pesquisa mostra que 21% dos aposentados já tiveram desconto não reconhecido em empréstimos consignados e reforça necessidade de plataformas digitais mais acessíveis

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?