Policial • 10:15h • 08 de fevereiro de 2026
Muralha Paulista: saiba como integrar a sua câmera no maior sistema de segurança do país
Empresas privadas e pessoas físicas podem cadastrar suas câmeras no sistema do Governo de São Paulo e ajudar a monitorar a segurança do estado
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
O Muralha Paulista é um programa do Governo de São Paulo que reúne um dos maiores sistemas de vigilância e inteligência em segurança pública do país. Ele utiliza cerca de 94 mil câmeras, distribuídas em mais de 300 municípios, e não depende apenas de equipamentos públicos. Cidadãos e empresas também podem integrar suas câmeras ao sistema e ajudar a aumentar a segurança no estado.
Atualmente, o programa conta com câmeras que fazem leitura de placas, reconhecimento facial e monitoramento em tempo real. Essa rede integra equipamentos de órgãos públicos e privados, ampliando a capacidade de vigilância.
As imagens captadas são cruzadas com dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão e usam reconhecimento facial para identificar foragidos da Justiça. O sistema também auxilia na localização de pessoas desaparecidas e de veículos furtados ou roubados, por meio da análise das placas.
Em 2025, o Estado de São Paulo registrou queda nos principais índices de criminalidade, com os menores números da história em crimes como roubos, homicídios, latrocínios, roubo de veículos e de cargas. Todos os crimes contra o patrimônio apresentaram redução em comparação a 2024.
Segundo o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle, tenente-coronel Rodrigo Vilardi, os resultados estão diretamente ligados ao uso estratégico das câmeras do Muralha Paulista. De acordo com ele, a tecnologia dificulta rotas de fuga, limita a movimentação de criminosos e amplia a resposta das forças de segurança, reduzindo a reincidência criminal.
A participação da população é fundamental para o funcionamento do programa. Câmeras de empresas e de pessoas físicas que filmam áreas públicas podem ser integradas ao banco de dados da Secretaria da Segurança Pública e ajudar no monitoramento das ruas.
Quem quiser colaborar deve acessar https://www.muralhapaulista.sp.gov.br/, solicitar o cadastro da câmera, fazer login com a conta Gov.br e seguir as instruções. É necessário informar o link do streaming e o endereço de instalação do equipamento. Cada pessoa pode cadastrar até 10 câmeras, além de aceitar o termo que autoriza o uso das imagens.
Mais informações estão disponíveis em https://inteligenciacontraocrime.sp.gov.br.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita