• Primatas Arcanos M.C. promove 2º Arraiá beneficente em Assis nesta sexta-feira
  • Ponto oficial da Shopee em Assis facilita compras com retirada e postagem no Jardim Aeroporto
  • Vereador questiona número de multas em Assis, mas principais infrações são conhecidas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 13:21h • 22 de março de 2025

Mulheres negras são 69,9% no serviço doméstico ou de cuidados no Brasil

Estudos do Ipea também destacam desigualdades de gênero e raça na subutilização da força de trabalho e a escassez de dados sobre licença-paternidade

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1

A pesquisa também destaca que 79,6% das cuidadoras atuam em domicílios familiares, evidenciando a responsabilidade das famílias no cuidado de pessoas dependentes.
A pesquisa também destaca que 79,6% das cuidadoras atuam em domicílios familiares, evidenciando a responsabilidade das famílias no cuidado de pessoas dependentes.

Entre as pessoas que declaram realizar trabalho doméstico e/ou de cuidados remunerados no Brasil, 69,9% são mulheres negras. Esse é o resultado da Pesquisa Nacional sobre Trabalho Doméstico e de Cuidados Remunerados, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), com 1.196 participantes. Do total de respondentes, 93,9% eram mulheres e 6,1% homens.

Os resultados estão no artigo "O Cuidado Enquanto Ocupação: Em Que Condições?” e foram apresentados nesta quarta-feira (20), durante o seminário Trabalho, Cuidado e Parentalidades, promovido pelo Ipea em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A pesquisa também destaca que 79,6% das cuidadoras atuam em domicílios familiares, evidenciando a responsabilidade das famílias no cuidado de pessoas dependentes. Além disso, há diferenças na escolaridade: 52,4% das trabalhadoras domésticas negras não concluíram o ensino médio, contra 42,9% das não-negras, o que reforça a desigualdade por raça entre mulheres que desempenham a mesma atividade.

Subutilização da força de trabalho deixa mulheres negras em desvantagem

No evento também foram apresentados os resultados do artigo "Notas Breves sobre a Subutilização da Força de Trabalho entre Mulheres Negras", que evidencia que mulheres negras são as mais afetadas pelo fenômeno. No primeiro trimestre de 2021, quando a crise econômica causada pela pandemia se refletiu em índices bastante altos de subutilização da força de trabalho, 42,8% das mulheres negras estavam nessa condição contra 29,1% das mulheres brancas.

Dados relativos ao segundo trimestre de 2024 mostram que, no “guarda-chuva” da subutilização da força de trabalho – que inclui subocupação, desocupação e desalento - as mulheres negras enfrentam desafios específicos: elas são afetadas de forma mais intensa pela subocupação por insuficiência de horas (trabalham menos de 40 horas semanais e gostariam de trabalhar mais) e pelo desalento (gostariam de trabalhar, mas desistiram de procurar uma ocupação).

Enquanto a subocupação por insuficiência de horas atinge 7,3% das mulheres negras, entre as brancas o percentual é de 4,4%. Além disso, as mulheres negras subocupadas representam 72% do total de desocupadas (pessoas que estão sem trabalho, mas estão à procura de uma nova ocupação), enquanto, entre as brancas, essa proporção é de 66%.

O desalento também afeta mais intensamente as mulheres negras, com 4,6% delas nessa condição, contra 2,1% das brancas e 2,8% dos homens negros. Em relação ao total de desocupadas, as mulheres negras desalentadas representam 45%, enquanto entre as brancas o percentual é de 32%. Para os homens negros, o desalento corresponde a 43% dos desocupados.

Licença-Paternidade: dados escassos e desafios de registro

O estudo "Falta de Dados da Licença-Paternidade no Brasil", que também foi apresentado durante o seminário, chama a atenção para a ausência de registros nacionais sobre licença-paternidade, contrastando com a disponibilidade de dados sobre licença-maternidade.

A pesquisa exploratória identificou que, entre 2016 e 2022, houve registros de licença-maternidade para homens, variando de 11.370 a 23.524 casos anuais, principalmente em situações como morte da mãe ou em casais homoafetivos masculinos, conforme levantamento com uso de dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Já no setor público, o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) registrou 2.012 licenças-paternidade em 2023, número inferior ao pico de 2.411 em 2019. O artigo reforça a necessidade de melhorias nos registros administrativos para compreender e promover políticas públicas que incentivem a participação masculina no cuidado familiar.

 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:21h • 11 de julho de 2025

Miniaturas de tumores ajudam ciência a desenvolver tratamentos mais seguros para câncer infantil

Pesquisa australiana usa miniaturas de tumores para testar tratamentos com mais segurança, oferecendo esperança para terapias mais eficazes e menos agressivas

Descrição da imagem

Mundo • 19:32h • 11 de julho de 2025

Jornalismo repensa jeito de informar para reconquistar quem desistiu das notícias

Abordagem propõe foco em soluções, diálogo e responsabilidade para recuperar a confiança e engajamento da sociedade

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:28h • 11 de julho de 2025

Teste de saliva surge como alternativa eficaz para controle de epilepsia com dieta cetogênica

Pesquisa internacional aponta método menos invasivo, rápido e eficaz para monitorar níveis de cetona em crianças e adultos

Descrição da imagem

Policial • 18:26h • 11 de julho de 2025

Ataque ao prédio público em Assis: quando o vandalismo sabota toda uma população

Depredação de prédio público recém-anunciado como centro de saúde e assistência social expõe o custo social e financeiro de um crime que atinge todos os moradores

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:39h • 11 de julho de 2025

Rock Rio Pardo 2025 começa hoje, com CPM 22 e entrada solidária

Festival agita Santa Cruz do Rio Pardo até domingo, com shows de Detonautas e Nando Reis, e arrecadação de alimentos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:06h • 11 de julho de 2025

Cataratas do Iguaçu e trem da Serra do Mar estão em reality show da emissora BBC

As gravações aconteceram em outubro de 2024 e os passeios nos grandes cenários paranaenses – Serra do Mar e Cataratas do Iguaçu – ganham agora uma versão alemã, além da britânica já exibida no ano passado

Descrição da imagem

Esporte • 16:54h • 11 de julho de 2025

Torneio All Star movimenta o basquete de Assis neste sábado no Jairão; confira a programação

Evento reúne equipes de diferentes cidades em disputas das categorias sub-11, sub-12 e sub-13, com expectativa de arquibancada cheia e muito incentivo

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 11 de julho de 2025

Primatas Arcanos M.C. promove 2º Arraiá beneficente em Assis nesta sexta-feira

Evento no recinto da FICAR reúne música ao vivo, comidas típicas e arrecadação de alimentos para entidades sociais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?