• Prefeitura de Assis abre inscrições para curso gratuito de receitas natalinas
  • Networking estratégico: como transformar conexões em negócios no Prospera Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 11:16h • 09 de janeiro de 2025

Mudanças no BPC: o que é verdade e o que é boato

Diante da recente sanção da Lei nº 15.077 e com objetivo de combater "fake news", o MDS compilou as principais alterações nas regras para esse benefício

Da Redação com informações do Ministério do Desenvolvimento | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O MDS reforça o compromisso de combater a desinformação e orienta os beneficiários a buscarem informações nos canais oficiais do governo.
O MDS reforça o compromisso de combater a desinformação e orienta os beneficiários a buscarem informações nos canais oficiais do governo.

A recente sanção da Lei nº 15.077, de 27 de dezembro de 2024, trouxe alterações nas regras para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para esclarecer as dúvidas e combater a desinformação, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome reuniu as principais mudanças, o que fica mantido e o que é boato que tem circulado sobre o benefício.

O que muda?

A nova legislação introduz três mudanças principais:

Avaliação da deficiência e CID:

A partir de agora, a avaliação da deficiência para solicitantes com menos de 65 anos torna-se obrigatória para as concessões administrativas e judiciais. Essa avaliação deverá incluir o registro do código correspondente na Classificação Internacional de Doenças (CID). O objetivo é garantir maior precisão no processo de concessão do benefício.

Atualização do CadÚnico:

O prazo para atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) foi estabelecido a cada 24 meses, garantindo maior segurança às informações prestadas.

Biometria Obrigatória:

A coleta biométrica passa a ser um requisito obrigatório para a concessão e manutenção do BPC, além de outros benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões. Essa medida visa reforçar a segurança e combater fraudes.

Cálculo da renda:

Somente poderão ser descontados do cálculo da renda do BPC aqueles valores previstos em lei, como o valor de outro BPC ou de benefício previdenciário de até até um salário mínimo recebidos no mesmo grupo familiar, de contratos de aprendizagem, de estágio supervisionado e valores recebidos a título de auxílio financeiro temporário ou de indenização por danos sofridos em decorrência de rompimento e colapso de barragens.

O que NÃO muda?

É importante ressaltar que alguns pontos essenciais do BPC não foram alterados pela nova lei, contrariando informações falsas que têm circulado:

Grau de Deficiência:

A Lei nº 15.077 não exige que a deficiência seja classificada como grave ou moderada para a concessão do BPC. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o trecho do projeto de lei que originalmente previa essa restrição. O critério de acesso, portanto, permanece inalterado.

Conceitos de Deficiência e Família:

A definição de deficiência para fins de acesso ao BPC e os critérios para definir a composição familiar para o cálculo da renda per capita também não sofreram alterações.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esclarece que as mudanças feitas no programa irão reduzir fraudes e garantir o benefício a quem tem direito.

"A mudança aprovada ajuda a fechar duas portas. Uma, contra fraudes diretas por usuários, com sistema de biometria, atualização do cadastro a cada dois anos e cruzamento de dados sobre renda. A outra dará maior transparência no conceito de deficiência, evitando que pessoas que não preenchem requisitos da lei fiquem recebendo anos e anos até que se decida que não era devido", disse o titular do MDS.

Nova Ferramenta do INSS Facilita Regularização do CadÚnico

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma ferramenta no site e no aplicativo Meu INSS para auxiliar os beneficiários do BPC na regularização de sua inscrição no CadÚnico. O serviço permite que o usuário fique informado da necessidade de atualização cadastral de forma simples e rápida.

Em casos de bloqueio do pagamento por pendências no CadÚnico, a nova ferramenta agiliza o processo de regularização. Após a comunicação pelo Meu INSS, o benefício será liberado em até 72 horas, garantindo a continuidade do recebimento.

O MDS reforça o compromisso de combater a desinformação e orienta os beneficiários a buscarem informações nos canais oficiais do governo. Para mais informações, os interessados devem acessar o site do MDS ou do INSS.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:29h • 20 de outubro de 2025

Especialista revela as 10 carreiras à prova de IA e as competências que vão dominar o mercado

Estudo brasileiro inédito revela as carreiras à prova de automação e as três habilidades que garantem o futuro profissional

Descrição da imagem

Economia • 19:46h • 20 de outubro de 2025

Causas trabalhistas somam R$ 1 trilhão no Brasil, aponta estudo da FGV

Pesquisa destaca que a antecipação de créditos trabalhistas pode impulsionar a economia e reduzir o endividamento das famílias

Descrição da imagem

Saúde • 18:39h • 20 de outubro de 2025

Seus olhos sofrem com excesso de telas? Saiba como reduzir o desconforto e proteger a visão

Especialistas alertam para os riscos do uso prolongado de dispositivos digitais e destacam nutrientes que ajudam a preservar a saúde ocular

Descrição da imagem

Cidades • 17:32h • 20 de outubro de 2025

Prefeitura de Assis abre inscrições para curso gratuito de receitas natalinas

Iniciativa da Prefeitura de Assis e da SEAMA oferece aulas práticas com cardápio especial para o fim de ano e foco em capacitação e empreendedorismo gastronômico

Descrição da imagem

Economia • 17:11h • 20 de outubro de 2025

Networking estratégico: como transformar conexões em negócios no Prospera Assis

Mentor e referência em inteligência comercial apresenta estratégias práticas para aproveitar ao máximo as oportunidades de relacionamento que surgem em feiras como o Prospera

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:43h • 20 de outubro de 2025

Paço das Artes lança convocatória e abre inscrições para a Temporada de Projetos 2026

Com inscrições gratuitas, a convocatória selecionará três projetos artísticos e um de curadoria, que serão expostos na instituição ao longo do próximo ano

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:09h • 20 de outubro de 2025

Especialista alerta para os riscos dos carrapatos e destaca formas de proteger os cães

Veterinária reforça a importância da prevenção ambiental, uso regular de antiparasitários e inspeções frequentes para evitar infestações e doenças graves

Descrição da imagem

Variedades • 15:51h • 20 de outubro de 2025

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de acidentes com carregadores de celular

Os cuidados orientados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) valem tanto para o carregamento da bateria em imóveis quanto em veículos. Afinal, uso incorreto de carregadores de celular podem causar incêndios e até explosões

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?