• ICMS garante R$ 568 mil para Assis em crédito liberado pela Fazenda de SP
  • Feijoada da Vila Operária chega à 29ª edição com samba e sabor em Assis
  • LegadoRH abre vagas em Assis e região para diversas áreas de atuação; confira as oportunidades
  • Semana começa com temperaturas mais altas e predomínio de tempo claro em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 11:16h • 09 de janeiro de 2025

Mudanças no BPC: o que é verdade e o que é boato

Diante da recente sanção da Lei nº 15.077 e com objetivo de combater "fake news", o MDS compilou as principais alterações nas regras para esse benefício

Da Redação com informações do Ministério do Desenvolvimento | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O MDS reforça o compromisso de combater a desinformação e orienta os beneficiários a buscarem informações nos canais oficiais do governo.
O MDS reforça o compromisso de combater a desinformação e orienta os beneficiários a buscarem informações nos canais oficiais do governo.

A recente sanção da Lei nº 15.077, de 27 de dezembro de 2024, trouxe alterações nas regras para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para esclarecer as dúvidas e combater a desinformação, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome reuniu as principais mudanças, o que fica mantido e o que é boato que tem circulado sobre o benefício.

O que muda?

A nova legislação introduz três mudanças principais:

Avaliação da deficiência e CID:

A partir de agora, a avaliação da deficiência para solicitantes com menos de 65 anos torna-se obrigatória para as concessões administrativas e judiciais. Essa avaliação deverá incluir o registro do código correspondente na Classificação Internacional de Doenças (CID). O objetivo é garantir maior precisão no processo de concessão do benefício.

Atualização do CadÚnico:

O prazo para atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) foi estabelecido a cada 24 meses, garantindo maior segurança às informações prestadas.

Biometria Obrigatória:

A coleta biométrica passa a ser um requisito obrigatório para a concessão e manutenção do BPC, além de outros benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões. Essa medida visa reforçar a segurança e combater fraudes.

Cálculo da renda:

Somente poderão ser descontados do cálculo da renda do BPC aqueles valores previstos em lei, como o valor de outro BPC ou de benefício previdenciário de até até um salário mínimo recebidos no mesmo grupo familiar, de contratos de aprendizagem, de estágio supervisionado e valores recebidos a título de auxílio financeiro temporário ou de indenização por danos sofridos em decorrência de rompimento e colapso de barragens.

O que NÃO muda?

É importante ressaltar que alguns pontos essenciais do BPC não foram alterados pela nova lei, contrariando informações falsas que têm circulado:

Grau de Deficiência:

A Lei nº 15.077 não exige que a deficiência seja classificada como grave ou moderada para a concessão do BPC. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o trecho do projeto de lei que originalmente previa essa restrição. O critério de acesso, portanto, permanece inalterado.

Conceitos de Deficiência e Família:

A definição de deficiência para fins de acesso ao BPC e os critérios para definir a composição familiar para o cálculo da renda per capita também não sofreram alterações.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esclarece que as mudanças feitas no programa irão reduzir fraudes e garantir o benefício a quem tem direito.

"A mudança aprovada ajuda a fechar duas portas. Uma, contra fraudes diretas por usuários, com sistema de biometria, atualização do cadastro a cada dois anos e cruzamento de dados sobre renda. A outra dará maior transparência no conceito de deficiência, evitando que pessoas que não preenchem requisitos da lei fiquem recebendo anos e anos até que se decida que não era devido", disse o titular do MDS.

Nova Ferramenta do INSS Facilita Regularização do CadÚnico

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma ferramenta no site e no aplicativo Meu INSS para auxiliar os beneficiários do BPC na regularização de sua inscrição no CadÚnico. O serviço permite que o usuário fique informado da necessidade de atualização cadastral de forma simples e rápida.

Em casos de bloqueio do pagamento por pendências no CadÚnico, a nova ferramenta agiliza o processo de regularização. Após a comunicação pelo Meu INSS, o benefício será liberado em até 72 horas, garantindo a continuidade do recebimento.

O MDS reforça o compromisso de combater a desinformação e orienta os beneficiários a buscarem informações nos canais oficiais do governo. Para mais informações, os interessados devem acessar o site do MDS ou do INSS.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 16:03h • 15 de julho de 2025

Saiba como dirigir com segurança em trechos com neblina nas rodovias

Concessionária destaca trechos com maior incidência no inverno e dá dicas para dirigir com segurança em condições de baixa visibilidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:39h • 15 de julho de 2025

Entrevias arrecada e doa agasalhos e cobertores para Ituverava e Marília

Campanha do Agasalho 2025 mobilizou colaboradores e beneficiou Fundos Sociais de Solidariedade das duas cidades

Descrição da imagem

Saúde • 15:00h • 15 de julho de 2025

Você respira pela boca? Entenda os impactos para dentes, sono e desempenho intelectual

Em meio à campanha Julho Neon, especialista alerta para os riscos silenciosos da respiração bucal e reforça importância do cuidado integral com a saúde

Descrição da imagem

Saúde • 14:47h • 15 de julho de 2025

Microplásticos no cérebro podem estar associados a mais casos de transtornos mentais

Estudos recentes em animais apontam risco neurotóxico dos microplástico; em humanos, consequências ainda são hipóteses, mas o consumo de ultraprocessados preocupa especialista

Descrição da imagem

Saúde • 13:26h • 15 de julho de 2025

Anti-inflamatório produzido pela USP alivia dores em cães com artrose

Em formato de nanocristal, anti-inflamatório pode ser uma alternativa para aprimorar tratamento da artrose em cães idosos

Descrição da imagem

Cidades • 13:05h • 15 de julho de 2025

Fórum da Alimentação em Tarumã convida empreendedores para debate sobre tendências e inovação

Evento no CIEC acontece em 16 de julho e busca fortalecer negócios do setor de alimentos com estratégias mais competitivas e sustentáveis

Descrição da imagem

Variedades • 12:31h • 15 de julho de 2025

Por que o Dia do Homem é um convite para investir no autocuidado

Especialistas alertam para prevenção, saúde emocional e combate ao câncer de próstata, enquanto dados mostram avanços e desafios no cuidado com o corpo e a mente

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 12:01h • 15 de julho de 2025

Dispositivo inteligente promete ajudar mães a medir leite ingerido pelo bebê

Pesquisadora desenvolve sensor não invasivo que mede em tempo real a quantidade de leite consumida pelo bebê

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?