• Pesquisa indica mulheres jovens mais progressistas que homens
  • Assis recebe R$ 1,3 milhão no segundo repasse de ICMS; Pedrinhas acumula R$ 9 milhões em 2025
  • Incêndio criminoso atinge Ecoponto em Assis e mobiliza equipes da Prefeitura durante a madrugada
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:25h • 11 de novembro de 2025

Mudança climática pode aumentar frequência e intensidade de tornados

Evento no Paraná deve servir como alerta de urgência, diz especialista

Agência Brasil | Foto: Ari Dias/AEN

“O que aconteceu no Paraná, que é triste e grave, é mais uma repetição do que vem acontecendo não apenas no Brasil, na Amazônia, no Rio Grande do Sul, em São Sebastião, em Petrópolis, no norte de Minas, sul da Bahia, como no mundo inteiro também
“O que aconteceu no Paraná, que é triste e grave, é mais uma repetição do que vem acontecendo não apenas no Brasil, na Amazônia, no Rio Grande do Sul, em São Sebastião, em Petrópolis, no norte de Minas, sul da Bahia, como no mundo inteiro também"

O tornado que destruiu 90% da cidade paranaense de Rio Bonito do Iguaçu e deixou ao menos 750 feridos deveria servir como alerta de “desespero e urgência” para as autoridades reunidas da Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-30), defendeu o secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini. 

“O que aconteceu no Paraná, que é triste e grave, é mais uma repetição do que vem acontecendo não apenas no Brasil, na Amazônia, no Rio Grande do Sul, em São Sebastião, em Petrópolis, no norte de Minas, sul da Bahia, como no mundo inteiro também", destacou.

"Os últimos dez anos foram os dez anos mais quentes da história. Tudo isso deveria entrar para dentro da Conferência do Clima, mas, muitas vezes, o que a gente vê é que a reunião fica impermeável ao mundo real”, criticou Astrini, que representa a principal rede da sociedade civil brasileira com atuação sobre as mudanças climáticas.

Astrini espera que o evento do Paraná seja citado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura oficial da COP, segunda-feira (10) e que essa “realidade” ajude a sensibilizar os países participantes sobre “o mundo real, que está agonizando”.

“A gente têm alguns países que são mais vulneráveis a essa situação, como o Brasil, que depende da agricultura, a geração da nossa energia depende da regularidade climática, com as hidrelétricas. O presidente Lula deve fazer a abertura, pode ser que ele cite. A gente sempre espera que essas citações e essas realidades tenham efeito lá pra dentro”, complementa.

A oceanógrafa Renata Nagai, pesquisadora da Universidade de São Paulo, apoiada pelo Instituto Serrapilheira, explica que tornados, como o que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, não acontecem apenas por causa das mudanças climáticas, mas o desequilíbrio do clima pode contribuir para que eles sejam mais frequentes e intensos.

“As mudanças climáticas estão associadas a um aporte de combustíveis fósseis e de gases de efeito estufa na atmosfera e isso aumenta a energia, causando o aquecimento da atmosfera e também dos oceanos. Esse aumento do calor provoca também o aumento da umidade, pela evaporação. Mais calor e mais umidade servem quase como um combustível para esses eventos meteorológicos extremos”

A especialista explica que tornados são colunas de ar que giram em altíssima velocidade, formadas a partir de nuvens de tempestades. Apesar de serem rápidos e de pequena extensão, podem ter grande poder destrutivo, ao tocarem o solo. O fenômeno é favorecido pela alta umidade e pelo ar quente.

O professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Michel Mahiques afirma que esse tipo de fenômeno pode se tornar mais comum.

"Tornados, como o que aconteceu no Paraná, ocorrem por conta de grandes diferenças de pressão, causadas por massas de ar com propriedades muito diferentes, como a temperatura. Agora, com as mudanças climáticas, essas diferenças se intensificam, e a possibilidade de ocorrer eventos extremos como esse aumenta" 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:34h • 11 de novembro de 2025

Feira da Noite de Assis acontece nesta terça com show do grupo CRV

Evento reúne produtores locais, gastronomia e música ao vivo na Praça da Bandeira a partir das 17h

Descrição da imagem

Variedades • 12:01h • 11 de novembro de 2025

Tornados: fenômenos rápidos e de difícil previsão

No Paraná, ventos chegaram a 250 km/h

Descrição da imagem

Saúde • 11:36h • 11 de novembro de 2025

Desafio do medicamento nas redes sociais preocupa especialistas e acende alerta sobre uso indevido

Tendência perigosa nas redes sociais incentiva adolescentes a ingerir grandes quantidades de remédios, colocando a vida em risco. Conselho Federal de Farmácia reforça a importância da orientação profissional e da educação em saúde para prevenir intoxicações

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:13h • 11 de novembro de 2025

COP30: confira o significado dos termos sobre clima e negociação

Debates em Belém acontecem até o dia 21 de novembro

Descrição da imagem

Mundo • 10:02h • 11 de novembro de 2025

Alerta: Golpistas se passam pela Central 135 para enganar segurados sobre a Prova de Vida

O INSS não entra em contato por telefone ou mensagem para realizar a Prova de Vida e nunca solicita dados pessoais, senhas ou transferências financeiras

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:41h • 11 de novembro de 2025

Papai Noel dos Correios começa em todo o país

Adoção pode ser feita presencialmente ou on-line; objetivo é atender novamente 100% dos pedidos cadastrados

Descrição da imagem

Mundo • 09:18h • 11 de novembro de 2025

Pesquisa indica mulheres jovens mais progressistas que homens

Pessoas com 15 a 35 anos responderam questionário na América Latina

Descrição da imagem

Saúde • 08:58h • 11 de novembro de 2025

Brasil reforça compromisso de reduzir o uso de amálgama com mercúrio

Ministério apoia a eliminação total do uso da liga

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?