Gastronomia & Turismo • 14:49h • 03 de outubro de 2024
MTur reforça orientações ao atendimento de turistas com mais de 60 anos
Ministério do Turismo disponibiliza cartilha digital que ajuda os prestadores de serviços do setor proporcionar uma recepção adequada ao público desta faixa etária no Brasil
Da Redação/Agência Gov | Foto: Divulgação MTur
O dia 1 de outubro marca a passagem da data alusiva à importância de uma parcela da população que contribui fortemente para movimentar os destinos turísticos nacionais. Trata-se do Dia Internacional das Pessoas Idosas e do Dia Nacional Idoso, que celebram as conquistas do público com mais de 60 anos de idade e buscam aumentar a consciência quanto aos desafios do envelhecimento, entre outros objetivos.
Para ajudar a garantir a adequada recepção desse público no Brasil, o Ministério do Turismo disponibiliza a cartilha “Dicas para atender bem turistas idosos”. O guia reúne orientações úteis a prestadores de serviços do ramo, como identificar necessidades específicas; tratar esse público com dignidade e respeito, e fazer que ele tenha prazer em viajar - principalmente durante a baixa temporada, quando há menos fluxo nos atrativos turísticos. (Acesse AQUI a cartilha)
A publicação também indica a necessidade de se ouvir e aprender com as experiências de turistas idosos, além de estimular a participação dessas pessoas em atividades recreativas, de modo a aumentar a sensação de bem-estar físico. Outras recomendações incluem proporcionar entretenimento e oportunidades de novas amizades, além de posturas como consideração, compreensão e amabilidade, a fim de permitir que o visitante 60+ se sinta acolhido.
Adaptações
O guia aponta a relevância de itens de segurança, a exemplo de pisos antiderrapantes e da existência de corrimões em escadas. Áreas de lazer, de ginástica, saunas, auditórios, salas de jogos e convenções devem ser acessíveis, de modo a transmitir segurança. No caso de piscinas, recomenda-se que o acesso à água ocorra por meio de degraus, rampas ou equipamentos de transferência, bem como a instalação de barras de apoio nas bordas internas.
Quanto a meios de transporte, a cartilha lembra que a legislação brasileira assegura assentos preferenciais, meios de acesso devidamente sinalizados e espaços específicos de atendimento em terminais, estações e pontos de parada de veículos. A garantia de acessibilidade nos meios de transporte engloba adequações como o nivelamento do piso entre ônibus e calçadas, além da previsão de lugares especiais a passageiros idosos.
Incentivo
O MTur desenvolve várias ações a fim de estimular o brasileiro - incluindo turistas 60+ - a viajar pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas que engloba o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em várias cidades. Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social