• Assis Rugby inicia sua jornada no Campeonato Paulista C de XV 2025 neste sábado
  • Em dez anos, número de vítimas de violência escolar cresceu 2,5 vezes
  • Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:18h • 09 de abril de 2025

Movimentos negacionistas são desafio da imunização, diz Padilha

Saúde promete atuar em diversas frentes para aumentar a vacinação

Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Para reverter a situação, Padilha conta com a força da mobilização cultural. “Tenho feito questão de falar com escolas de samba, com artistas que vão entrar com muito força na campanha da gripe”, afirmou.
Para reverter a situação, Padilha conta com a força da mobilização cultural. “Tenho feito questão de falar com escolas de samba, com artistas que vão entrar com muito força na campanha da gripe”, afirmou.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou na última sexta-feira (4) que um dos aspectos negativos deixados pela pandemia de covid-19 foram os movimentos antivacina, que negam a importância da imunização e por isso são chamados negacionistas. Ele ressaltou a questão no contexto do lançamento da campanha nacional de vacinação da gripe, que começou na segunda-feira (7) em todo o país, mas que cidades como Rio de Janeiro e São Paulo anteciparam.

“A gente precisa vencer essa batalha. Temos que fazer no país um movimento nacional político, cultural, ideológico para enfrentar o negacionismo e superar as barreiras que a gente ainda tem em relação à vacinação. O Ministério da Saúde e a Fiocruz são barreiras fundamentais contra o negacionismo no nosso país”, disse Padilha, durante a recondução ao cargo para um mandato de quatro anos do presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mario Moreira.

Para reverter a situação, Padilha conta com a força da mobilização cultural. “Tenho feito questão de falar com escolas de samba, com artistas que vão entrar com muito força na campanha da gripe”, afirmou.

Padilha adiantou que vai lançar este mês uma grande campanha de saúde nas escolas com o ministro da Educação, Camilo Santana, para mobilizar crianças e professores a serem difusores da mensagem da imunização. O movimento também quer aproveitar o ambiente escolar para ser espaço de vacinação.

“Tenho falado com lideranças religiosas de todas as religiões. Já levei o Zé Gotinha na Assembleia de Deus. Vou levar o Zé Gotinha a outras religiões, de matriz africana. Já falei com monges budistas, com rabinos, com lideranças muçulmanas, estou falando com várias lideranças evangélicas, com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Vou levar o Zé Gotinha para todos os estádios de futebol. Estamos fazendo um acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), com os times de futebol”.

Sarampo

Sobre a campanha de vacinação contra o sarampo nos municípios prioritários para a imunização de bloqueio (Duque de Caxias, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, além de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói), o ministro disse que quem tem muito contato com turista, como trabalhadores de rede hoteleira, taxistas, motoristas de aplicativo, vendedores, devem reforçar a imunização, porque o risco do sarampo vem dos Estados Unidos, da Europa, e de outros continentes.

Foram registrados dois casos em São João do Meriti, na Baixada Fluminense. Em Brasília, um caso de sarampo foi importado. A paciente retornou de uma viagem internacional, na qual visitou cinco países, e realizou diversos voos antes de retornar à capital federal, no período do carnaval.

OMS

Padilha também destacou a necessidade de fazer uma grande articulação com a presidência brasileira do bloco Brics para apoiar a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a saída do país da OMS.

“Se o Trump resolveu cortar recursos para pesquisa de RNA mensageiro, cortar financiamento de pesquisadores, estimular o ódio naquele país contra pesquisadores de vacina de RNA mensageiro, que os pesquisadores saibam que há aqui um país e uma instituição, a Fiocruz, que está preparada para produzir e registrar a primeira vacina de RNA mensageiro no nosso país”, disse Padilha.

“Nós vamos criar um ambiente de atração de pesquisadores para desenvolver aqui no Brasil aquilo que a extrema direita está querendo impedir de produzir nos Estados Unidos. Pesquisador que está nos Estados Unidos, temendo a perseguição e o corte de recursos feito pelo atual governo dos EUA, o Brasil, a Fiocruz, o Instituto Butantan, as universidades estão de portas abertas para criar um parque tecnológico”, convidou o ministro.

 O presidente da Fiocruz também ressaltou que os Estados Unidos estão atuando firmemente contra a ciência, contra o equilíbrio mundial nas ações globais de saúde daqueles que mais precisam.

“A luta pela democracia não tem descanso nem em escala nacional nem em escala internacional. Temos que ficar atentos e fortes”.

Tendo em vista a questão da segurança pública, Moreira observou que o problema tem afetado a saúde, em especial nas periferias. “O entorno da Fundação tem sofrido com isso. Essa questão afeta a saúde mental, das comunidades e dos trabalhadores”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 08:34h • 19 de abril de 2025

Assis Rugby inicia sua jornada no Campeonato Paulista C de XV 2025 neste sábado

Equipe assisense estreia no torneio estadual com o objetivo de conquistar vitórias e representar a cidade no esporte

Descrição da imagem

Educação • 08:03h • 19 de abril de 2025

Em dez anos, número de vítimas de violência escolar cresceu 2,5 vezes

Número passou de 3,7 mil, em 2013, para 13,1 mil, em 2023

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:41h • 18 de abril de 2025

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos

Registro é voluntário e gratuito

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:37h • 18 de abril de 2025

Turismo de SP lança roteiros regionalizados na WTM Latin America

Houve o lançamento de roteiros regionalizados de São Paulo: Salto-Itu-Boituva e São Paulo-Boituva

Descrição da imagem

Política • 16:01h • 18 de abril de 2025

Erika Hilton denuncia discriminação ao receber visto com gênero masculino nos EUA

Parlamentar brasileira repudia ação do governo dos EUA que desconsiderou documentos oficiais e desrespeitou sua identidade de gênero, classificada como mulher no Brasil

Descrição da imagem

Variedades • 15:39h • 18 de abril de 2025

Dia do Livro Infantil celebra a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças

Comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil reforça o papel dos livros na formação cognitiva e emocional dos pequenos. Veja como incentivar a leitura desde a infância

Descrição da imagem

Economia • 15:08h • 18 de abril de 2025

Crédito da Desenvolve SP impulsiona inovação e sustentabilidade no agronegócio paulista

Crédito da Desenvolve SP: inovação e sustentabilidade no agronegócio paulista com linhas de crédito acessíveis

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:26h • 18 de abril de 2025

Lei do Streaming: soberania e equilíbrio para o audiovisual brasileiro

Já avançamos em políticas estruturantes para todas as áreas do setor cultural, inclusive o audiovisual, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025