• Caso Felca expõe exploração infantil na internet e acelera ações de prevenção
  • Pesquisadores registram pela primeira vez ação de proteínas-chave no controle celular
  • Energisa lança campanha com mais de 670 prêmios para incentivar pagamentos via Pix
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 20:31h • 12 de agosto de 2025

Mototáxi por aplicativos é tragédia anunciada, diz pesquisador do Ipea

Disseminação de serviços elevará número de mortes, prevê especialista

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

A proibição do serviço tenderia a penalizar os mais pobres, que recorrem à moto por necessidade, e não por escolha.
A proibição do serviço tenderia a penalizar os mais pobres, que recorrem à moto por necessidade, e não por escolha.

A expansão dos serviços de transporte de passageiros por motociclistas de aplicativos é vista como “uma tragédia anunciada” em um cenário já marcado pela alta mortalidade no trânsito. O alerta é do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Erivelton Guedes, doutor em engenharia de transporte e um dos responsáveis por incluir as mortes no trânsito no Atlas da Violência 2025.

“Qualquer regulamentação pode acabar incentivando e dando a falsa impressão de segurança. Vejo com muito pessimismo essa evolução”, afirmou à Agência Brasil.

A declaração integra a quarta reportagem da série Rota Perigosa, que analisa o avanço de corridas por aplicativos como Uber Moto e 99Moto e os riscos envolvidos.

Lançado em 2020, o Uber Moto já foi usado por cerca de 20 milhões de brasileiros – quase 10% da população – em viagens realizadas por 800 mil motociclistas. A 99Moto estreou em 2022 e hoje atua em mais de 3,3 mil cidades, somando 1 bilhão de corridas.

Mortes em alta

O Atlas da Violência 2025, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que, enquanto homicídios caem, as mortes no trânsito crescem desde 2020.

Foram 31.945 vítimas em 2019 e 34.881 em 2023. No mesmo período, as mortes em acidentes com motos saltaram de 11.182 para 13.477, representando, no último ano, uma em cada três mortes no trânsito.

“O passageiro é mais vulnerável que o condutor, porque não controla o veículo e nem sempre sabe como se comportar na garupa”, diz Guedes. Segundo ele, roupas e equipamentos inadequados agravam o risco: “Idealmente, condutor e passageiro deveriam usar botas, calça e jaqueta de couro, além de capacete. Mas o que vemos é gente de sandália, roupa curta e celular na mão.”

Letalidade 17 vezes maior

O presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Antonio Meira Júnior, reforça a gravidade: “A probabilidade de morte em acidente de moto é 17 vezes maior que em um carro.”

Ele destaca que motociclistas e passageiros não têm proteção contra impactos, circulam entre veículos maiores e enfrentam riscos extras, como buracos e detritos na pista. “O resultado são lesões graves, internações prolongadas e sequelas permanentes. Muitas pessoas ficam incapacitadas para o trabalho e dependem de cuidados pelo resto da vida.”

Quando uma queda “simples” vira problema

A assistente social Erika Rogatti, 35 anos, moradora da zona norte do Rio, já usava motos de aplicativo para driblar baldeações e reduzir custos. Em abril, a caminho de um show, sofreu uma queda em baixa velocidade ao parar no sinal. A moto tombou sobre sua perna esquerda, causando fissura no dedão, hematomas e afastamento do trabalho por mais de 20 dias. Quatro meses depois, ela ainda sente dores e inchaço.

Apesar disso, Erika voltou a usar o serviço. “É mais barato e rápido. Não tenho outra opção prática”, afirma.

Falta de alternativas

Para o professor Glaydston Ribeiro, da Coppe/UFRJ, a popularização das motos está ligada à má qualidade do transporte público, especialmente nas periferias. “Com oferta precária e sem integração tarifária, a moto se torna a solução possível para trabalhar, estudar e acessar serviços.”

Segundo ele, proibir os aplicativos penalizaria os mais pobres: “É preciso ampliar as opções de mobilidade, não punir quem já está vulnerável.”

O que dizem as empresas

A Uber afirma priorizar a segurança, com recursos como selfies para verificar a identidade do condutor, alerta de velocidade, exigência de CNH definitiva categoria A e seguro para passageiros e motociclistas.

Já a 99 diz que investe em conscientização, oferece seguro e orientações de segurança para usuários e condutores. A empresa alega que apenas 0,0003% das viagens tiveram acidentes e que sua taxa de sinistros fatais é quatro vezes menor que a média nacional para motos.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 21:15h • 12 de agosto de 2025

Caso Felca expõe exploração infantil na internet e acelera ações de prevenção

ONG ChildFund revela que mais da metade dos adolescentes brasileiros já sofreu violência sexual na internet e lança campanha internacional para prevenção

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:29h • 12 de agosto de 2025

Idosos do interior, participem da nova consulta do Procon-SP disponível até 29 de agosto

Questionário busca ouvir consumidores 60+ sobre descontos indevidos, compras online e uso de aplicativos, visando melhorar políticas públicas e ações educativas

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:34h • 12 de agosto de 2025

Pesquisadores registram pela primeira vez ação de proteínas-chave no controle celular

Pesquisadores registram pela primeira vez em vídeo a atuação de proteínas-chave no controle celular, com potencial para tratar mesotelioma e outras doenças de difícil cura

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:36h • 12 de agosto de 2025

Maracaí oferece transporte gratuito para profissionais participarem da Beauty Fair 2025

Evento em São Paulo é considerado a maior feira de beleza das Américas e reúne novidades e tendências do setor

Descrição da imagem

Variedades • 17:10h • 12 de agosto de 2025

Energisa lança campanha com mais de 670 prêmios para incentivar pagamentos via Pix

Concessionária lança nova campanha com mais de 670 prêmios para incentivar adesão à modalidade entre consumidores

Descrição da imagem

Cidades • 16:48h • 12 de agosto de 2025

Maracaí abre inscrições para curso gratuito de operação de colhedora de cana; vagas são limitadas

Capacitação é voltada a maiores de 18 anos e acontece entre agosto e outubro, com vagas limitadas

Descrição da imagem

Variedades • 16:20h • 12 de agosto de 2025

Chuva de Meteoros Perseidas encanta, mas será desafio para observadores no Brasil

Fenômeno atinge pico entre 12 e 13 de agosto, mas brilho intenso da Lua e posição do radiante dificultam visualização na maior parte do país

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:55h • 12 de agosto de 2025

Tarumã lança “Terça da GaleraIA” com show gratuito de Leandro Meirelles

Primeira edição acontece nesta terça, 12 de agosto, às 20h, na Galeria Municipal Wilson Paitl, unindo música, lazer e incentivo ao comércio local

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?