Cultura e Entretenimento • 15:00h • 13 de março de 2025
Monique Brandão traz sua arte inovadora para Cândido Mota com a exposição ‘Devir-Ave’
Artista plástica apresenta sua obra única com autorretratos e interação com aves, em uma exposição gratuita e aberta ao público na Biblioteca Municipal de Cândido Mota
Da Redação | Com informações da Prefeitura Municipal de Cândido Mota | Foto: Divulgação

A cidade de Cândido Mota recebe a partir do dia 10 de março de 2025 a exposição de arte "Devir-Ave", da talentosa artista plástica Monique Brandão. A mostra acontece na Biblioteca Municipal 'Lucilene Gargel Yera' e segue até o dia 31 de março, com entrada gratuita e aberta ao público.
"Devir-Ave" traz uma imersão no universo particular da artista, com uma fusão de aves e performance em pinturas com técnica mista sobre papel. Monique Brandão cria autorretratos de figuras antropozoomórficas utilizando aves de grande porte como garças e cegonhas. Tem a ilustração científica como sua principal referência. O trabalho é marcado por uma estética única, misturando elementos da natureza com práticas de meditação e Yoga.
O conceito de "Devir-Ave" está presente nas pinturas que retratam aves com características humanas, como o alongamento dos membros e pescoço, criando uma fusão entre o animal e o humano. A artista também explora a interação entre as aves e o Yoga, utilizando posturas específicas (asanas) em suas obras e estabelecendo conexões com o público no ambiente da exposição.
Nascida em Assis, Monique Brandão é formada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina e, desde 2013, vem explorando o tema dos autorretratos, com foco nas aves a partir de 2015. Sua trajetória artística já a levou a participar de exposições coletivas em São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Em 2024 fez sua primeira exposição individual em sua cidade natal e agora ela traz sua arte para Cândido Mota proporcionando uma experiência única aos moradores e visitantes.
A exposição "Devir-Ave" conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e a produção da APAA, com correalização do município de Cândido Mota.
Exposição: “Devir Ave” de Monique Brandão
• Período: 10 a 31 de março de 2025
• Local: Biblioteca Municipal 'Lucilene Gargel Yera', Rua São Paulo, 300, Centro, Cândido Mota
• Horário: Das 08h às 16h
• Entrada: Gratuita
Não perca a chance de vivenciar essa experiência artística única e profunda na Biblioteca Municipal de Cândido Mota!
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor