Responsabilidade Social • 09:00h • 29 de julho de 2024
MJSP promove seminário e lança IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Evento será amanhã, dia 30, e apresentará dados e estratégias de combate ao tráfico de pessoas
Da Redação | Com informações do MJSP | Foto: Divulgação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizará amanhã, terça-feira (30), o seminário nacional "Um Novo Capítulo da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas", no qual será lançado o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Este plano, aprovado por decreto presidencial, guiará as ações do Estado Brasileiro para combater este grave problema. O evento conta com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas (UNODC).
Durante o seminário, que ocorrerá no auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF), e será transmitido online pelo YouTube do MJSP, será apresentado o Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas: Dados 2021 a 2023. Este relatório compila informações de autoridades nacionais sobre o tráfico de pessoas, fornecendo um panorama atualizado sobre o tema.
O evento reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os avanços, desafios e perspectivas na luta contra o tráfico de pessoas. Três painéis temáticos estão programados: "20 anos do Protocolo de Tráfico de Pessoas", "Tendências do Tráfico de Pessoas no Brasil" e "Proteção e Responsabilização: Uma Abordagem Centrada na Vítima".
Para participar presencialmente, haviam 30 vagas disponíveis para o público externo, porém, e as inscrições encerram na sexta (26).
20 anos do Protocolo de Palermo
O seminário e os lançamentos integram as ações de conscientização em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas e ratificado no Brasil pela Lei nº 13.344/2016.
As atividades também celebram os 20 anos da promulgação pelo Brasil da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e do Protocolo de Palermo, que visa prevenir, reprimir e punir o tráfico de pessoas, especialmente de mulheres e crianças, protegendo e assistindo as vítimas com pleno respeito aos seus direitos humanos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social