Responsabilidade Social • 16:18h • 02 de março de 2025
MDHC lança campanha para proteger crianças no Carnaval
Campanha visa estimular a população a denunciar situações que envolvam exploração sexual, trabalho infantil e exposição ao consumo de álcool e drogas
Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Reprodução/MDHC

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo lançou na última quinta-feira (27/2), em Salvador, a campanha de Carnaval 2025 Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes. A campanha visa estimular a população a denunciar situações que envolvam exploração sexual, trabalho infantil e exposição ao consumo de álcool e drogas.
O lançamento na capital baiana ocorreu durante abertura do Plantão Integrado de Proteção dos Direitos Humanos no Carnaval.
“A campanha Pule, Brinque e Cuide trata de a gente fazer a defesa da vida de cada um e de cada uma. É isso que a gente quer para o Carnaval: que a gente possa pular, brincar e cuidar uns dos outros”, disse a ministra
A ministra lembrou que denúncias de violação durante o Carnaval podem ser feitas pelo Disque 100 Direitos Humanos. “O Plantão Integrado é esse lugar de acolhimento”, declarou. “Vamos combater o racismo e a homofobia. Vamos dizer não para a intolerância e a violência contra a mulher. Não vamos deixar que a nossa brincadeira de Carnaval se transforme e seja utilizada por aqueles que não tem a alegria como pulsão de vida”, afirmou.
A ministra afirmou, ainda, que os direitos humanos são a base da democracia. “Pensar em direitos humanos é pensar nos nossos direitos mais prementes que vão de segurança alimentar à educação, saúde e moradia, e ao direito de o nosso corpo não ser violado e, sim, ser respeitado”, afirmou.
Pule, Brinque e Cuide
A campanha Pule, Brinque e Cuide é uma iniciativa da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da qual o MDHC faz parte, e busca reforçar a importância da proteção integral, promover a cultura do respeito e fortalecer os canais de denúncia e fiscalização durante o período festivo.
Entre as ações previstas, estão a prevenção e fiscalização do uso de álcool, tabaco e entorpecentes por menores de idade; a ampliação dos mecanismos de proteção, com a divulgação de canais de denúncia como o Disque 100; e a sensibilização de pais e responsáveis sobre cuidados essenciais durante o carnaval, por meio de camisas, cartazes, folders, leques e adesivos.
Crianças perdidas
Entre as orientações da campanha, estão dicas para identificação de crianças perdidas durante o período de folia. Para minimizar riscos, pessoas de 0 a 17 anos de idade devem ser identificados com pulseiras ou crachás, com o nome e número de telefone do responsável. Outra dica importante é orientar a criança sobre os riscos de falar com estranhos e combinar um ponto de encontro no local da festa para o caso de ela se perder. “Encontrou uma criança perdida? Leve-a imediatamente a um agente de segurança”, diz um dos cards da campanha.
Violência sexual e trabalho infantil
Uma das peças destaca que, com frequência, no Carnaval, os casos de trabalho infantil aumentam, pincipalmente no comércio de álcool. O mesmo vale para as ocorrências de exploração infantil no tráfico de entorpecentes, assim como situações de exploração sexual de meninos e meninas, exposição à violência e acidentes de trânsito.
Outro texto da campanha explica ainda que a violência sexual pode ocorrer por meio de abuso (uso de força física, ameaças ou sedução) ou exploração sexual (troca financeira, de favores ou presentes).
Disque 100
O Disque 100 é um serviço gratuito e acessível para registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos num geral. As denúncias podem ser feitas por diferentes plataformas: além das ligações telefônicas do Disque 100, as vítimas podem entrar em contato pelo WhatsApp e Telegram. Pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem realizar videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outra opção é o atendimento por meio de bate-papo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor