• Fim de semana com céu nublado e clima ameno em Assis: confira a previsão do tempo
  • Dezembro Vermelho: Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites no Centro de Saúde de Quatá
  • PM de São Paulo abre novo concurso para 2,7 mil soldados; saiba como se inscrever
Novidades e destaques Novidades e destaques

Esporte • 16:30h • 11 de setembro de 2024

Ministério do Esporte amplia programa Semear com foco em pessoas com deficiência e igualdade de gênero

O programa tem como objetivo ampliar o acesso para todas as idades e promover o acesso ao público feminino no paradesporto

Ministério do Esporte | Foto: Ronaldo Caldas? Mesp

Os núcleos de atendimento poderão desenvolver modalidades paralímpicas e outras modalidades do paradesporto.
Os núcleos de atendimento poderão desenvolver modalidades paralímpicas e outras modalidades do paradesporto.

O esporte é um instrumento de transformação social em sua plenitude, promovendo o direito à cidadania e a inclusão das pessoas com deficiência. Com base nessa premissa, o Ministério do Esporte (MEsp) lançou na terça-feira (10) a ampliação do programa Semear, que traz novos eixos de atendimento e amplia o público assistido.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com deficiência com dois anos ou mais, representando 8,9% da população nessa faixa etária. No entanto, o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) revela que 75,38% dos municípios brasileiros não oferecem nenhum programa voltado à atividade esportiva para pessoas com deficiência.

O programa Semear do Ministério do Esporte busca mudar essa realidade e democratizar o acesso à prática esportiva para pessoas com deficiência de todas as idades, além de criar ambientes para iniciação no paradesporto. O eixo Semear Paradesporto é destinado a crianças a partir dos seis anos e jovens até 18 anos incompletos. Já o eixo Semear para Toda a Vida também inclui crianças a partir de seis anos, mas foca no atendimento de adultos e idosos.

“Além de ampliar o acesso para as pessoas com deficiência, identificamos um público adulto e idoso que não estava sendo atendido pelos nossos programas de práticas esportivas. Por isso, decidimos democratizar ainda mais esse acesso. Na prática, vamos fomentar a abertura de núcleos do programa em todo o país, para que mais pessoas com deficiência pratiquem esportes e, além de formar atletas, tenham qualidade de vida”, afirma o ministro do Esporte, André Fufuca.

A implantação do programa Semear será feita por meio de parcerias entre a Secretaria Nacional de Paradesporto, Estados, Distrito Federal, municípios e entidades do terceiro setor. A meta do MEsp é implementar, até o final deste ano, pelo menos cinco núcleos do programa em todo o país, cada um atendendo pelo menos 50 beneficiários em atividades esportivas.

Para o secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Araújo, será um trabalho conjunto entre a sociedade e o Estado. “Por meio da criação de núcleos de atendimento gratuitos, o programa promove a prática esportiva e atividades físicas como instrumentos de aprendizagem. O Semear poderá ajudar a identificar talentos no paradesporto, fomentar a prática esportiva em diferentes níveis e apoiar o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência”, destaca Araújo.

O público feminino terá direito a 50% das vagas.

Modalidades esportivas

Os núcleos serão divididos em formação esportiva (incluindo atividades inclusivas, educativas, culturais e lúdicas) e iniciação à excelência esportiva, abrangendo serviços de vivência, fundamentação, aprendizagem paradesportiva e especialização esportiva, conforme a Lei Geral do Esporte (Lei 14.957/2023).

“Vamos incentivar atividades lúdicas, culturais e físico-motoras dentro da prática esportiva. É incluir o esporte e as atividades físicas para as pessoas com deficiência, que são fundamentais para a reabilitação, vivência e o desenvolvimento de aptidões por meio do esporte”, afirma Rodrigo Abreu, coordenador Geral de Planejamento e Monitoramento de Políticas Públicas Paradesportivas do MEsp.

Com o objetivo de oferecer diversas modalidades esportivas ao público-alvo, os núcleos poderão desenvolver modalidades paralímpicas e outras modalidades do paradesporto, como o parasurf e o paraskate.

Mulheres no esporte

Os dados da PNAD mostram que das 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, mais da metade são mulheres, totalizando 10,7 milhões, o que representa 10% da população feminina do país. Para estimular o protagonismo feminino e ampliar a participação das mulheres no paradesporto, no mínimo 50% das vagas nos núcleos do Semear serão destinadas a este público.

“Vamos priorizar a inserção de meninas e mulheres na prática esportiva. Nosso compromisso é garantir que elas tenham as mesmas oportunidades, visibilidade e respeito que merecem, construindo assim um ambiente mais inclusivo e justo para todos”, assegura Fufuca.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 17:06h • 22 de novembro de 2024

Polícia Civil de Tarumã prende morador e apreende adolescente por tráfico de drogas

Em operação conjunta, policiais apreendem substâncias entorpecentes e objetos relacionados a furtos; ação ocorre em resposta a investigações sobre crimes na cidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:02h • 22 de novembro de 2024

Governo de SP apresenta na COP 29 plataforma para impulsionar a restauração de áreas protegidas

Ferramenta reúne mais de 40 mil hectares mapeados em unidades de conservação

Descrição da imagem

Policial • 16:37h • 22 de novembro de 2024

Assis: prisão por tráfico, captura de fugitivo e apreensão de vinhos irregulares marcam ações policiais

A Polícia Civil e Militar realizaram várias ações, com destaque para a prisão de envolvidos em tráfico de drogas, latrocínio tentado e descaminho

Descrição da imagem

Classificados • 16:30h • 22 de novembro de 2024

MinC oferece curso que capacita trabalhadores da cultura a disputar editais

Inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro de 2025

Descrição da imagem

Cidades • 16:08h • 22 de novembro de 2024

Fim de semana com céu nublado e clima ameno em Assis: confira a previsão do tempo

O clima na cidade segue com variação de nuvens e temperaturas agradáveis, ideal para atividades ao ar livre

Descrição da imagem

Cidades • 15:22h • 22 de novembro de 2024

Maracaí promove testes rápidos de HIV e ISTs com a campanha Novembro e Dezembro Vermelho

Ação visa conscientizar a população e incentivar a realização de exames para o diagnóstico precoce das doenças

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:01h • 22 de novembro de 2024

Concursos podem ter 30% das vagas para negros, indígenas e quilombolas

Medida aprovada pela Câmara segue agora para o Senado

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:40h • 22 de novembro de 2024

Yoga ao ar livre no Parque Buracão: conecte-se com o corpo e a natureza

No domingo, 24 de novembro, acontece a edição do mês, com aula gratuita e aberta ao público, para todos os níveis de prática