Saúde • 15:30h • 24 de julho de 2024
Ministério da Saúde prevê formar mais de 370 mil agentes de saúde até 2026
Mais Saúde com Agente e AgPopSUS capacitarão agentes comunitários e educadores populares em saúde
Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Jerônimo Gonzalez
O Ministério da Saúde planeja formar cerca de 370 mil agentes de saúde até 2026, destinando-se tanto a Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate à Endemias (ACEs) quanto a pessoas usuárias do SUS.
A iniciativa faz parte dos programas Mais Saúde com Agente e AgPopSUS, que já contaram com um investimento de R$ 555 milhões desde o início.
O programa Mais Saúde com Agente, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), oferece formação teórica e prática a ACSs e ACEs.
Em 2024, formou 180.311 agentes, com previsão de mais 180 mil vagas para a segunda turma. O curso é híbrido, com 1.275 horas de carga horária e duração de 12 meses.
O programa AgPopSUS, operacionalizado pela Fiocruz, iniciará a preparação dos primeiros agentes de educação popular em saúde ainda este ano. Com 550 turmas em todos os estados, o curso de seis meses contará com 160 horas de formação, abordando temas como controle social e participação no SUS.
A expectativa é formar os primeiros 11 mil agentes em 2025.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social