Saúde • 14:09h • 28 de junho de 2024
Ministério da Saúde lança painel para monitorar poluição atmosférica
Ferramenta visa identificar áreas de maior exposição e impactos na saúde, apoiando políticas públicas
Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Igor Evangelista/MS
O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, lançou o Painel Vigiar: Poluição Atmosférica e Saúde Humana.
A ferramenta identifica áreas com maior exposição ao material particulado fino (MP2,5) e seus impactos na saúde humana, visando apoiar a formulação de políticas públicas e ações de saúde ambiental.
O MP2,5 são partículas finas no ar originadas de veículos, indústrias e incêndios florestais. Devido ao seu tamanho, podem causar doenças respiratórias e cardíacas, afetando principalmente crianças, idosos, gestantes e pessoas com condições de saúde preexistentes.
O painel oferece estimativas dos impactos na saúde em municípios com mais de 10 mil habitantes, destacando mortes evitáveis se as concentrações de poluentes estivessem dentro dos limites da OMS. Também fornece dados sobre concentrações anuais e mensais de material particulado e percentuais de populações expostas.
O lançamento do Painel Vigiar ocorreu durante o evento da Política Nacional de Qualidade do Ar em Brasília, reforçando o compromisso do governo com a transparência e a saúde pública.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social