• AssisPrev realiza audiência pública para apresentação da prestação de contas de 2024 nesta terça
  • Assis sedia seminário sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades nesta quarta-feira
  • Semana em Assis será marcada por variação de temperaturas e pancadas de chuva na terça-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 08:43h • 20 de fevereiro de 2025

Ministério da Justiça e Febraban lançam aliança contra fraude digital

Medida visa atuar na prevenção e na repressão de crimes cibernéticos

Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo o Ministério da Justiça, 36% dos brasileiros foram vítimas de golpes ou tentativas de golpe em fevereiro de 2024.
Segundo o Ministério da Justiça, 36% dos brasileiros foram vítimas de golpes ou tentativas de golpe em fevereiro de 2024.

Com o objetivo de fortalecer a parceria com a Polícia Federal e unificar os canais de denúncia para vítimas de golpes financeiros, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), lançou na terça-feira (18) a Aliança Nacional de Combate a Fraudes Bancárias e Digitais. A iniciativa busca atuar tanto na prevenção quanto na repressão de crimes cibernéticos.

A aliança é fruto de um acordo técnico firmado em agosto do ano passado entre o ministério e a Febraban. Sua criação foi debatida desde setembro de 2024 por um grupo de trabalho sob a coordenação da Secretaria de Direitos Digitais da pasta. Um comitê gestor, composto pelo Ministério da Justiça e pela federação, estabelecerá as diretrizes da iniciativa, enquanto fóruns bimestrais acompanharão a evolução das ações propostas.

A estrutura da aliança inclui três grupos temáticos responsáveis por definir estratégias específicas. O primeiro foca na implementação de boas práticas de prevenção, detecção e resposta, investindo em campanhas de conscientização e aprimoramento dos processos de identificação para abertura de contas digitais.

O segundo grupo se dedica a melhorar critérios e protocolos para compartilhamento e tratamento de dados. Entre suas metas está o aperfeiçoamento da Plataforma Tentáculos, criada pela Febraban e pela Polícia Federal em 2018, que já resultou em 200 operações, 445 mandados de busca e apreensão e 85 prisões.

O terceiro grupo trata do atendimento às vítimas e da capacitação de agentes. Medidas em estudo incluem a centralização dos canais de denúncia e a criação de protocolos específicos para atendimento a crimes cibernéticos nas delegacias.

De acordo com o Ministério da Justiça, 36% dos brasileiros foram vítimas de golpes ou tentativas de golpe em fevereiro de 2024, sendo os idosos o grupo mais vulnerável. Entre os crimes mais frequentes estão a clonagem ou troca de cartões bancários (44%), o golpe da falsa central de cartões (32%) e solicitações de dinheiro via WhatsApp por supostos conhecidos (31%).

Colaboração entre setores

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a importância da cooperação entre os setores público e privado, ressaltando que inteligência e capacitação técnica são essenciais para combater os crimes digitais.

“A resposta mais eficiente à criminalidade que enfrentamos é baseada em inteligência, capacidade técnica e medidas de prevenção, detecção e repressão. A aliança reflete esses objetivos e atende a uma demanda da sociedade por um ambiente digital mais seguro e confiável, onde a impunidade não prevaleça”, afirmou.

Crescimento dos crimes digitais

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, comparou o aumento dos crimes cibernéticos a uma epidemia e enfatizou a necessidade de uma articulação entre diferentes setores da sociedade. Embora coordenada pelo Ministério da Justiça e pela Febraban, a aliança conta com a participação de representantes de setores como tecnologia da informação, telecomunicações e varejo.

“Setores diversos estão representados: bancário, financeiro, pagamentos, tecnologia, telefonia, varejo. O setor público, com seus órgãos reguladores e forças de segurança, também está presente. Essa é uma aliança plural, diversificada e multifacetada, essencial para enfrentar um crime complexo como esse”, destacou.

Além da parceria com a Polícia Federal, Isaac Sidney mencionou iniciativas da Febraban no combate ao crime digital, como um laboratório conjunto de segurança cibernética para bancos. Desde 2020, essa estrutura capacita agentes bancários, aprimora inteligência, realiza simulações e padroniza a contratação de fornecedores.

Em 2023, a Febraban formou um grupo de repressão com 21 instituições de diversos setores, resultando em 2,5 mil prisões em ações conjuntas com o poder público. Na área de prevenção, a federação realiza campanhas de conscientização em períodos estratégicos, como datas comemorativas, quando os golpes tendem a aumentar.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 18:48h • 15 de setembro de 2025

Cannabis medicinal ganha espaço no esporte como aliada na recuperação muscular

Canabidiol (CBD) é permitido pela Agência Mundial Antidopagem e pode auxiliar na regeneração física quando usado com acompanhamento médico

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:30h • 15 de setembro de 2025

Feira do Rock reúne diferentes gerações em Assis e destaca novos talentos musicais

3ª edição do evento apresentou repertório que foi do rock nacional dos anos 80 ao som pesado do Voidred, com espaço também para gastronomia, vinil e carros antigos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:08h • 15 de setembro de 2025

Falta de diversidade genética pode prejudicar estratégia de conservação do mico-leão-preto

Estudo alerta que a perda de variabilidade entre os animais criados em cativeiro ameaça a viabilidade da espécie e indica a necessidade de introduzir novos indivíduos vindos da natureza

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:50h • 15 de setembro de 2025

Expo Cristã: SP lança 2ª edição do Guia Turístico Evangélico

Publicação reúne 41 atrativos de 17 municípios paulistas. Estande da Secretaria também promove eventos religiosos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:10h • 15 de setembro de 2025

Taxa de suicídio entre jovens cresce 6% ao ano no Brasil, alerta ICDS

No Setembro Amarelo, instituto reforça protocolos hospitalares para prevenção, atendimento humanizado e proteção à vida

Descrição da imagem

Educação • 15:37h • 15 de setembro de 2025

Inscrições prorrogadas para 1,3 mil vagas em cursos gratuitos e profissionalizantes no Trampolim

Os cursos ofertados são para as áreas de administração, negócios, idiomas, beleza, gastronomia, moda, eventos, marketing e construção civil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:03h • 15 de setembro de 2025

Palmital abre credenciamento para projetos musicais em 2025

Cadastro cria banco de talentos para futuras contratações em eventos culturais do município

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:49h • 15 de setembro de 2025

23% das crianças e adolescentes dizem ter sofrido violência sexual na internet

Governo do Brasil, em parceria com ONU e fundação norte-rio-grandense, divulga estudo que mapeia avanços e desafios na proteção infantojuvenil no ambiente digital e lança Banco de Boas Práticas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?